Plaza de Mayo

Plaza de Mayo, a antiga Praça Maior

Depois da segunda fundação da cidade de Buenos Aires (11 de junho de 1580 pelo espanhol Juan de Garay), foram definidos os quarteirões que iriam constituir a base da cidade de Buenos Aires. No quarteirão central dessa área encontrava-se a chamada Praça Maior, a atual Plaza de Mayo.

Foi cenário da histórica Revolução de Maio quando o 25 de maio de 1810, os porteños decidem expulsar os colonizadores espanhóis e começar a luta pela sua independência. Está rodeada pelas três construções principais que na época eram precisas para fundar uma cidade: a Catedral Metropolitana, o Cabildo e a Casa de Governo (Casa Rosada na atualidade).

Comprou um pacote turístico e pensa ficar em Buenos Aires só por alguns dias? Não sabe que lugares visitar? Veja como conhecer Buenos Aires em três dias.

Na atualidade a Plaza de Mayo está delimitada pelas ruas Rivadavia, Hipólito Yrigoyen, Bolívar e Balcarce e dela saem duas diagonais: Roque Saenz Peña (Diagonal Norte) e Julio Argentino Roca (Diagonal Sur). As duas Diagonais comunicam a praça com a Avenida 9 de Julio, sendo que a Diagonal Norte termina no Obelisco.

Caminhando pela praça

Pela sua estratégica localização, é difícil viajar a Buenos Aires pela primeira vez e não atravessar a Plaza de Mayo pelo menos uma vez, já que fica muito próxima dos principais pontos turísticos da cidade: o moderno bairro de Puerto Madero, o Micro Centro porteño, a transitada e famosa Florida e outros.

(Foto: ikesken)

Plaza de Mayo (Foto: ikesken)

Muito movimentada, caracteriza-se pelo intenso fluxo de trânsito e os milhares de pedestres que circulam todos os dias, além dos numerosos turistas que a frequentam. Dentro dela pode ser vista a Pirâmide de Maio, monumento que representa a já mencionada Revolução de Maio.

Nos últimos anos a praça virou o cenário escolhido pelos diferentes movimentos políticos e sindicais para realizar manifestações.

O edifício da AFIP (a Receita Federal da Argentina) encontra-se também frente a Plaza de Mayo; ao lado, surge lateralmente a Rua Defensa e ingressando nela, caminhando umas poucas quadras chega-se ao colonial e pitoresco bairro de San Telmo. A Avenida de Mayo nasce ao lado do Cabildo e continua até o Congresso Nacional; no caminho é possível achar o tradicional Café Tortoni.

Quer conhecer em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Descubra a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

(Foto: blmurch)

Plaza de Mayo, Buenos Aires (Foto: blmurch)

O célebre e prestigiado Colégio Nacional de Buenos Aires, que soube ser o símbolo da educação da cidade em outros tempos está localizado perto da Plaza de Mayo, na Rua Bolívar. Também podem ser encontrados do outro lado da praça os prédios da Logia Maçônica, o Ministério da Fazenda, o Banco de la Nación e o Serviço de Inteligência do Estado (SIDE).


Exibir mapa ampliado

Deixe uma resposta