Feira de Mataderos
Como toda cidade grande, Buenos Aires tem um ritmo que às vezes acaba tirando boa parte da nossa energia. Muito trânsito, barulho, manifestações e um monte de gente nas ruas. E no meio desse tumulto todo podemos perder a possibilidade de visitar outros lugares que oferecem um panorama totalmente diferente.
O que nem todos os turistas sabem é que a poucos quilômetros do centro portenho existe uma popular feira de artesanato, que mostra as mais relevantes tradições argentinas: a Feira de Mataderos, que funciona no bairro do mesmo nome desde junho de 1986. Sim, você fez a conta certa: em breve vai completar 30 anos de vida.
Bem querida pelos moradores do bairro, mas ao mesmo tempo prestigiada por turistas de outras cidades e países, recebe cada final de semana acima de oito mil visitantes. Um lugar onde você poderá encontrar peças de artesanato, roupas tradicionais, comidas típicas, shows de danças folclóricas e outros exemplos da cultura popular do interior argentino.
Um passeio ideal se você deseja esquecer por algumas horas o comportamento dos portenhos da cidade e conhecer um pouquinho melhor os costumes do homem de campo. Vamos entrar?
A feira por dentro
A Feira de Mataderos possui mais de 500 barraquinhas e está localizada onde antigamente funcionava um matadouro (eis a origem do nome do bairro, Mataderos). Vale a pena avançar pacientemente entre os corredores que separam as barracas e fuçar com atenção porque é possível achar coisas interessantes e por preços que ainda estão dentro da realidade. Não faltam os elementos característicos da vestimenta gaucha e a roupa de couro, tudo bem artesanal.
Em questões de comida, o que espera por nós? Uma praça de alimentação especialmente dedicada para mostrar os pratos mais relevantes da gastronomia das diferentes regiões da República Argentina. O chimarrão, as empanadas, o locro (versão local da feijoada brasileira), tamales (semelhantes às pamonhas, com recheio salgado) e, logicamente, o churrasco argentino têm presença garantida na simpática feirinha de Mataderos.
E nada de andar se preocupando pela ausência de um elemento chave da culinária argentina: o clássico choripan também está presente! Basta procurar por um pouco de fumaça e pronto, o famoso sanduiche está aí esperando por você. Na hora da merenda fazem a sua entrada os típicos pastelitos (pastéis doces) e as tortas fritas para acompanhar um bom mate cozido.
Na parte central da feira há um palco especialmente preparado para as apresentações dos diferentes artistas. Se prepare porque durante o dia todo tem muita música, o que permite apreciar de perto o folclore argentino, o estilo musical mais importante do interior do país vizinho. Deixe o tango de lado e permita-se curtir e até dançar (por que não?) alguma zamba, carnavalito ou qualquer outra dança bem típica dos hermanos.
Dependendo da época do ano, ainda são celebradas as festas típicas de cada província argentina e completam o encontro espetáculos tradicionais com cavalos, onde os gauchos mostram abertamente as suas habilidades. O melhor de tudo? Não se cobra ingresso e os espetáculos são todos gratuitos.
Horários de funcionamento e como chegar
A Feira de Mataderos funciona somente aos domingos. As atividades começam as 11.00h e terminam às 20.00h. Um detalhe para levar em consideração: a feira cancela a suas atividades durante os dias de chuva já que tudo é feito a céu aberto.
Existem várias empresas de ônibus que permitem chegar até a Feira de Mataderos desde diversos pontos da cidade de Buenos Aires. As linhas que podem ser de maior utilidade para o turista brasileiro são as de número 36 e 55 (partindo desde a Plaza Itália), 63 e 80 (desde Belgrano), 92 (Retiro) e 180 (desde o micro centro). A viagem pode demorar uns 50 minutos, dependendo da condição do trânsito. Indo de táxi, são aproximadamente 15 km desde o Obelisco.
A poucos quilômetros do Obelisco de Buenos Aires podemos achar a Feira de Mataderos, um autêntico e gratuito encontro com o melhor das tradições dos gauchos argentinos.
Bom dia!!!
Para compra de faca, qual feira me indicas?
Um abraço!!
Ola.. irei em Buenos Aires em junho e gostaria de conhecer essa feira. Mas só terei um domingo, entao qual escolher? a De San Telmo ou esta?? o que você indica?!
Adorei seu blog, parabéns!
Olá Lilian, tudo bem?
Na verdade, são duas feiras diferentes e cada uma tem os seus próprios atrativos. A de Mataderos está mais focada nas tradições gáuchas argentinas (música, dança, gastronomia, etc.) e a de San Telmo resulta mais indicada para comprar lembranças e enfeites de todo tipo. Para visitar a Feira de Mataderos você vai precisar mais tempo (já que fica mais longe do centro), enquanto a feirinha de San Telmo pode ser percorrida em um par de horas no máximo e está bem perto dos principais pontos turísticos de Buenos Aires.
Um abraço!