História de Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires é a capital da Argentina e está localizada na beira do Rio de la Plata. Abrange uma área de aproximadamente 200 km2 e tem uma população superior a três milhões de moradores. O porto de Buenos Aires é o mais importante do país, e por isso os naturais da cidade são chamados de “porteños”.

A primeira fundação aconteceu em 1536 pelo espanhol Pedro de Mendoza, enviado pelo rei Carlos V, e as primeiras comunidades começaram a se formar em redor da atual Plaza de Mayo. Mas foi só depois da segunda fundação (o também espanhol Juan de Garay, em 1580) que a cidade começou a crescer e se desenvolver.  Inicialmente, a cidade foi chamada “Santa María de los Buenos Ayres”.

A Plaza de Mayo deve seu nome à Revolução de Maio de 1810, quando os moradores porteños conseguiram, pela força, expulsar os colonizadores espanhóis e obter, já em 1816, a sua independência.  Na Praça podemos encontrar o Cabildo (a Casa de Governo da época), a Catedral Metropolitana (fundada originalmente em 1622 e logo reformada, só ficou pronta em 1822) e a famosa Casa Rosada (Casa de Governo atual).

Chegou a Buenos Aires e não sabe que lugares visitar? Veja aqui os principais pontos turísticos da cidade que você pode conhecer.

Com o aumento da população, em meados do século XIX apareceram novos meios de transporte. O primeiro deles foi o trem e começou antes de 1860. Já no inicio do século XX, Buenos Aires recebeu um grande número de imigrantes (principalmente da Itália e a Espanha) que foram se dedicando principalmente ao comércio e a construção. Este último detalhe justifica então a importante semelhança entre a arquitetura argentina e a européia.

A cidade

Buenos Aires, considerada uma das maiores cidades do mundo, possui um clima moderado e úmido com uma temperatura media anual de 17°. Está formada por 48 bairros, sendo os mais tradicionais San Telmo, La Boca e Recoleta, e oferece muitas opções em questão de meios de transporte.

Conta com dois aeroportos (Ezeiza e Aeroparque), uma Rodoviária de Ônibus, várias linhas de trem e metrô e milhares de táxis e ônibus (colectivos) espalhados por cada canto da cidade.

Catedral Metropolitana, Buenos Aires
A Catedral Metropolitana, localizada na Plaza de Mato, Buenos Aires

Tem uma intensa atividade comercial e cultural. No chamado micro centro está concentrada a “Wall Street portenha”, o pulmão financeiro de Buenos Aires, com numerosos bancos e casas de câmbio. Abundante na cidade são os concorridos cafés e restaurantes; não é estranho achar em cada esquina da cidade um café e uma banca de jornal.

O comércio na cidade é muito intenso e existem muitas lojas, localizadas principalmente nas transitadíssimas ruas Lavalle e Florida. Em matéria de roupa as opções também são muitas e atraentes: roupas informais, esportivas, de marca e artigos de couro estão entre os itens mais procurados pelos estrangeiros que visitam Buenos Aires.

Culturalmente apresenta um leque de opções muito amplo. Existem diversos museus, teatros e monumentos que merecem ser visitados e que fazem parte da historia da cidade. Conhecida também como a capital do Tango, Buenos Aires possui numerosos locais onde é possível assistir shows da dança típica argentina, e até ter aulas.

Descubra os melhores lugares para assistir shows de Tango em Buenos Aires.

Nas ruas do bairro de San Telmo, por exemplo, é comum achar casais de dançarinos deleitando os turistas com seus precisos movimentos acompanhando o sensual compasso do 2 X 4.

Lazer

É possível achar um grande número de cinemas e teatros em Buenos Aires. Antes da aparição dos Shoppings, a maioria dos cinemas podiam ser encontrados na Rua Lavalle e a Avenida Corrientes.

Calle Corrientes, centro de Buenos Aires
A famosa Calle Corrientes, no centro de Buenos Aires

Nesta última concentravam-se também os mais importantes teatros da cidade, muitos deles ainda em funcionamento e oferecendo diversos espetáculos que o turista pode curtir.

Enfim, o charme de Buenos Aires está por todos os lados esperando ser descoberto por aquele que esteja disposto a conhecer uma das cidades mais famosas do mundo.