Comidas e sobremesas típicas da Argentina (nada de churrasco nem batatas fritas)
Algum tempo atrás, encontramos uma amiga que havia retornado de Buenos Aires e estava decepcionada com a comida: “é tudo a mesma coisa, e todos os pratos vêm acompanhados de batatas fritas”. Depois de ter ouvido isso, ficamos pensando no assunto e até sentimos um pouco de culpa… não será que estamos falando demais do churrasco argentino?
Apesar do que alguns supõem, a gastronomia argentina é bastante variada e apresenta muitos pratos que valem a pena provar. Acontece que nem todos eles são tão conhecidos para os turistas brasileiros e, na maioria das vezes, quem visita Buenos Aires acaba não saindo dos mais tradicionais ou manjados.
Já no post Descubra as 9 comidas típicas argentinas mencionamos as escolhas mais pedidas na capital portenha. Agora, para fugir um pouco do convencional, completamos uma lista com outras comidas e sobremesas típicas da Argentina, para você incorporar no seu cardápio e assim poder desfrutar da culinária do país vizinho.
São pratos bastante simples, sem nada de complicações, e que podem ser encontrados em qualquer restaurante portenho (especialmente nos mais populares).
Diga então adeus ao churrasco e ao bife de chorizo, pelo menos por enquanto. Bom apetite!
10 comidas e sobremesas típicas da Argentina
Choripan
Pode fazer parte do famoso asado ou não. Há centenas de barracas vendendo Choripan na cidade, e se você conseguir se esquecer da preocupação do colesterol durante alguns instantes, vai comprovar por que o infame sanduíche de linguiça é uma tentação tão difícil de resistir para a maioria dos mortais. E não abra mão do chimichurri, o outro vilão!
Tortilla de Papas
De origem espanhola, mas rapidamente adotada como própria pelos argentinos. A tortilla de papas é uma saborosa mistura frita de batatas, cebolas e ovo mexido, que também pode ter adicionados pimentão e chorizo colorado (linguiça vermelha).
Pascualina
Ideal para aqueles que desejam uma refeição mais light e rápida. Trata-se na verdade de um pastelão feito no forno e recheado com acelga, ovos cozidos e outros temperos. Uma dica: experimente a pascualina de La Americana.
Milanesa de Pollo
Não é tão popular quanto a Milanesa à Napolitana, mas é uma escolha mais saudável para quem prefere deixar de lado as carnes vermelhas. E a milanesa de pollo (frango à milanesa) não precisa ser acompanhada exclusivamente de batatas fritas, não… existem outras guarnições!
Matambre
O matambre é uma espécie de rocambole de carne: enrolado, recheado e bem temperado (conhecido na região sul do Brasil). Pode ser servido quente ou frio. Entrada de lei na ceia das festas de Natal e Réveillon, sempre combinada com uma boa salada de maionese.
Picada
A melhor desculpa para se reunir com os amigos e desfrutar de um aperitivo, uma cerveja bem gelada ou a bebida de sua preferência. Quais os ingredientes de uma respeitável picada? Uma grande quantidade de frios, queijos, salgadinhos, tira-gostos… e tudo o que sua imaginação e dieta possam permitir!
Flan com Dulce de Leche
A sobremesa omnipresente que nunca falha. O povo argentino gosta de doce, e apesar de ter uma variedade de possibilidades, quando se trata de pedir uma sobremesa o simpático flan com dulce de leche é uma opção segura.
Panquecas
Geralmente recheadas com doce de leite, mas também podem ser feitas a partir de maçã (e com um toque de rum, para dar um ar de sofisticação).
Queso y Dulce
Uma das sobremesas argentinas mais simples, econômicas e que ainda perdura ao longo do tempo. Equivalente ao Romeu e Julieta brasileiro, inclui Dulce de Batata (marrom glacé) ou Dulce de Membrillo (doce parecido com a goiabada).
(Foto: Jesus Dehesa)
Alfajores
Havanna, Cachafaz, Jorgito, Terrabusi … qual é a melhor marca? E ainda, cada estado argentino tem seu próprio alfajor: chocolate, doce de leite, maisena, geleia de frutas, etc.
Mesmo sem ser uma sobremesa, é um dos favoritos do povo portenho. A escolha de um bom alfajor não é fácil, mas o resultado é sempre positivo.
