Aeroparque Jorge Newbery: o fim dos voos internacionais
E finalmente o dia chegou. Desde ontem, 1 de abril de 2019, o Aeroparque Jorge Newbery não terá mais voos internacionais. Como já tinha sido informado vários meses atrás, a partir de agora o aeroporto portenho só irá atender voos domésticos. A única exceção, por enquanto, serão aqueles serviços entre Buenos Aires e o Uruguai. Acabaram os bons tempos? Pode ser…
A mudança já foi implementada junto com as reformas que estão sendo realizadas no Aeroporto de Ezeiza. Então, todos os voos desde o Brasil irão pousar apenas no Aeroporto Internacional de Ezeiza. O motivo seria, inicialmente, a necessidade de descomprimir o terminal de Aeroparque, planejado originariamente apenas para voos dentro do país.
Notícias talvez não muito boas para o público brasileiro, que de agora em diante deverá abrir mão da proximidade do Aeroparque com o centro da cidade. Além de Aerolíneas Argentinas, as duas empresas brasileiras que operavam desde o Aeroparque continuarão trabalhando somente desde Ezeiza. A Azul, que oferece voos diretos entre Buenos Aires e outras cidades brasileiras, receberá as duas concorrentes: Gol e Latam.
Os tempos mudam
Após quase 20 anos, os voos internacionais e os chamados regionais deixaram de operar no Aeroparque Jorge Newbery. Para muitos uma pena, com certeza. Porém, nos últimos dois anos parte do movimento internacional já havia sido transferido gradativamente para Ezeiza, o aeroporto internacional.
O motivo foi bastante simples. Mesmo sendo tão prático para a maioria dos turistas, tinha uma importante desvantagem: resultou pequeno frente ao enorme movimento recebido. Por incrível que pareça o Aeroparque Jorge Newbery possuía um tráfego de passageiros maior que o Aeroporto de Ezeiza.
Conheça as diversas opções de traslados que existem desde o Aeroporto de Ezeiza
A disposição do Ministério de Transporte afetará aos passageiros brasileiros que antigamente utilizavam o Aeroparque apenas para fazer conexão? E com a nova medida, quem desejar viajar desde o Brasil até Bariloche, por exemplo, deverá trocar de aeroporto? Pelo jeito não, já que Aerolíneas Argentinas promete ter mais voos domésticos saindo também de Ezeiza. Desse jeito, a conexão se faz só no Aeroporto de Ezeiza. Contudo, resulta importante confirmar esse detalhe na hora de programar a sua viagem.
Ao mesmo tempo, quem costumava viajar diretamente desde SP para Buenos Aires deverá dizer adeus ao Aeroparque. Agora, é só através de Ezeiza.
Se pensarmos na importante reforma que o Aeroporto Ministro Pistarini está sofrendo, a mudança poderia não ser tão ruim assim. Quando estiver terminado o novo aeroporto promete ser muito mais ágil e dinâmico que o atual. Mas tudo acaba na hora em que devemos nos trasladar até o local de hospedagem escolhido. A distância desde Ezeiza até o Obelisco é de aproximadamente 40 km. Uma diferença enorme com os escassos 7 km que separam o centro do Aeroparque.
O Ministério de Transporte argentino está avaliando a possibilidade de abrir 6 frequências diárias no Aeroporto de El Palomar (atualmente utilizado para voos low cost domésticos) para ser utilizados em voos regionais (Chile, Paraguai, Brasil )..Bolivia e Perú são origens consideradas Red Level..então precisam uma fiscalização maior e devem continuar arribando em Ezeiza…durante a temporada de verão já operaram voos charter até / de Florianópolis, saindo do El Palomar.