Segurança em Buenos Aires

Como acontece na maioria das cidades do mundo, especialmente na América do Sul, a questão de segurança é um dos itens que deve ser observado com maior atenção por quem viaja por turismo ou negócios . Embora possíveis, os assaltos e arrastões não são muito frequentes em Buenos Aires, sendo o mais comum os velozes furtos acontecidos pela falta de atenção ou excesso de confiança das pessoas (turistas e residentes).

Veja a seguir como viajar com segurança pela cidade de Buenos Aires.

10 Dicas de Segurança em Buenos Aires

  1. Evitar circular pelas ruas da cidade em horários de pouco movimento ou com escassa iluminação. O micro centro portenho muda bastante depois do horário comercial.
  2. Prestar total atenção a bolsas, carteiras, celulares, câmeras e todo objeto que esteja carregando; infelizmente, nas ruas muito transitadas ou tumultuadas podem acontecer rápidos roubos aproveitando um instante de distração.
  3. Nas esquinas, frente aos semáforos, limitar o uso de celulares e câmeras fotográficas. É muito comum a presença de bandidos fingindo serem simples motoqueiros (chamados de moto – chorros) e fugirem velozmente depois de roubar algum pedestre.
  4. Evitar se envolver em manifestações e piquetes (geralmente acontecem em redor da Plaza de Mayo e a Avenida 9 de Julio).
  5. Trocar dinheiro só em lugares autorizados e prestar atenção na hora da saída, tentando agir com naturalidade e sem chamar a atenção. Fazer negócio com os cambistas de rua pode trazer como consequência receber notas falsas.

    Tome cuidado! Leia antes uma detalhada informação sobre as diferentes possibilidades para trocar dinheiro em Buenos Aires.

  6. Levar cartões de crédito só se vão ser usados.

(Foto: aprillynn77)

Segurança em Buenos Aires (Foto: aprillynn77)
     7. Não levar os documentos pessoais originais se não for realmente necessário. Desta forma leve       fotocópia dos mesmos.

     8. No ônibus ou metrô, nas horas mais movimentadas, tomar cuidado com os objetos pessoais. O metrô é, na verdade, o lugar predileto pelos batedores de carteira.

Delegacia do Turista, segurança em Buenos Aires
A Delegacia do Turista encontra-se na Avenida Corrientes, no centro de Buenos Aires

9. Nos hotéis, hostels ou apartamentos de aluguel, na medida do possível, usar cofre de segurança para guardar documentos, dinheiro, cartões de credito e outros objetos de valor.

10.Nos táxis conferir o valor certo da viagem no relógio que deve ser exibido no interior do veiculo. O mais seguro é contratar os serviços dos chamados Rádio Táxis ou pedir um Remise. Nas viagens curtas é recomendável pagar com trocado: existe um golpe entre alguns motoristas de táxi que, aproveitando o desconhecimento de alguns turistas, aproveitam para passar notas de 100 pesos falsas. malandragem tem no mundo todo e Buenos Aires não é a exceção.

 

Preste atenção! Antes de pegar um táxi em Buenos Aires, por favor, leia o seguinte artigo.

 

  • DELEGACIA DO TURISTA:

Comisaría Del Turista

Av. Corrientes 436

Fones: 4346-5748 / 0800-999-5000