7 razões para visitar Buenos Aires
Nos últimos anos, e por diferentes motivos, viajar ao exterior deixou de ser para o povo brasileiro um luxo exclusivo das pessoas mais ricas. Atualmente, o cidadão de classe média (em todas as versões) tem ao seu dispor a possibilidade de organizar e concretizar aquelas viagens desejadas sem fazer muito esforço.
Com uma conexão de internet, um cartão de crédito e um pouco de tempo para escolher as opções mais convenientes, planejar umas férias com a família ou uma viagem de negócios não é mais uma tarefa difícil de atingir.
Buenos Aires é um dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros. Mas por que escolhê-lo? Veja a seguir 7 razões para visitar Buenos Aires.
1. Proximidade
Sendo um país vizinho, é uma questão importante na hora de programar as férias. Dependendo do ponto de partida desde o Brasil, você pode viajar de avião, ônibus ou até mesmo no próprio carro (embora o trânsito caótico de Buenos Aires não seja uma das opções mais atraentes).
2. O câmbio
Nos últimos anos, a diferença cambial tem se mostrado favorável para os turistas brasileiros. A eterna novela do câmbio na Argentina, com todas as suas mudanças, proibições, contradições e depreciações, acrescenta um toque colorido e é um motivo relevante para visitar a capital portenha.
(Foto: v1ctor Casale)
Existem várias maneiras de trocar dinheiro em Buenos Aires, algumas vantajosas e outras nem tanto. Mas no final das contas (e de fazer as contas) uns dias de folga na terra dos hermanos pode custar o mesmo ou até menos do que uma viagem dentro do Brasil.
3. Promoções de pacotes turísticos
As promoções de hotéis, passagens aéreas e passeios são realmente numerosas e não param de crescer. Seja para três, quatro, sete ou mais dias, as ofertas para viajar a Buenos Aires são muito tentadoras e se encaixam em todos os orçamentos. Aproveite as suas milhas aéreas para viajar mais barato!!!
(Foto: Leandro returns)
4. Buenos Aires tem coisas que algumas cidades do Brasil não têm
O que achar na capital argentina? O estilo pseudo-europeu da sua arquitetura, o famosíssimo tango, uma variada proposta cultural com museus e teatros, o tradicional churrasco e o vinho tinto, por exemplo. E os portenhos, essa espécie tão particular encontrada apenas em Buenos Aires.
Apesar da rivalidade entre os dois países (especialmente no futebol, e nos últimos tempos também por causa da política do Mercosul), os brasileiros são sempre bem-vindos. E não vale muito a pena se preocupar com o atendimento indiferente tão característico: sempre falamos que é simplesmente parte da idiossincrasia local. Isso acontece com os turistas de qualquer nacionalidade ou até entre os próprios conterrâneos!
(Foto: jlastras)
5. Língua
Embora o Brasil seja um dos poucos países da América do Sul que não fala espanhol (junto com o Suriname, Guiana e Guiana Francesa), a diferença entre as duas línguas não é tão terrível assim e dá para entender.
Dentre os destinos favoritos dos turistas brasileiros, apenas em Santiago do Chile e Buenos Aires fala-se espanhol. E para aqueles que não falam inglês, francês ou italiano (a língua dos outros pontos turísticos mais procurados), o castelhano ou portunhol podem ser uma opção salvadora.
6. Não é preciso ter o passaporte
Para viajar à Argentina, só é necessário levar o documento de identidade (RG). O passaporte é opcional e não é necessário visto. O turista brasileiro pode permanecer no território argentino por um máximo de 90 dias, que podem ser renovados por mais noventa. No total, é possível ficar no país vizinho por um máximo de até seis meses.
7. Você pode viajar em qualquer época do ano
Sem ter praias por perto (San Clemente del Tuyú, a mais próxima, encontra-se a 300 km), Buenos Aires é uma cidade que pode ser visitada o ano todo, durante as quatro estações.
(Foto: David Berkowitz)
Logicamente, há períodos mais convenientes para viajar: o inverno é frio e úmido. E o verão é muito quente, sem ter onde se esconder do calor. Os meses mais recomendados são abril e maio e entre setembro e novembro.