Conheça as principais ruas de Buenos Aires
- Florida: uma das principais ruas de Buenos Aires e só para pedestres, tem uma extensão de aproximadamente 1200 metros e ao longo dela é possível encontrar praticamente de tudo. Comércios, casas de câmbio, galerias, bares, restaurantes, bancas de jornal, músicos e vendedores de rua, às vezes alguns artesões, e muita, muita gente. Bem cosmopolita, é um dos lugares favoritos dos visitantes estrangeiros que desejam fazer compras ou simplesmente caminhar.
Descubra qual é a rua mais transitada pelos turistas no centro de Buenos Aires.
- Lavalle: é uma rua só para pedestres e os veículos não podem ingressar nela. Pode-se dizer que juntamente com Florida são as mais movimentadas da cidade e as prediletas dos turistas que visitam Buenos Aires. Antigamente conhecida como a “rua dos cinemas”, hoje em dia Lavalle é um cartão postal com os seus comércios e pedestres caminhando sem parar.
- Avenida 9 de Julio: é conhecida como a avenida mais larga do mundo e atravessa-la a pé pode ser demorado, precisamente por causa da sua largura e do tráfego. Emblemático símbolo de Buenos Aires, em ambos os lados se encontram hotéis, restaurantes, bares, o famoso Teatro Colón, bancas de jornal e comércios. No meio funciona o novo Metrobus, um corredor exclusivo para ônibus feito pelo Governo da cidade com a intenção de melhorar o fluxo do trânsito. O elemento mais importante da Avenida 9 de Julio é o Obelisco, no cruzamento com a Avenida Corrientes.
(Foto: Mike Disharoon)
- Leandro L. Alem / Paseo Colón: vai desde a Plaza San Martín, em Retiro e após dez quadras, ao chegar à Casa Rosada, muda de nome para Paseo Colón. Tem uma grande circulação de carros e ônibus. Chegando a Retiro aparecem o elegante Hotel Sheraton e modernos prédios de escritórios.
- Avenida de Mayo: começa na Plaza de Mayo e tem uma extensão de aproximadamente 1000 metros. No seu caminho encontram-se o Cabildo, o mítico Café Tortoni e várias estações de metrô. Depois de atravessar a Avenida 9 de Julio finaliza no Congresso.
Não deixe de visitar o tradicional Café Tortoni, onde é possível sentir a essência do Tango.
- Avenida Rivadavia: tem seu começo ao lado direito da Casa Rosada, na Plaza de Mayo e possui uma extensão de 40 quilômetros (sim, isso mesmo) convertendo-a na avenida mais longa já existente. Finaliza no bairro de Merlo, na zona suburbana de Buenos Aires. É um símbolo da cidade e atravessa o centro e os tradicionais bairros de Once, Almagro Caballito e Flores entre outros.
- Avenida Corrientes: se Lavalle era conhecida pelos cinemas, a Avenida Corrientes pode ser chamada a “Avenida dos Teatros”. Considerada outra das principais ruas de Buenos Aires, tem seu inicio em Leandro N. Alem, do lado do Luna Park (antigo local de lutas de boxe, depois convertido em sala de espetáculos em geral) e após percorrer mais de cinco quilômetros finaliza no bairro de Chacarita.
- Avenida Santa Fé: é muito transitada e começa no bairro de Retiro, na Plaza San Martín e depois de cinco quilômetros acaba no bairro de Palermo. Diversas boutiques, pontos de metrô, bares e restaurantes (dá para ver que eles não faltam em Buenos Aires), o Shopping Alto Palermo, o Jardim Botânico e o Zoológico são alguns dos destaques da Avenida Santa Fé.
- Avenida Alvear: elegante avenida localizada no sofisticado bairro da Recoleta, oferece ao turista as mais requintadas lojas internacionais de roupa. Nela encontra-se o prestigioso Hotel Alvear e termina na Plaza del Pilar, frente ao Cemitério da Recoleta que contém o famoso túmulo de Evita Perón.
-
Alicia Moreau de Justo: é paralela a Leandro N. Alem e sobre ela se estende um dos lados do Puerto Madero, o jovem e elegante bairro reinventado nos anos 90. Está localizada entre as avenidas Córdoba (no centro) e Juan de Garay (já na altura do bairro de San Telmo). Nela encontra-se a prestigiada Universidade Católica, além de um grande numero de restaurantes, bares e cinemas.