Metrô de Buenos Aires
Além do ônibus, outro meio de transporte muito utilizado em Buenos Aires é o metrô (em espanhol subte, abreviatura de subterrâneo). Seis diferentes linhas comunicam diversos pontos da cidade através de mais de 80 estações, transportando acima de um milhão e meio de passageiros por dia. Cada uma percorre um trajeto que varia entre cinco e doze quilômetros de extensão e o horário de funcionamento começa às cinco horas da manhã até aproximadamente às dez e meia da noite (dependendo da linha).
(Foto: Thomas Locke Hobbs)

Construído com capitais de origem inglês, o metrô de Buenos Aires foi inaugurado em 1913 com a Linha A comunicando a Plaza de Mayo com a Plaza Once. Durante o transcurso do século XX novas linhas foram se acrescentando até hoje, com permanentes planos de ampliação. A meados dos anos 90 o serviço foi privatizado, mas mesmo assim o Governo da Cidade de Buenos Aires continua sendo o principal responsável pelo seu funcionamento e constante evolução.
(Foto: Gobierno)
Os antigos vagões da linha A, fabricados na Bélgica, foram substituídos por modelos mais modernos no ano 2013 e algumas das estações dessa linha sofreram reformas; neste ano o serviço está completando 100 anos de funcionamento.
Viajando por toda a cidade
Originalmente, para atravessar as catracas de acesso às estações do metrô de Buenos Aires era preciso inserir moedas. Depois foram a vez das fichas metálicas que eram compradas nas já inauguradas bilheterias; na atualidade é suficiente comprar um bilhete para uma ou mais viagens.
(Foto: Gabriel Gama)
O valor da passagem pode ser pago em dinheiro (notas ou moedas) ou com o cartão SUBE. É possível fazer diferentes combinações pagando uma passagem só e boa parte das estações tem um serviço de Internet sem fio (Wi-Fi) grátis.
As linhas de metrô em detalhe
As diferentes linhas de metrô, com as suas estações de início e finalização:
- Linha A: Plaza de Mayo – San Pedrito, no bairro de Flores. Circula pelas Avenidas de Mayo e Rivadavia.
- Linha B: Leandro N. Alem (perto do Luna Park) – De Los Incas (no bairro de Villa Ortúzar). Percorre a totalidade da Avenida Corrientes.
- Linha C: Retiro – Constitución. Faz a maior parte do trajeto pela Avenida 9 de Julio.
- Linha D: Catedral – Congreso de Tucumán (no elegante bairro de Belgrano). Sai da Plaza de Mayo e transita as Avenidas Santa Fé e Cabildo.
- Linha E: Bolívar – Plaza de los Virreyes (Flores). Começa também na Plaza de Mayo e continua pelas Avenidas San Juan, Directorio e Eva Perón.
- Linha H: Once – Hospitales (Parque Patricios). Segue seu caminho pela Avenida Jujuy.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.