Bagagem de mão vs. Bagagem despachada [novos controles nos aeroportos]

Bagagem de mão vs. Bagagem despachada [novos controles nos aeroportos]

Desde ontem, 10 de abril de 2019, as principais empresas aéreas que trabalham no Brasil ficaram mais exigentes. Qual o motivo? O tamanho da bagagem de mão, um assunto que às vezes provoca certos transtornos. Na verdade, e olhando as informações oferecidas pela ABEAR, não há mudanças significativas. Vai existir sim um controle mais rigoroso antes do embarque para garantir que as disposições atuais sejam cumpridas. Apenas isso, que na verdade já é bastante. Caso contrário, os seus pertences vão virar bagagem despachada e aí tudo muda.

Até o final do mês de abril, as novas medidas estarão funcionando nos 15 principais aeroportos do Brasil. Esse período vai ser “educativo” para os passageiros tomarem um conhecimento formal da nova resolução. Já a partir de maio quem desrespeitar as dimensões e peso da bagagem de mão será obrigado a despachá-la e pagar a taxa correspondente.

Em cada aeroporto será utilizada uma caixa com as medidas permitidas onde a bagagem de mão será introduzida e verificada. Se não passar a prova a mala será considerada “bagagem despachada” e o passageiro deverá ter que pagar por isso.

Quais as medidas exigidas? 55 cm de altura x 35 de largura x 25 de profundidade. E o peso? Até 10 kg. Ou seja, nada novo. Porém, o assunto pode causar preocupação e mais ainda quando a gente está viajando. Vamos aproveitar então para fazer uma análise da situação e saber diferenciar entre bagagem de mão e bagagem despachada.

Bagagem de mão

A implementação das novas regras de bagagem trouxe uma transformação nos hábitos de muitos passageiros. O simples fato de poder comprar uma passagem de avião mais barata possibilitou levar a sua bagagem dentro da cabine. Bagagem despachada só apenas para quem levava muita coisa. Só que em numerosas oportunidades eram muitos os prejudicados. Comigo já aconteceu várias vezes e a minha mochila, que leva meu prezado equipamento fotográfico, geralmente acaba no chão.

Mesmo pagando uma passagem com bagagem despachada, a minha bagagem de mão (a mochila), nem sempre tem espaço suficiente no compartimento superior. Por quê? Para dar preferência a aqueles colegas de viagem que escolhem pagar menos e levam junto a sua bagagem. Sim, uma questão meio polêmica.

Bagagem de mão, bagagem despachada, Azul 2

Via de regra, as companhias aéreas consideram bagagem de mão os seguintes objetos: bolsa, pasta, mochila pequena, notebook ou tablet. Além disso, existem três fatores que determinam o que pode ir na cabine ou não: tamanho, peso e conteúdo. Tudo aquilo que estiver fora dos padrões será considerado bagagem despachada e, logicamente, cobrado por fora.

  • Dimensões: 55 cm x 35 cm x 25 cm.
  • Peso: 10 kg.
  • O que está proibido: objetos cortantes, líquidos, armas de qualquer tipo e aerossóis.

Lembrando que a bagagem de mão inclui apenas uma peça por pessoa. Então, uma senhora que leva uma mala dentro das medidas e peso permitidos não pode levar também a sua bolsa? Pode sim, mas provavelmente seja gentilmente orientada pelo pessoal de bordo a levá-la no chão.

Bagagem despachada

Aqui as coisas são bem mais simples e podemos levar a maioria dos nossos pertences sem inconvenientes. O peso máximo da mala é de até 23 kg: a partir daí é cobrado sobrepeso. Mas… atenção, que aqui faz um tempinho que também houve mudanças.

Confira o que você pode levar na sua mala

Antigamente o sobrepeso era calculado por quilo excedente e o passageiro pagava apenas por aqueles quilinhos a mais. Agora não: é cobrada mais uma peça de até 23 kg, seja qual for o peso acima dos limites. Grande diferença.

Pensa viajar a Buenos Aires e quer curtir um verdadeiro show de tango, com jantar, bebidas livres e traslado ida e volta incluídos? Então não perca mais tempo… a sua solução acabou de chegar!!!

Como saber se a minha passagem inclui a bagagem ou não?

Eis uma pergunta que recebemos com muitíssima frequência aqui no blog. Atualmente quem quiser comprar uma passagem de avião tem duas opções: com bagagem despachada (mais cara) ou com bagagem de mão (mais barata). Cada empresa tem na interface do seu site as diversas alternativas na hora da compra. No caso da Gol e da Azul, está bem clarinho e as tarifas podem ser identificadas pelo interessado sem maiores problemas.

Bagagem de mão, bagagem despachada, Azul 1

No site da Latam também podemos achar os preços sem a bagagem despachada. Se for preciso, a mesma poderá ser adicionada no seguinte passo antes de fechar a compra.

Bagagem de mão, bagagem despachada, Latam

No caso da Aerolíneas Argentinas na tarifa Base a empresa oferece os valores das passagens só com bagagem de mão. Cabe ao passageiro acrescentar o serviço para obter o preço final do bilhete. Já a partir da tarifa Plus a bagagem despachada de até 23 kg está incluída.

Bagagem de mão, bagagem despachada, Aerolíneas Argentinas

O que acontece se você comprou uma passagem (ou um dos trechos) sem bagagem despachada e depois decidiu despachar uma mala? Será que pode? Claro que sim, mas muito cuidado com os valores! Se a taxa for paga ainda na hora da compra pelo site é um preço. Mas no aeroporto, no dia da viagem, pode custar até o dobro dependendo da empresa escolhida!

Viagem com vários trechos: quantas vezes devo pagar pela bagagem despachada?

Outra dúvida muito frequente: devo pagar pela bagagem por cada trecho ou uma vez só? A resposta é simples: você paga por cada trecho. É necessário prestar atenção porque cada trecho pode ser comprado com ou sem bagagem despachada (ida e volta). O trecho (ida ou volta) inclui escalas e conexões, ou seja desde o início da viagem até o destino final.

Bagagem de mão, bagagem despachada

Então, não é questão de se apavorar! Basta conhecer as diferenças entre bagagem de mão e bagagem despachada e saber quais as medidas máximas e o peso da bagagem que pode ser levada na cabine. Caso seja necessário pagar pela franquia, a dica é fazer isso na hora da compra e não deixar para o último… os custos são sempre maiores!

Deixe uma resposta