9 Comidas típicas argentinas

Quando viajamos para outros destinos longe de casa, uma das primeiras coisas que podem causar certa preocupação é com relação às comidas. Cada país, cada cidade e cada cultura possuem diferentes opções e costumes gastronômicas, que podem obviamente se diferenciar das nossas tradições culinárias.

Desse jeito, dentre as nossas habituais dicas de turismo em Buenos Aires não podemos deixar de apresentar uma detalhada listagem com as 9 comidas típicas argentinas que com certeza você poderá encontrar e apreciar na sua visita na capital argentina.

  • Milanesas: o prato mais pedido em qualquer restaurante de Buenos Aires. Feita geralmente de coxão mole ou patinho, pode ser servida simples ou “a la Napolitana” (versão portenha do Bife à Parmegiana). O acompanhamento que nunca falta são as batatas fritas, mas também podem vir junto com puré de batatas. Um clássico da gastronomia portenha.

(Foto kimberlykv)

Booking.com

Comidas típicas argentinas (Foto: kimberlykv)

  • Massas: a escolha certa de todos os domingos ao meio dia. Produto da influência dos imigrantes italianos que chegaram à Buenos Aires no final do século 19, as pastas (como são chamadas na Argentina) estão presentes no cardápio de todos os restaurantes e lares da cidade. Com uma ampla variedade de massas e molhos, é sem duvida uma das comidas típicas argentinas mais apreciadas e consumidas.

(Foto: nestor galina)

Comidas típicas argentinas nestor galina

  • Pizza: também por causa da imigração italiana, a pizza se converteu com o tempo numa parte fundamental da cultura gastronômica local. Impossível planejar uma saída informal sem incluir uma visita, mesmo que seja breve, por qualquer uma das centenas de pizzarias de Buenos Aires. No micro centro, a famosa Calle Corrientes tem o recorde de casas de pizza e com certeza opções não vão faltar.

(Foto: papajuan74)

Pizza, comidas típicas argentinas (Foto: papajuan74)

  • Empanadas: desta vez, a culpa foi da colonização espanhola que trouxe junto a receita das antigas empanadas (que provavelmente conheceram sua origem nos distantes países árabes). Muito parecidas com os pastéis brasileiros, as empanadas podem ser fritas ou assadas no forno e com diferentes e tentadores recheios (carne, queijo e presunto, queijo e cebola, frango, espinafre, milho com molho branco, etc.). Parceira da pizza a qualquer instante ou então em casa junto com a família e amigos.

(Foto: Stella Dauer)

Empanadas, comidas típicas argentinas (Foto: Stella Dauer)

  • Dulce de leche: onde o tradicional Dulce de leche (doce de leite em português) se originou é sempre motivo de disputa no Río de la Plata: enquanto os argentinos provam e comprovam o seu descobrimento, os uruguaios também reclamam a sua autoria. Seja como for, o Dulce de leche é um produto bem característico entre os portenhos com um sabor e consistência irresistíveis e de reconhecida qualidade. Consulte por passeios e atividades em Buenos Aires com os melhores preços do mercado.
  • Medialunas: as padarias e confeitarias de Buenos Aires oferecem uma variedade de salgados e doces que podem deixar qualquer um com água na boca. Mas provavelmente sejam as medialunas (bem semelhantes aos croissants conhecidos no Brasil) o seu principal destaque. Doces, salgadas ou até recheadas, acompanham o tradicional café da manha portenho: um café com leite com duas ou três medialunas é uma pedida de lei. Mas também estão presentes em qualquer rodada de mate (chimarrão) na casa de todas as famílias.

(Foto: longhorndave)

Medialunas, comidas típicas argentinas (Foto: longhorndave)

  • Sanduíches de miga: outra tentação das padarias, os Sandwiches de Miga são feitos somente com o miolo do pão de forma, sem as bordas, e cortado em finas fatias. Podem ser simples (presunto e queijo, os mais populares) ou triplos: maiores e com recheios mais sofisticados. Nenhuma festa é festa em Buenos Aires se não houver sanduíches de miga. No Brasil é possível achá-los em diferentes lojas especializadas de São Paulo e Rio de Janeiro.

(Foto: Andres Moreira)

Sandúiches de miga, comidas típicas argentinas (Foto: Andres Moreira)

  • Bife de Chorizo: Buenos Aires é conhecida por muitos motivos, e com certeza a qualidade da sua carne (e principalmente a sua fama) pode ser um deles. Com um sabor e maciez difícil de confundir e discutir, o Bife de Chorizo é aquele prato típico que todos os turistas já ouviram falar e gostariam de degustar. Só é bem importante pedir ao garçom a carne no ponto desejado: se não é bem provável que o bife possa chegar mal passado na mesa (o que nem sempre é do gosto de todos os comensais). E sim, as tradicionais batatas fritas sempre acompanham!

(Foto: Roberto Berlim)

Bife de Chorizo, comidas típicas argentinas (Foto: Roberto Berlim)

  • Churrasco: Você pensou que tínhamos esquecido o famoso churrasco argentino? Nem pensar! Só o deixamos para o final porque dele já temos falado bastante neste blog. Quem não for vegetariano, não pode voltar para o Brasil sem ter experimentado o tradicional asado em qualquer uma das numerosas churrascarias que a cidade de Buenos Aires possui.

Tire as suas dúvidas, conheça agora os 10 segredos do churrasco argentino.

Churrasco, comidas típicas argentinas