Os primeiros Ônibus
Buenos Aires conta com diversos meios de transporte para se trasladar pela cidade. O mais popular e utilizado é o ônibus (na verdade são chamados de colectivos) e a maioria das numerosas linhas circulantes oferecem serviços quase o dia todo. Uma boa dica de turismo para quem visita Buenos Aires é conhecer um pouco as diferentes opções de transporte que a cidade oferece.
Segundo a história, as primeiras versões do que depois iria ser chamado de ônibus começaram a circular no final de 1920. No começo os primeiros modelos eram bem pequenos e a capacidade era só para uns poucos passageiros. Porém, a aparição pode ser considerada finalmente uma evolução natural do simpático bondinho que circulava pelas já transitadas ruas da cidade de Buenos Aires.
Conheça com detalhes a história da cidade de Buenos Aires.
Mudanças e Evoluções
Logicamente, com o passar do tempo os ônibus foram sofrendo transformações e aquelas pequenas unidades acabaram sendo substituídas por modelos mais novos, espaçosos e seguros.
(Foto: Barcex)
As mudanças também atingiram os motoristas, convertendo o seu trabalho numa tarefa menos estressante; até meados dos anos 90 o motorista tinha o pouco saudável serviço de dirigir, cortar o bilhete, cobrar e entregar o troco a cada passageiro. Os problemas e discussões entre os motoristas e passageiros eram muito frequentes.
Preste atenção! Antes de pegar um táxi em Buenos Aires, por favor, leia o seguinte artigo.
Então, uma série de mudanças foram introduzidas com o objeto de melhorar a qualidade do serviço; uma delas foi a aparição das máquinas expedidoras de bilhetes, funcionando exclusivamente com moedas. O câmbio de marchas automático na maioria dos ônibus foi outra das novidades que apareceram. Por lei, todas as unidades devem ter um sistema para facilitar o acesso a cadeirantes e idosos e os maiores de 65 anos não pagam passagem.
10 características dos Ônibus de Buenos Aires
- Hoje em dia funcionam perto de 150 diferentes linhas na cidade de Buenos Aires.
- A frequência dos serviços diminui durante a noite e os feriados.
- Os pontos de ônibus estão sinalizados com placas com o número e geralmente mostram o trajeto de cada linha.
- É abordado pela porta dianteira.
- O valor da passagem depende da distância percorrida pelo passageiro.
- A passagem mais cara equivale a aproximadamente 1 Real Brasileiro.
- A mesma pode ser paga em moedas ou com o cartão SUBE.
- A emissão do cartão SUBE, porém, é limitada por enquanto aos residentes de Buenos Aires.
- Antes de descer, o passageiro deve apertar uma campainha avisando ao motorista.
- O descenso é feito pela/s porta/s traseira/s.
Metrobus
É um novo sistema de circulação de transporte público efetuado pelas quatro pistas centrais da Avenida 9 de Julio.
Foi inaugurado pelo Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires no segundo semestre de 2013 com o objetivo de agilizar o congestionado trânsito da região. Onze linhas de ônibus transitam pelo corredor de três quilômetros e dezessete pontos.
Não fique perdido no meio da cidade! Leia mais sobre as principais ruas de Buenos Aires.
Ola,estou para ir a Buenos Aires,gostaria de fotografar os onibus de lá,tanto urbanos quanto rodiviários,gostaria de saber se é possivel fazer isso sem problemas,se ha algum tipo de lei que proiba praticas assim,nao só com onibus,mas quanto ao fato de fazer fotografias nas ruas e proximo da Rodoviária de lá,pois em Santiago nao tive problemas e até pagaram pelas fotos,e em Montevidéo tambem nao tive problemas,agradeco a resposta
Oi Ricardo, tudo bem? Não, que eu saiba não existe nenhum tipo de problemas para bater fotos dentro ou fora dos ônibus. Só é necessário tomar os cuidados normais que uma cidade grande exige em questões de segurança. Mas pode ficar fotografando à vontade, sim. Um abraço!