Descobrindo a calle Florida, a estrela da cidade

A calle Florida é, sem duvidas, um dos símbolos da cidade de Buenos Aires. Limitada unicamente ao passo de pedestres, este calçadão de aproximadamente um quilometro de extensão é um dos pontos turísticos de Buenos Aires mas apreciados e famosos.

Verdadeiro cartão postal da cidade, as cores, sons e o movimento das pessoas que a transitam, são elementos que ficam gravados permanentemente na memoria do turista. Impossível não dar uma caminhada e visitar alguma das suas lojas, bater fotos, comprar uma lembrança ou simplesmente experimentar um cafezinho. É a predileta dos turistas estrangeiros que visitam Buenos Aires pela primeira vez, e também daqueles que já visitaram a cidade anteriormente.

Tendo seu inicio na Avenida Rivadavia e sua finalização na rua Marcelo T. de Alvear, ao longo de dez quadras encontram-se numerosas galerias e lojas, o que fazem da calle Florida uma rua bem comercial.  O grande fluxo de pedestres é constante durante o dia e só vai diminuindo no final da tarde, quando os escritórios vão fechando; as lojas geralmente permanecem abertas ate mais tarde e os bares e restaurantes podem continuar abertos até a madrugada, principalmente durante os finais de semana.

Booking.com

Não fique perdido no meio da cidade! Leia mais sobre as principais ruas de Buenos Aires.

Dando um passeio

Quando começa o percurso pela calle Florida, a esquina com o prédio de Aerolíneas Argentinas é uma das primeiras em aparecer; ao mesmo tempo músicos, vendedores e artesões dividem a atenção dos pedestres.

Pelo meio da rua sobressaem as clássicas bancas de jornal, muito completas e oferecendo uma grande variedade de jornais e revistas nacionais e importadas. Durante o trajeto vale a pena parar e dar uma conferida no material que oferecem.

(Foto: dandeluca)

Calle Florida (Foto: dandeluca)

Para comer é possível achar bares e locais de comida rápida de conhecidas firmas internacionais. Alguns restaurantes poderão ser achados na calle Florida, porém o numero é bem maior em Lavalle, a outra rua de pedestres.  Se a intenção é descansar um pouco e degustar um cafezinho, as lojas Havanna são uma ótima opção; é só entrar numa delas e acompanhar uma bebida quente junto com o popular alfajor, redonda e recheada guloseima de massa doce.

Não vá embora de Buenos Aires sem antes conhecer os famosos alfajores Havanna.

Onde fazer compras

A maioria dos turistas aproveitam as viagens para fazer compras e para isso a calle Florida oferece muitas opções. Começando com as lojas de lembrancinhas que aparecem a ambos os lados do calçadão, até grandes lojas de eletrodomésticos, se a intenção é comprar oportunidades não vão faltar.

O magazine Falabella, de origem chileno, apresenta nas suas duas lojas vários andares com roupa, perfumes, calçado, eletrodomésticos e até utilidades domésticas. Musimundo possui uma grande variedade de musica e eletrônicos e na Galeria Jardín predomina a informática e todos os seus componentes.  A conhecida loja internacional Zara também marca presença e entrar nela é uma tentação que a maioria das mulheres não pode resistir. Varias lojas de calçado esportivo acrescentam a oferta de compras para o turista que visita Buenos Aires.

(Foto: total13)

Galerias Pacifico, calle Florida (Foto: total13)

Alguns bancos e casas de câmbio também podem ser encontrados na transitada calle Florida, junto com os numerosos cambistas que oferecem cambiar moeda estrangeira aos turistas.

Tome cuidado! Leia antes uma detalhada informação sobre as diferentes possibilidades para trocar dinheiro em Buenos Aires.

Chegando à Avenida Córdoba estão as Galerias Pacifico, um imponente prédio de vários andares que foi reformado no começo dos anos 90 e possui numerosas lojas e uma ampla praça de alimentação no seu interior.

Banca de Jornais, calle Florida, Buenos Aires
Na calle Florida é possível encontrar numerosas bancas de jornal

Após caminhar quase 1200 metros, a calle Florida chega ao seu fim, com vendedores oferecendo roupa de couro (vale a pena conferir qualidade e preço, tem coisas muito interessantes) e a Plaza San Martin aparecendo para dizer que o passeio está acabando. Uma rua que merece ser visitada e transitada, mas nunca esquecida.