Teatro Colón, símbolo de ópera e balé
Uma cidade cosmopolita das características de Buenos Aires oferece propostas culturais para todo tipo de pessoas e preferencias. Qualquer turista que esteja visitando Buenos Aires pela primeira vez poderá achar opções interessantes, já que existem alternativas para todos os gostos. Se você estiver pensando em assistir um espetáculo de ópera ou ballet, a cidade conta com o Teatro Colón, considerado um dos melhores teatros do mundo e um dos maiores sinônimos da cultura argentina.
Uma breve história
A história do teatro é um pouco complexa e levou mais tempo do imaginado até a sua inauguração. O primeiro arquiteto encarregado do desenho e construção, o italiano Francesco Tamburini, começou a obra no ano 1890, mas morreu um ano depois e quem continuou o trabalho foi seu colega Victor Meano.
A obra voltou a ficar morosa em 1884, desta vez por uma crise econômica que afetou o país, e quando o trabalho iria começar novamente em 1904 após uma longa espera, o arquiteto Meano é assassinado.
(Foto: allisonmeier)
O governo da cidade de Buenos Aires decide neste mesmo ano continuar com a obra, entregando o projeto ao arquiteto belga Jules Dormal. A nova direção injetou importantes mudanças, deixando um estilo mais refinado e europeu.
Após quase vinte anos de idas e vindas, o Teatro Colón é finalmente inaugurado em 25 de maio de 1908, com a ópera Aída (do compositor italiano Giuseppe Verdi) e interpretada pela Gran Compañía Lírica Italiana.
A arquitetura
O Teatro Colón não é só um lugar para admiradores da dança clássica e a lírica, pois seu design e estrutura são apreciados pelos amantes e conhecedores da arquitetura. Começando pela sala principal com a sua chamativa curvatura, que possui uma acústica de grande ressonância e uma imponente iluminação, o que converte ao teatro num dos prediletos dos artistas nacionais e internacionais.
As dimensões do salão principal são de 75 metros de profundidade e 32 de largura, sendo considerado um dos maiores do mundo.
Outro dos elementos arquitetônicos de destaque deste majestoso teatro é a sua cúpula, produto da colaboração de vários artistas. O principal foi Marcel Jambón, com a posterior participação dos pintores argentinos Casimiro Mella e Raúl Soldi.
(Foto: elaws)
O prédio ocupa um total de 8.200 m2 e a entrada principal está localizada na rua Cerrito 628 (frente à emblemática Avenida 9 de Julio e perto do Obelisco), entre as ruas Libertad, Tucumán e o Pasaje Arturo Toscanini.
O Colón, mais do que um teatro
Dentro do edifício do Teatro Colón é possível achar outros atrativos, como por exemplo a biblioteca, o Centro de Experimentação Musical e o Instituto Superior de Arte. Neste último os interessados podem estudar diferentes carreiras artísticas como Dança, Canto lírico, Academia Orquestral, Direção Cênica de Ópera, Preparação Musical de Ópera e Caracterização.
Não deixe de visitar o tradicional Café Tortoni, onde é possível sentir a essência do Tango.
Um programa que pode ser atraente para os turistas que procuram o que fazer em Buenos Aires são as visitas guiadas oferecidas pelo próprio teatro. As reservas devem ser feitas com antecedência já que são grupos reduzidos de visitantes (máximo 30 pessoas). Têm uma duração de aproximadamente uma hora e podem ser realizadas todos os dias das 9.00h às 17.00h.