Casa Rosada, a Casa de Governo
A partir da primeira fundação da cidade de Buenos Aires, em 1536, o que seria no futuro a Casa Rosada (conhecida também como Casa de Governo), sempre esteve localizada no mesmo lugar: a Plaza de Mayo. Depois da segunda e definitiva fundação da cidade, em 1580, foi construída uma fortaleza que algum tempo depois acabou sendo reformada e convertida num castelo com aspecto medieval; bem diferente do que seria muitos anos mais tarde.
Plaza de Mayo, a praça principal da cidade de Buenos Aires.
Com posterioridade, o prédio sofreu uma nova reforma e depois da Independência de 1816 começou ser utilizada oficialmente pelas autoridades do Governo. O presidente Bernardino Rivadavia, em 1824, foi o primeiro presidente argentino em ocupar a Casa Rosada.
Mais reformas
Mas quando foi pintada com as cores que seu nome leva? Foi depois de 1868, durante a presidência de Domingo Faustino Sarmiento; o então presidente dos argentinos deu a ordem de pintar a Casa de Governo numa cor rosada, o que acabou sendo a característica principal do edifício.
No entanto, a Casa Rosada ia sofrer uma nova e definitiva reforma em 1873, com a intenção de eliminar definitivamente alguns remanentes da época em que era uma fortaleza. No ano 1898 o presidente Julio A. Roca inaugura oficialmente a Casa de Governo, ocupando quase um quarteirão inteiro e tendo no seu interior até quatro níveis e varias galerias nos porões.
A atual Casa Rosada
Localizada na Plaza de Mayo entre as ruas Rivadavia, Balcarce, Hipólito Yrigoyen e Paseo Colón, a Casa Rosada é considerada Museu Histórico Nacional desde o decreto assinado em 1938.
O imponente frente, as suas famosas sacadas onde Evita Perón falava frente ás multidões (o que foi retratado até no cinema) e a sua característica cor rosa, fazem dela um dos pontos turísticos de Buenos Aires que nenhum visitante quer deixar de conhecer.
A “Casa Rosada” é realmente um lugar incrível… Agradeço por fazer esses registros e me fazer lembrar de bons momentos.
Agradecemos também por sua visita e seja sempre bem-vindo ao blog Brasileiros por Buenos Aires.