San Telmo, o bairro mais antigo de Buenos Aires

O bairro de San Telmo formou-se depois da segunda fundação de Buenos Aires, em 1580. Originalmente chamava-se “Altos de San Pedro” e levou esse nome durante mais de dois séculos; deve seu nome atual á igreja jesuíta “San Pedro Telmo”, fundada em 1806.

A Rua Defensa (chamada San Martín de Tours na época) foi a principal via de acesso desde o começo e comunicava o porto com a cidade sendo a Plaza Dorrego a praça principal. O bairro foi crescendo rapidamente o que o converteu num dos pontos mais importantes de Buenos Aires da época.

Calle Defensa, Bairro de San Telmo, Buenos Aires

Booking.com

Porém, no ano 1871 foi ferozmente atacado pela febre amarela e muitas pessoas morreram. Eram numerosas as casas de aluguel onde famílias inteiras (na maioria imigrantes) moravam num quarto só e com escassas condições de higiene (chamados de “Conventillos”), o que ajudou na propagação da doença. Com o tempo essa pratica de aluguel foi regulamentada, limitando o numero permitido de inquilinos.

(Foto: christine592)

San Telmo (Foto: christine592)

Onde fica

San Telmo está atualmente localizado entre as ruas Bernardo de Irigoyen, Paseo Colón, Hipólito Yrigoyen e o Parque Lezama ocupando uma área de pouco mais de um quilometro quadrado. Continua mantendo o mesmo estilo de construção original, com casas velhas, calçadas estreitas e ruas de pedra. Bairro colonial como poucos é um dos mais tradicionais e antigos de Buenos Aires.

Atenção! Evite problemas que possam estragar as suas férias. Confira as nossas 10 Dicas de Segurança em Buenos Aires.

Na ultima década do século XX sofreu um processo de renovação e começou atrair a atenção de moradores e turistas; com a aparição de novos bares e restaurantes, mas mantendo sempre a essência colonial característica, virou um dos pontos turísticos mais conhecidos de Buenos Aires.

Como desde antigamente, Defensa continua sendo a rua mais popular e transitada de San Telmo. Geralmente durante os finais de semana, numerosos camelôs são montados oferecendo aos turistas uma grande variedade de lembranças e enfeites. Alem dos populares bares e restaurantes (que continuam mantendo aquele antigo visual de séculos atrás) é possível encontrar interessantes lojas de objetos antigos.

Tome cuidado! Leia antes uma detalhada informação sobre as diferentes possibilidades para trocar dinheiro em Buenos Aires.

Chegando a Plaza Dorrego, no coração de San Telmo, é comum achar músicos e dançarinos interpretando e dançando animadamente o Tango para o deleite do turista. Outros destaques do bairro são o Parque Lezama, o Museu Histórico Nacional e a Igreja de Santo Domingo. Sem duvida nenhuma, um dos lugares para o turista brasileiro em Buenos Aires visitar e apreciar.

Postado por Marc Ouellet, 21/03/2011

Utilizado com a permissão do autor