Uma visita ao bairro de Congreso
Mesmo sem estar incluso na lista oficial dos “48 bairros portenhos” o antigo e tradicional bairro de Congreso é outro dos interessantes pontos turísticos de Buenos Aires que merece ser visitado, considerando também a sua proximidade com outros lugares de destaque da cidade.
Encontra-se entre as Avenidas de Mayo, 9 de Julio, Callao e Belgrano (dentro dos bairros de Balvanera e Montserrat), numa região altamente transitada.
Não fique perdido no meio da cidade! Leia mais sobre as principais ruas de Buenos Aires.
Como seu nome bem o indica, nele podemos achar o Congresso Nacional (onde funcionam as câmaras de deputados e senadores), no final da Avenida de Mayo. Frente a ele, três praças estão localizadas: as chamadas Plaza del Congreso, Plaza Lorea e a Plaza Mariano Moreno, onde é possível apreciar os históricos monumentos e estátuas.
(Foto: liamq)
Como curiosidade, é interessante saber que na Plaza del Congreso está estabelecido o monumento que determina o quilômetro zero; as diferentes distâncias dentro da cidade são calculadas a partir daí.
O que achar nas redondezas
O coração do bairro de Congreso é a Avenida de Mayo. Considerada uma das principais avenidas de Buenos Aires, com construções em estilo europeu e seus antigos bares e comércios, foi criada com o intuito de comunicar os dois edifícios oficiais (a Casa Rosada no começo e o Congresso no final da avenida).
(Foto: blmurch)
Do lado do Congresso Nacional, na esquina das avenidas Callao e Rivadavia, ainda aparece a Confitería del Molino, outro mítico elemento que sobressai no bairro e que foi inaugurada no ano 1917, mas infelizmente já fechou as suas portas.
Durante muitos anos foi o ponto de encontro escolhido por políticos, celebridades nacionais e internacionais e membros destacados da cultura popular portenha. No entanto, não conseguiu suportar o passar do tempo e acabou fechando suas portas em 1997, após 80 anos de existência.
O bar 36 Billares, um dos mais tradicionais de Buenos Aires, que em 2014 vai completar 120 anos desde a sua inauguração na Avenida de Mayo 1265 (entre as ruas Salta e Santiago del Estero), é outro dos destaques do bairro de Congreso. Lugar de reunião de homens com intuito de jogar bilhar (estilo francês), baralho e dominó (além da sinuca que iria se incorporar anos depois), também oferece atualmente shows de tango aos seus visitantes.
O Palácio Barolo
Mas é provavelmente o Palácio Barolo (Avenida de Mayo 1370, quase esquina com a rua San José) quem vai roubar a atenção da maioria dos turistas que visitam o bairro de Congreso. É uma construção luxuosa e imponente num estilo único (na verdade é uma combinação de diferentes estilos arquitetônicos), inspirada, segundo conta a lenda, na obra “A Divina Comedia” de Dante Alighieri.
(Foto: blmurch)
Com 22 andares e aproximadamente 100 metros de altura, demorou quatro anos em ser construído, até ser finalmente inaugurado em 1923. Foi durante alguns anos o prédio mais alto da América do Sul, sendo superado só em 1935 depois da construção do edifício Kavanagh, no bairro de Retiro.
O Palácio Barolo, considerado Monumento histórico nacional desde 1997, possui no topo um potentíssimo faro capaz de iluminar boa parte da cidade. Atualmente é utilizado como prédio comercial e nele funcionam mais de 500 escritórios.
Visitar o bairro de Congreso bem pode resultar um interessante passeio em Buenos Aires e uma boa oportunidade de apreciar os monumentos e lugares históricos da cidade.
Já tá no roteiro de dezembro andar por essa parte da cidade pois em setembro não deu tempo.