Não esqueçam do dulce de batata com chocolate, super tradicional e simplesmente delicioso.
Qualquer bairro tem lojas que vendem exclusivamente todo tipo de queijos, frios e afins de grande variedade e a preços populares. Para mim sao verdadeiros paraisos gastronomicos. Adoro!. Esqueceram da pizza com faina. Exclusivo da argentina, aunque a faina seja originaria do oriente. Delicioso, barato e super nutritivo!.Dos doces, esqueceram da torta Pasqualina. Massa sublime recheia com doce de membrillo.
Bom dia, Claudio… muito obrigado pela dica! É verdade, a pizza com fainá é um clássico da gastronomia portenha e faltou na lista. Só um detalhe… você está falando da Pasqualina (pastelão recheado com acelga ou, em alguns casos, espinafre) ou da Pasta Frola (espécie de bolo com dulce de membrillo, que tem certa semelhança com a goiabada)? Um abraço!
Oi sou confeitaria é meu chefe quer um alfajor que ele comeu na Argentina só que eu fiz mas ele quer com a mesma cobertura que não era chocolate ele não soube me explicar direito se alguém souber qual é esta cobertura pode me explicar por favor obrigada pela atenção
Oi Cássia! Além do tradicional chocolate, os alfajores argentinos podem ter coberturas de chocolate branco e ainda doce de leite com uma finíssima camada de açúcar por cima. Abraço!
aquele branco que parece acucar é merengue
Os argentinos no geral (pelos pratos que vi) comem menos que os brasileiros (arroz, feijão em abundância), um brasieliro que é acostumado a comer bem no Brasil não fica com fome com esta refeições?
Oi Josias, boa observação! Na verdade os portenhos não tem o costume dos buffets e sim dos restaurantes “a la carte” e aí pode parecer que um único prato não é suficiente. Mas tem um detalhe: é bem comum pedir uma entrada antes do prato principal e por último a sobremesa. Desse jeito a refeição acaba sendo mais abundante. Um abraço!
Olá, estou fazendo um trabalho sobre a culinária da Argentina. Preciso saber qual a comida mais tipica, o restaurante mais sofisticado, se tem alguma festa a respeito de comida. O ALfajor é da Argentina ?
Boa tarde Stefany, tudo bom? Na minha opinião, a comida típica argentina é o churrasco, além do locro e as empanadas. O restaurante mais sofisticado pode ser El Bistró del Fin del Mundo (Hotel Faena) ou Tomo I (Hotel Panamericano). Sem ser exatamente uma festa gastronômica, a Fiesta Nacional de la Vendimia é um dos eventos mais significativos e se realiza todos os anos na cidade de Mendoza. Mas voltando ao assunto, nos últimos anos se está realizando a Feria Masticar, um original encontro gastronômico em Buenos Aires feito por cozinheiros e com pratos de todas as regiões do país.
Por último, o alfajor não é realmente argentino: a história indica que teve as suas origens na Arabia, depois passou para Espanha e finalmente desembarcou na Argentina no século 19. Um abraço e boa sorte com o seu trabalho!
Oláá
Gostaria de saber se existe algum lugar estilo Mercadão de SÃo Paulo, para eu comprar queijos, azeitonas, azeite… Obrigada 🙂
Ah, e sobre essa “Picada”, tem algum lugar para me indicar para comer?
Olá Juliana,
Lugares no estilo do Mercadão de SP já são difíceis de achar em Buenos Aires. Antigamente existiam o Mercado Spinetto ou o Mercado del Abasto, mas com o passar do tempo viraram shoppings. Os lugares mais recomendáveis para comprar queijos, azeitonas, azeites e frios podem ser as lojas Valenti (estão em Belgrano ou no shopping Pátio Bullrich), a Feira Orgânica de San Telmo (Perú 677) ou ainda dar uma passadinha pelo Mercado de San Telmo, na rua Defensa.
Existem muitos bares e restaurantes para degustar uma boa picada em Buenos Aires que valem a pena conhecer. Alguns deles, e dependendo da sua localização, podem ser Lo de Jesús (Gurruchaga 1406, Palermo Soho), Sans (Serrano 1595, também em Palermo Soho), La Casa del Queso (Corrientes 3587, perto do Shopping del Abasto), ou o Café Margot (Boedo 857), no bairro de Boedo. Um abraço!