Piazzolla Tango, a elegância do Tango Argentino

Ás vezes Buenos Aires guarda algumas surpresas boas. Já sabemos que podemos achar shows de tango na cidade por tudo quanto é lado. Mas ainda existem alguns lugares meio escondidos que ficam longe da vista do turista comum. Eis o caso de Piazzolla Tango que está localizado na Galeria Güemes, bem no começo da calle Florida.

Diferente de outras casas de tango como El Viejo Almacén ou Tango Porteño, Piazzolla Tango não chama muito a atenção. Bem pelo contrário, está meio oculto dos olhos do pedestre. Precisamos ficar muito atentos para perceber que descendo pelas escadinhas encontraremos um dos melhores shows de tango de Buenos Aires. Nada menos que a casa do grande mestre do tango argentino Ástor Piazzolla…

O salão por dentro

O salão tem uma aparência muito chique, com uma decoração diferenciada e bem caprichada em todos os detalhes. Lembra a época de ouro do tango, aquela famosa e glamorosa década dos anos 40. Foi quando o tango argentino fez sucesso internacional, principalmente na Europa. Possui mesas na parte central e camarotes em ambos os lados. Eu estive numa das mesas centrais e a visão era muito boa.

Booking.com

As aulas de tango (opcionais) começam antes do jantar, que é servido a partir das 20.30 pelas atenciosas garçonetes. O sistema é o mesmo que na maioria dos outros locais de tango: jantar em três passos e bebidas. Você escolhe e pede tudo junto, mas fique tranquilo/a que os pratos chegam um de cada vez! Qual o padrão da gastronomia do Piazzolla Tango? Muito bom…

Piazzolla Tango, salão principal

Confira o cardápio de Piazzolla Tango

Confira o cardápio VIP de Piazzolla Tango

Um show elegante e emotivo

Logo depois do apetitoso jantar, às 21.45h começa o show de Piazzolla Tango. A orquestra da casa está composta por seis instrumentos chave: piano, contrabaixo, dois violinos e dois bandoneones. Sim, é preciso de dois bandoneones para poder recriar a obra do Piazzolla. Completam o quadro dois cantores e um corpo de baile de quatro casais.

Piazzolla Tango, casal 1

A dinâmica do espetáculo As Quatro Estações do Tango é bem interessante. Mistura peças instrumentais com e sem o acompanhamento dos dançarinos junto com músicas cantadas. Algumas são interpretadas pelo cantor Ricardo Marín e outras pela cantora Marisol Martínez. Em ambos os casos a performance é muito emotiva.

Piazzolla Tango, casal 2

O repertório inclui os clássicos do tango, mas logicamente as principais composições de Piazzolla não podiam faltar. Assim, grandes tangos como Por uma Cabeza, El Dia Que Me Quieras e La Cumparsita se misturam com o singular trabalho do dono de casa. Alguns exemplos?

Em Maria de Buenos Aires (de Piazzolla e Horácio Ferrer) dois dançarinos compartilham a cantora e dançam com ela. A sublime interpretação de Balada para Um Louco é sem dúvidas um dos momentos mais emocionantes da noite. Sem discussão. E outro destaque é a versão cantada a duas vozes de Libertango, uma peça originalmente instrumental (uma das minhas favoritas).

Piazzolla Tango, final

A duração do show é de uma hora e quinze minutos. Quando as luzes se acendem fica essa leve sensação de querer mais um pouco. Ou será que tal vez o tempo passou rápido demais?

As opções de Piazzolla Tango

Dúvidas na hora de escolher qual show reservar? As cinco opções que Piazzolla Tango oferece são as seguintes.

  • Só Show [Promoção]: uma proposta muito simples e económica que permite apreciar somente o show, sem jantar nem bebidas. Também não inclui aulas de tango nem o traslado. A localização é nas mesas do salão principal (plateia).
  • Só Show: desde a plateia, inclui bebidas e translado ida e volta, sem jantar nem aulas de tango.
  • Show com Jantar: plateia, só que com jantar em três passos, bebidas livres, aulas de tango e translado. Recomendável.
  • Só Show VIP: camarote (nas laterais do salão), somente com bebidas e translado. Sem aulas.
  • Show com Jantar VIP: camarote, com jantar em três passos (cardápio diferenciado), taça de champanha de cortesia e bebidas livres. Também estão inclusas as aulas de tango antes do show e o translado ida e volta.

As aulas de tango começam às 20h.

Consulte os preços dos melhores shows de tango de Buenos Aires e faça agora mesmo as suas reservas!!!

Um detalhe bacana? Durante o transcurso do show você pode tirar fotos e filmar, só não é permitido usar flash. Nem todas as casas de tango de Buenos Aires deixam, mas Piazzolla Tango sim então tem que aproveitar.

Leve o seu celular ou câmera com a bateria bem carregada porque vale muito a pena guardar essas lembranças. O espetáculo do Piazzolla Tango é um dos mais bonitos de Buenos Aires… como para ninguém botar defeito!