La Americana, a rainha das empanadas

No artigo Empanadas, uma tentação irresistível, foi apresentado o popular prato regional argentino e suas características principais. Mas onde é possível achar as empanadas mais famosas da cidade portenha? Para quem viaja para Buenos Aires pela primeira vez, a resposta é bem simples: em La Americana

Está localizada na Avenida Callao esquina com Bartolomé Mitre, bem perto do Congreso Nacional, numa área altamente transitada. Foi fundada no ano 1935 e originalmente a elaboração limitava-se só a empanadas; anos depois a pizza foi adicionada como complemento do prato forte da casa (o que na verdade é outro costume bem portenho: pizza e empanadas ao mesmo tempo).

As empanadas de La Americana são muito prestigiadas pelo seu grande público, formando parte sem dúvida da cultura gastronômica popular de Buenos Aires. As mesmas são oferecidas num ambiente simples, sem muito requinte, mas mantendo sempre o mesmo padrão de qualidade.

Booking.com
La Americana, Buenos Aires
La Americana, famosa pelas tradicionais empanadas

O comensal pode escolher entre um amplo salão para curtir confortavelmente sentado as especialidades da casa ou ficar de pé no concorrido balcão se estiver com pressa.  O atendimento caracteriza-se por ser bem rápido; quando o garçom chega com as bebidas solicitadas com certeza já traz as empanadas que acabam de sair do forno.

Se você gosta de pizza lhe oferecemos uma lista com as cinco pizzarias mais populares da Calle Corrientes.

Um lugar simples e tradicional

As empanadas são de bom tamanho, com uma massa inconfundível e com vários recheios disponíveis, mas também 39 tipos diferentes de pizza são oferecidos o tempo todo. Outra alternativa são os variados pastelões recheados de frango, atum, espinafre ou queijo e presunto.

Para quem gosta de doces o cardápio inclui as clássicas sobremesas portenhas, como por exemplo, morangos com creme, romeu e julieta (sim, na Argentina também tem e é chamado de Queso y Dulce), pudim de leite caseiro, tortas variadas, pastéis doces, etc. Como destaque encontram-se as abóboras em calda (Zapallo em almíbar), uma sobremesa tal vez desconhecida para muitos turistas brasileiros, mas que vale a pena experimentar.

La Americana, a rainha das empanadas, Buenos Aires
La Americana, a rainha das empanadas

Em seus dois endereços, Callao 83, esquina Bartolomé Mitre ou Corrientes 1383, quase esquina com a Rua Paraguay, tradição, simplicidade e qualidade são as características principais de La Americana. 

 


Exibir mapa ampliado