Dicas antes de viajar para Buenos Aires: as tomadas elétricas

Cada vez que viajamos levamos mais e mais aparelhos elétricos conosco. Desde celulares convencionais, máquinas de barbear e secadores de cabelo até smartphones, câmeras fotográficas, tablets e notebooks. Isso tudo faz parte do nosso dia a dia, inclusive quando estamos de férias.

Mas na hora da chegada ao destino escolhido podemos ter surpresas inesperadas por causa de diferenças na energia e nas tomadas elétricas.

Enquanto no Brasil alguns estados têm uma voltagem de 110 volts / 60hz e outros de 220 / 60hz, a tensão em todo o território da Argentina é de 220 volts… mas com 50hz.

Booking.com

Porém, existe um pequeno detalhe que pode provocar uma grande dor de cabeça: o tipo de tomadas elétricas que são encontradas em Buenos Aires. Em 2011 foi finalmente introduzido o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas: as já conhecidas figuras de três conectores redondos. Só que em Buenos Aires o formato é diferente e aí você talvez precise tomar algumas previdências.

Já imaginou chegar de madrugada no seu hotel com a bateria do celular quase esgotada e se encontrar com uma dessas tomadas tão pouco familiares? Isso pode causar desespero. Ou querer entrar rapidamente no Facebook e descobrir que o plugue do notebook não coincide nem um pouco com a tomada da parede… isso já é motivo como para ter um ataque de nervos!

Tomadas elétricas, sistemas brasileiro e argentino
Tomadas elétricas brasileiras (à esquerda) e o modelo argentino (à direita)

Bom, não se preocupe. Tudo tem solução e nesse artigo vamos mostrar como são as tomadas elétricas em Buenos Aires e o que fazer para evitar problemas na hora de querer conectar os seus valiosos aparelhos elétricos.

Como conectar seus dispositivos corretamente

Os chamados carregadores universais de aparelhos tais como notebooks, câmeras de fotos, tablets e smartphones geralmente funcionam sem dificuldades, já que estão preparados para trabalhar com uma tensão dentre 100 e 240 volts e uma frequência de 50 / 60hz.

O carregador descobre automaticamente qual o tipo de tensão e frequência da rede (no caso de Buenos Aires repetimos que é de 220 volts e 50hz) e seu dispositivo eletrônico estaria pronto para ser utilizado ou carregado. Isso é conhecido como auto switch. Mesmo assim verifique se o seu aparelho tem essa função antes de conectá-loMas a tomada elétrica… é compatível?

Tomadas elétricas, carregador universal

Dependendo do plugue que você for conectar, será necessário um adaptador ou não.

Se estiver transportando vários aparelhos elétricos ou eletrônicos, é recomendável levar desde o Brasil uma dessas famosas tomadas múltiplas. Nela será possível conectar tudo aquilo que for preciso. No mercado brasileiro há modelos para conectar dois, três, quatro ou mais aparelhos: escolha um conforme as suas necessidades.

Saiba Quanto dinheiro levar para Buenos Aires em 2016 – O post definitivo

Contudo, não é recomendável conectar vários dispositivos ao mesmo tempo. Os modelos mais seguros são aqueles que trazem uma tecla para ligar e desligar, além de um fusível em caso de sobre carga, mas tem outros mais simples e baratos que também podem ser utilizados.

Confira o modelo de plugue da tomada múltipla: se ele tiver só dois conectores redondos é bem provável que possa ser introduzido na tomada da parede sem esforço nenhum. A maioria dos cabos trazem este tipo de figura:

Tomadas elétricas, plugue dois conectores

Se tiver três pinos vai ser necessário levar um adaptador para que possa ser compatível com o modelo das tomadas portenhas. Caso você ainda esteja utilizando o modelo antigo de tomadas brasileiras, o melhor seria conseguir em Buenos Aires um adaptador assim:

Tomadas elétricas, multipla

Seria muito mais fácil se o sistema fosse unificado e existisse um modelo padrão para todos os países, mas por enquanto nada disso acontece e devemos resolver a situação com ajuda de diversos adaptadores!

Agora sim, nada de surpresas: já está na hora de conectar todos os seus aparelhos sem estresse!