Churrasco argentino, o orgulho nacional

Churrasco Argentino, o prato mais tradicional

Se você está viajando para Buenos Aires e gosta de carne não pode deixar de provar o famoso churrasco argentino, uma das especialidades culinárias do país. É importante ressaltar que em espanhol seu nome é “Asado” (os argentinos chamam de churrasco ao bife simples). Sem dúvida um dos pratos mais tradicionais, cada assador tem o seu segredo na hora de assar a carne. Porém, o resultado deve ser sempre o mesmo: uma carne bem suculenta, macia e bem temperada que agrada o olho e principalmente o paladar do comensal.

Num típico churrasco argentino nunca devem faltar os seguintes tipos de carne de boi: asado de tira (costela), vacío (fraldinha), chorizos (linguiça), chinchulines (intestino do boi), molleja e morcilla (morcela).

Diferente do brasileiro, o churrasco argentino incorpora aos tipos de carne já mencionados alguns miúdos de boi que tal vez vá chamar a atenção do turista brasileiro. Esses miúdos são conhecidos na Argentina como achuras.

(Foto: juanpol)

Churrasco argentino (Foto: juanpol)

Pode levar também frango, rins, porco, provoleta (rodela de queijo provolone cortada grossa e assada na grelha, mas sem desmanchar) e pimentões inteiros assados.

Quer saber os nomes dos diferentes tipos de carne em espanhol? Saiba mais.

(Foto: jlastras)

Churrasco argentino 2 (Foto: jlastras)

Diferença entre churrasco argentino e parrillada

A chamada parrillada é uma seleção de diferentes tipos de carne assada na grelha (os garçons às vezes perguntam qual é a preferencia do freguês, outras vezes não) e geralmente traz um pouco de tudo. Antes de pedir uma parrillada, vale a pena consultar que tipo de carne traz e, se for possível fazer alguma mudança desejada, dependendo do gosto do comensal. O prato vem num braseiro ou fogareiro de quatro pés com fogo por baixo para manter tudo bem quente e é colocado no centro da mesa ou num canto.

Aprenda como fazer o famoso “chimichurri”, o tempero inseparável do churrasco argentino.

(Foto: jlastras)

Churrasco argentino (Foto: jlastras)

Duas dicas para evitar confusão numa parrilla (churrascaria):

  • Não confundir o asado com churrasco (novamente, na Argentina chama-se churrasco ao bife simples).
  • Lembrar-se da diferença entre Chorizo (linguiça) e Bife de Chorizo (contrafilé).

Fazendo honras por cada dia ter maior quantidade de turistas brasileiros em Buenos Aires, muitas churrascarias e restaurantes oferecem nos seus cardápios a tradicional picanha (chamada de tapa de Cuadril ou com o nome original em português).

Gostaria de acompanhar seu prato predileto com um bom vinho? Conheça então as características do vinho argentino.

Na hora de acompanhar as deliciosas carnes assadas na grelha, é costume pedir saladas e batatas fritas. O tempero de lei é o chimichurri, mas também pode ser usada a salsa criolla (que na verdade é o Molho Vinagrete ou Molho á Campanha bem conhecido no Brasil).

2 comentários sobre “Churrasco argentino, o orgulho nacional

  1. Daniel

    Olá!

    No Uruguay, prepara-se o Asado ou Churrasco com lenha.
    A Lenha pode ser utilizada para dar uma “presença” aromática na carne.

    Neste caso – aqui no Brasil – quais tipos de madeira poderíamos utilizar em nossas churrasqueiras?

    Obrigado pelas ótimas dicas e orientações!
    Abraços,
    Daniel…

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Como você bem disse fazer o churrasco com lenha no lugar do tradicional carvão faz com que a carne tenha um aroma bem definido e agradável. Na Argentina uma das madeiras mais utilizadas é o quebracho, uma madeira vermelha, dura e que demora bastante em pegar fogo, mas que produz uma brasa que pode durar horas. Outra madeira um pouco mais econômica e também muito utilizada na Argentina e no Uruguai é o espinillo (coronilha, no Brasil), mais mole e fácil de acender, e que quando está bem seca oferece uma brasa bem recomendável para assar um churrasco. Um abraço!

Deixe uma resposta