Havanna, os famosos alfajores

Quem transita pelas ruas ou Shoppings de Buenos Aires não pode evitar passar pela frente de alguma das numerosas lojas Havanna espalhadas pela cidade. Localizadas estrategicamente em diferentes lugares, são uma tentação para todo aquele que circule por perto. Sentado numa mesa ou em pé no balcão, dar uma parada numa loja Havanna para degustar um cafezinho expresso e se deleitar com alguma das guloseimas oferecidas é um dever na lista do turista brasileiro em Buenos Aires.

Mas vamos pelo começo, quem é Havanna?

Saiba que lugares visitar para fazer compras em Buenos Aires.

Booking.com
(Foto: longhorndave)
Havanna (Foto: longhorndave)

 

É uma fabrica de alfajores surgida antes de 1950 na cidade de Mar del Plata (distante uns 400 quilômetros de Buenos Aires). Durante muitos anos a empresa só fabricava seus produtos nessa cidade, mas os alfajores foram sendo reconhecidos no país inteiro depois de um certo tempo.

De fato, antigamente voltar de férias de Mar del Plata era sinônimo de trazer varias dúzias de alfajores Havanna (para consumo próprio, mas também para satisfazer os desejos dos parentes, amigos e vizinhos). Só alguns anos depois a fabrica abriu suas lojas em Buenos Aires e a partir do ano 2000 começou inaugurar cafés oferecendo os seus tradicionais produtos doces.

 Os alfajores, costume argentino

Já sabemos quem é a Havanna, mas o que são os alfajores? Do mesmo jeito que as empanadas, o alfajor tem seus origens nos países árabes, mas só chegaram à Argentina a meados do século XIX trazido pelos espanhóis. De forma redonda, são feitos por duas camadas de massa doce, ou duas bolachas, recheadas no meio com diferentes tipos de doces (o tradicional é com doce de leite) ou geleias frutais e finalmente cobertos com chocolate (escuro ou branco).

Existem no mercado numerosas marcas e tipos de alfajores e cada região da Republica Argentina tem a sua própria versão. É a típica guloseima das crianças porteñas na escola, para dar de presente ou simplesmente para saborear acompanhado de um café bem quente.

Então, quando é hora de fazer uma parada durante um passeio pelas ruas de Buenos Aires, nada melhor que entrar numa loja Havanna, escolher uma mesa confortável e pedir sem medo qualquer um dos produtos oferecidos. Os alfajores podem ser comprados nos locais próprios da empresa, em alguns supermercados e no Free Shop.

Não fique perdido no meio da cidade! Leia mais sobre as principais ruas de Buenos Aires.

Está voltando ao Brasil e ainda não fez aquelas compras desejadas? Veja onde fazer as compras de última hora.

No Brasil é possível compra-los a traves da internet ou nas próprias lojas da marca em diversos centros comerciais de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Para maior informação acesse www.havanna.com.br.