Os 4 melhores mirantes de Buenos Aires
O que você acha de ter uma visão diferente de Buenos Aires? No final das contas o charme característico de uma cidade pode ser apreciado desde diferentes ângulos, não é mesmo? Então… por que não sair um pouco dos padrões tradicionais e tentar curtir a beleza da capital do tango desde as alturas? Sim, são vários os mirantes de Buenos Aires disponíveis e cada um deles oferece uma vista bem particular.
Numa época onde toda pessoa que viaja costuma ir fotografando a cada passo, então a possibilidade de retratar Buenos Aires desde outro ponto de vista é uma chance que ninguém pode deixar escapar! Algumas das opções são grátis e outras não, mas em todos os casos as propostas são 100% válidas.
É isso aí, gente… hora de ir carregando as câmeras e os celulares porque o negócio é tirar muita foto!
1 – Torre Monumental
Durante décadas foi conhecida como a Torre dos Ingleses. O modelo estava inspirado, embora com notórias diferenças, no mítico Big Bem de Londres. Foi inaugurada em 1916, tem oito andares e uma altura de 60 metros. Em 1982, logo depois da guerra das Ilhas Malvinas, veio a mudança de nome: Torre Monumental.
Localizada no bairro de Retiro, na Plaza Fuerza Aérea Argentina (antigamente conhecida como Plaza Británica), a torre oferece uma vista panorâmica muito interessante. Nas proximidades encontram-se a Estação de Trem de Retiro, o Hotel Sheraton, a Plaza San Martín e o Edifício Kavanagh. Sim, esse mesmo que durante muito tempo foi considerado o mais alto de Buenos Aires.
As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta a partir das 10.30 da manhã. A última subida até o mirante da torre acontece às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 9.30h às 18h (última subida). Basta chegar dentro desses horários e fazer a fila. O valor do ingresso é de 100 pesos.
Avenida del Libertador, entre San Martín e Maipú.
2 – Hotel Panamericano
De todos os mirantes de Buenos Aires, provavelmente o luxuoso Hotel Panamericano seja o mais atraente. Quem não gostaria de ver, e fotografar, a Avenida 9 de Julio desde o alto do prestigiado hotel? Nada menos que desde o andar 23 e muito próximo do Obelisco! Sem dúvidas um programa de privilégio que ninguém gostaria de perder.
Infelizmente as visitas são bastante limitadas e devem ser agendadas com antecedência. Costumam ser feitas somente a cada duas semanas e com um número determinado de visitantes: 18. Como ser um desses felizardos para poder contemplar a imponente beleza da avenida mais larga do mundo desde as alturas?
O Governo da Cidade de Buenos Aires organiza regularmente visitas guiadas aos mirantes mais destacados da capital portenha. A inscrição pode ser feita online em poucos minutos e as visitas são totalmente gratuitas.
Carlos Pellegrini 551, entre as ruas Lavalle e Tucumán.
3 – Galeria Güemes
A Galeria Güemes, onde também funciona o belíssimo show de Piazzolla Tango, também conta com um dos mais populares mirantes de Buenos Aires. Encravada no início da icônica rua Florida, a galeria foi construída em 1913 seguindo os padrões do estilo Art-Nouveau. Tem duas entradas: por Florida e também por San Martín, a rua paralela.
Já na entrada basta olhar para cima para poder apreciar a atraente cúpula da galeria. Uma verdadeira obra de arte que foi recondicionada em 2008. Mas quem realmente rouba todas as atenções está ainda mais alto: o mirante. No topo da cúpula, desde uma altura de 87 metros, o mirante brinda uma espetacular vista em 360° da cidade.
Do mesmo jeito que com o Hotel Panamericano, para visitar o mirante da Galeria Güemes é preciso se inscrever previamente. De novo, os grupos são reduzidos (20 pessoas como máximo), porém a entrada é de graça.
Florida 165, entre Juan Domingo Perón e Bartolomé Mitre.
4 – Palácio Barolo
Finalmente, a proposta do Palácio Barolo também não fica nem um pouco para atrás. Além da impressionante vista desde o Faro, as visitas guiadas permitem conhecer a cativante história do palácio. Uma interessantíssima combinação de diversos estilos arquitetônicos, literatura, maçonaria e outros elementos que brindam ao Barolo uma áurea de mistério e curiosidade em proporções iguais. Sua construção foi baseada na Divina Comédia, do Dante Alighieri e foi inaugurado em 1923.16
Chegar até o topo do Palácio Barolo (conhecido como Céu, segundo a particular história do edifício) não é nada simples. Os últimos seis andares são feitos por escada; uma escada que vai ficando cada vez mais estreita simbolizando o sacrifício que deve ser feito na vida para alcançar um lugar no céu. Ufa, o esforço é grande… mas o resultado bem vale a pena! Embora a vista mais famosa seja a do já mencionado Faro, também é possível obter uma visão bem atraente desde os terraços e sacadas inferiores.
Avenida de Mayo 1370, entre San José e Santiago del Estero.
Muito obrigada!
Disponha, Christine…!!!
Olá Patricio!
Tem como ir de trem de Córdoba até La Plata? Ou de Córdoba até Rosário?
Oi Christine, tudo bem? Não, não tem serviços de trem entre Córdoba e La Plata, somente em ônibus e a viagem dura ao redor de 13 horas. Entre Córdoba e Rosário, sim: é o mesmo percurso que sai desde Buenos Aires e o trajeto entre Rosário e Córdoba leva entre 13 e 14 horas. Abraço!