Conhecendo o moderno Puerto Madero

Puerto Madero foi construído no começo do século XX e originalmente estava constituído por quatro grandes docas e mais de uma dúzia de armazéns de vários andares, com espaço suficiente para depositar as mercadorias movimentadas através do porto. Deve seu nome ao dono do projeto original, o engenheiro Eduardo Madero.

Mas pouco tempo depois, não conseguiu dar conta do crescente volume do movimento comercial marítimo e a aparição de novos e mais modernos terminais portuários foi deixando-o num segundo lugar. Durante alguns anos foi conhecido como um popular e concorrido balneário.

Já nos anos 70 as instalações de Puerto Madero estavam praticamente abandonadas. Mas em pouco tempo ia sofrer uma mudança radical até virar um dos atuais pontos turísticos de Buenos Aires.

Booking.com

 Um novo bairro

Após muitos anos abandonado foi inteligentemente reformado e convertido num moderno e elegante bairro. A partir de 1989 começa a reestruturação do porto com a construção de novos edifícios, uma faculdade, e um importante numero de restaurantes.

Está em Buenos Aires e hoje à noite vai jantar fora? Ou está a fim de tomar aquele cafezinho? Primeiro conheça 10 características dos bares e restaurantes de Buenos Aires.

Os antigos armazéns, de chamativos tijolos também foram reformados, mas mantendo sempre o padrão original. Seu bem iluminado calçadão frente ao canal está enfeitado com os reciclados guindastes originais.

Puerto Madero, o bairro mais moderno de Buenos Aires

Localizado na chamada Darsena Norte, Puerto Madero ocupa uma área de aproximadamente dois quilômetros quadrados e se espalha a ambos os lados do canal. No setor oeste, a través da Avenida Alicia Moreau de Justo encontram-se os modernizados armazéns convertidos em escritórios, bares e restaurantes, a prestigiada Universidade Católica e alguns cinemas.

Já nos setor leste, ergue-se a parte mais nova e moderna: no espaço situado entre a beira do canal e a chamada Reserva Ecológica aparecem elegantes e requintados prédios residenciais, escritórios comerciais e bares. Entre os privilegiados moradores da região encontram-se, entre outros, políticos e empresários bem sucedidos e o acesso entre os dois lados do canal é efetuado através de diversas pontes localizadas estrategicamente. A segurança de Puerto Madero depende da Prefectura Naval (a Capitania dos Portos).

Atenção! Evite problemas que possam estragar as suas férias. Confira as nossas 10 Dicas de Segurança em Buenos Aires.

Puerto Madero é outro dos interessantes locais que a cidade de Buenos Aires oferece e que os turistas não devem deixar de visitar.

Postado por Marc Ouellet, 20/02/2011

Utilizado com a permissão do autor