Os 4 melhores mirantes de Buenos Aires
O que você acha de ter uma visão diferente de Buenos Aires? No final das contas o charme característico de uma cidade pode ser apreciado desde diferentes ângulos, não é mesmo? Então… por que não sair um pouco dos padrões tradicionais e tentar curtir a beleza da capital do tango desde as alturas? Sim, são vários os mirantes de Buenos Aires disponíveis e cada um deles oferece uma vista bem particular.
Numa época onde toda pessoa que viaja costuma ir fotografando a cada passo, então a possibilidade de retratar Buenos Aires desde outro ponto de vista é uma chance que ninguém pode deixar escapar! Algumas das opções são grátis e outras não, mas em todos os casos as propostas são 100% válidas.
É isso aí, gente… hora de ir carregando as câmeras e os celulares porque o negócio é tirar muita foto!
1 – Torre Monumental
Durante décadas foi conhecida como a Torre dos Ingleses. O modelo estava inspirado, embora com notórias diferenças, no mítico Big Bem de Londres. Foi inaugurada em 1916, tem oito andares e uma altura de 60 metros. Em 1982, logo depois da guerra das Ilhas Malvinas, veio a mudança de nome: Torre Monumental.
Localizada no bairro de Retiro, na Plaza Fuerza Aérea Argentina (antigamente conhecida como Plaza Británica), a torre oferece uma vista panorâmica muito interessante. Nas proximidades encontram-se a Estação de Trem de Retiro, o Hotel Sheraton, a Plaza San Martín e o Edifício Kavanagh. Sim, esse mesmo que durante muito tempo foi considerado o mais alto de Buenos Aires.
As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta a partir das 10.30 da manhã. A última subida até o mirante da torre acontece às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 9.30h às 18h (última subida). Basta chegar dentro desses horários e fazer a fila. O valor do ingresso é de 100 pesos.
Avenida del Libertador, entre San Martín e Maipú.
2 – Hotel Panamericano
De todos os mirantes de Buenos Aires, provavelmente o luxuoso Hotel Panamericano seja o mais atraente. Quem não gostaria de ver, e fotografar, a Avenida 9 de Julio desde o alto do prestigiado hotel? Nada menos que desde o andar 23 e muito próximo do Obelisco! Sem dúvidas um programa de privilégio que ninguém gostaria de perder.
Infelizmente as visitas são bastante limitadas e devem ser agendadas com antecedência. Costumam ser feitas somente a cada duas semanas e com um número determinado de visitantes: 18. Como ser um desses felizardos para poder contemplar a imponente beleza da avenida mais larga do mundo desde as alturas?
O Governo da Cidade de Buenos Aires organiza regularmente visitas guiadas aos mirantes mais destacados da capital portenha. A inscrição pode ser feita online em poucos minutos e as visitas são totalmente gratuitas.
Carlos Pellegrini 551, entre as ruas Lavalle e Tucumán.
3 – Galeria Güemes
A Galeria Güemes, onde também funciona o belíssimo show de Piazzolla Tango, também conta com um dos mais populares mirantes de Buenos Aires. Encravada no início da icônica rua Florida, a galeria foi construída em 1913 seguindo os padrões do estilo Art-Nouveau. Tem duas entradas: por Florida e também por San Martín, a rua paralela.
Já na entrada basta olhar para cima para poder apreciar a atraente cúpula da galeria. Uma verdadeira obra de arte que foi recondicionada em 2008. Mas quem realmente rouba todas as atenções está ainda mais alto: o mirante. No topo da cúpula, desde uma altura de 87 metros, o mirante brinda uma espetacular vista em 360° da cidade.
Do mesmo jeito que com o Hotel Panamericano, para visitar o mirante da Galeria Güemes é preciso se inscrever previamente. De novo, os grupos são reduzidos (20 pessoas como máximo), porém a entrada é de graça.
Florida 165, entre Juan Domingo Perón e Bartolomé Mitre.
4 – Palácio Barolo
Finalmente, a proposta do Palácio Barolo também não fica nem um pouco para atrás. Além da impressionante vista desde o Faro, as visitas guiadas permitem conhecer a cativante história do palácio. Uma interessantíssima combinação de diversos estilos arquitetônicos, literatura, maçonaria e outros elementos que brindam ao Barolo uma áurea de mistério e curiosidade em proporções iguais. Sua construção foi baseada na Divina Comédia, do Dante Alighieri e foi inaugurado em 1923.16
Chegar até o topo do Palácio Barolo (conhecido como Céu, segundo a particular história do edifício) não é nada simples. Os últimos seis andares são feitos por escada; uma escada que vai ficando cada vez mais estreita simbolizando o sacrifício que deve ser feito na vida para alcançar um lugar no céu. Ufa, o esforço é grande… mas o resultado bem vale a pena! Embora a vista mais famosa seja a do já mencionado Faro, também é possível obter uma visão bem atraente desde os terraços e sacadas inferiores.
Avenida de Mayo 1370, entre San José e Santiago del Estero.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.