San Telmo, o bairro mais antigo de Buenos Aires
O bairro de San Telmo formou-se depois da segunda fundação de Buenos Aires, em 1580. Originalmente chamava-se “Altos de San Pedro” e levou esse nome durante mais de dois séculos; deve seu nome atual á igreja jesuíta “San Pedro Telmo”, fundada em 1806.
A Rua Defensa (chamada San Martín de Tours na época) foi a principal via de acesso desde o começo e comunicava o porto com a cidade sendo a Plaza Dorrego a praça principal. O bairro foi crescendo rapidamente o que o converteu num dos pontos mais importantes de Buenos Aires da época.
Porém, no ano 1871 foi ferozmente atacado pela febre amarela e muitas pessoas morreram. Eram numerosas as casas de aluguel onde famílias inteiras (na maioria imigrantes) moravam num quarto só e com escassas condições de higiene (chamados de “Conventillos”), o que ajudou na propagação da doença. Com o tempo essa pratica de aluguel foi regulamentada, limitando o numero permitido de inquilinos.
(Foto: christine592)
Onde fica
San Telmo está atualmente localizado entre as ruas Bernardo de Irigoyen, Paseo Colón, Hipólito Yrigoyen e o Parque Lezama ocupando uma área de pouco mais de um quilometro quadrado. Continua mantendo o mesmo estilo de construção original, com casas velhas, calçadas estreitas e ruas de pedra. Bairro colonial como poucos é um dos mais tradicionais e antigos de Buenos Aires.
Na ultima década do século XX sofreu um processo de renovação e começou atrair a atenção de moradores e turistas; com a aparição de novos bares e restaurantes, mas mantendo sempre a essência colonial característica, virou um dos pontos turísticos mais conhecidos de Buenos Aires.
Como desde antigamente, Defensa continua sendo a rua mais popular e transitada de San Telmo. Geralmente durante os finais de semana, numerosos camelôs são montados oferecendo aos turistas uma grande variedade de lembranças e enfeites. Alem dos populares bares e restaurantes (que continuam mantendo aquele antigo visual de séculos atrás) é possível encontrar interessantes lojas de objetos antigos.
Chegando a Plaza Dorrego, no coração de San Telmo, é comum achar músicos e dançarinos interpretando e dançando animadamente o Tango para o deleite do turista. Outros destaques do bairro são o Parque Lezama, o Museu Histórico Nacional e a Igreja de Santo Domingo. Sem duvida nenhuma, um dos lugares para o turista brasileiro em Buenos Aires visitar e apreciar.
Postado por Marc Ouellet, 21/03/2011
Utilizado com a permissão do autor
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.