Hotéis em San Telmo
O antigo e célebre San Telmo sempre figura no roteiro dos turistas que viajam a Buenos Aires. Quem visita a capital da Argentina não quer deixar de conhecer o mítico e pitoresco bairro com ruas de pedra.
Localizado bem próximo da Plaza de Mayo, era apenas um pequeno vilarejo após a segunda fundação da cidade, em 1580. Com o passar do tempo se converteu num ponto estratégico, comunicando diretamente o porto com o resto da cidade. Mas depois do feroz ataque da epidemia de febre amarela em 1871 foi, aos poucos, perdendo brilho e relevância.
Após muitos anos no escuro, finalmente conseguiu atrair a atenção dos viajantes. Desde o final dos anos 90 San Telmo novamente ganhou força como ponto turístico. Logicamente, trata-se de uma região muito transitada, principalmente durante os finais de semana.
Suas ruas estreitas e casarões de outras épocas ainda mantêm vivo o charme original. É um desses lugares onde se respira um ar de boêmia difícil de resistir. E como parte dos novos tempos, hoje em dia conta com numerosas opções em questões de hospedagem.
Um detalhe interessante? Muitos dos hotéis em San Telmo funcionam em locais reciclados e recondicionados para esse fim.
Alguns atrativos que podemos encontrar
Se hospedar em San Telmo por alguns dias tem as suas vantagens: o bairro conta mesmo com muitos atrativos próprios. E não está longe dos outros pontos turísticos de relevância que Buenos Aires apresenta. Dá para ir a pé até muitos deles, sem se preocupar por pegar táxi ou outro tipo de transporte. O que podemos encontrar em San Telmo?
- Os bodegones (aqueles restaurantes com pinta de boteco velho onde é servida, para muitos, a melhor comida portenha).
- Os antigos barzinhos que ainda conservam a mobília e o espirito original de outros séculos.
- Numerosas lojas de antiguidades.
- El Zanjón de Granados, com seus labirintos e corredores cheios de histórias.
- O Mercado de San Telmo.
- A feirinha de antiguidades dos domingos pela manhã.
- A colorida Plaza Dorrego, quase no finalzinho da rua Defensa.
- El Viejo Almacén, um ícone da noite tanguera.
Mesmo sem a enorme oferta do micro centro, você pode achar vários hotéis em San Telmo bem aconchegantes. A dica de sempre é conferir se o café da manhã está incluído no valor da diária. E não deixe de verificar se os impostos também estão inclusos antes de fechar a sua reserva.
Unique Palacio San Telmo
Quem procura um hotel pertinho da Casa Rosada, pode ir pensando no Unique Palacio San Telmo. Um prédio novo, a três quadras da Plaza de Mayo e com duas linhas de metrô por perto. Bem no burburinho de San Telmo!
O hotel conta com 70 quartos bem confortáveis e três opções: quarto duplo, triplo e deluxe. Todos eles com frigobar, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito.
Moreno 606, esquina Peru.
Hotel Babel Suites
O Hotel Babel Suites resulta ideal para quem viaja a trabalho ou vai permanecer poucos dias na cidade. Fica a escassos metros da emblemática Avenida 9 de Julio (considerada a mais larga do mundo) e a Avenida Belgrano. Um moderno hotel inaugurado em 2013, que inclui um terraço com piscina e churrasqueira.
Suas 48 suítes são bem iluminadas e têm sacada privativa. Duas categorias: Standard (24 m² com quitinete e frigobar) e Superior (50 m² com quitinete, frigobar e sala).
México 840, entre Piedras e Tacuarí.
Patios de San Telmo
Aqui temos uma alternativa bem original em questões de arquitetura e design. O hotel Patios de San Telmo funciona num autêntico conventillo (aquelas velhas casas de inquilinato), totalmente reformado.
Possui 30 quartos divididos em três categorias diferentes: econômico (12 m²), Standard (17 m²) e Superior (30 m²). Todos eles com frigobar e Wi-Fi. O quarto superior ainda possui hidromassagem para dar uma boa relaxada após um dia intenso.
Os quartos conservam o pé direito bem alto (como antigamente) e grandes janelas. Um contraponto de simplicidade e sofisticação. Em épocas de frio é possível aproveitar a piscina climatizada e, nos dias cálidos, o pátio ao ar livre.
O café da manhã (além de almoço e lanches diversos) é servido no bonito café do hotel, o Telmo Deli.
Chacabuco 752, entre Chile e Independência.
Dazzler San Telmo
A conhecida rede hoteleira Dazzler também marca presença aqui com o Dazzler San Telmo. Na hora de escolher entre seus 70 quartos, as possibilidades são maiores que em outros hotéis: quatro tipos de suítes.
Para dois ou três hóspedes, estão a Classic (duas pessoas, 26 m²) ou a Classic Tripla (três pessoas, 30 m²). Já se for preciso mais espaço, você pode escolher a Suíte Superior (34 m²). E para os mais exigentes, o VIP Duplex (dois andares).
Mesmo sem ter academia nem sauna, ainda oferece uma boa relação custo – benefício e uma ótima localização.
Piedras 303, esquina Moreno.
Bohemia Buenos Aires Hotel
Um dos hotéis em San Telmo mais badalados pelos turistas que visitam Buenos Aires. O hotel boutique brinda quatro suítes diferenciadas dependendo das necessidades de cada visitante: simples, duplo, triplo ou quádruplo.
Pequeno, porém aconchegante, possui um belo jardim e 22 quartos no total. Todos eles muito elegantes e caprichados na decoração. O comedor é no estilo rústico, com uma bonita vista do jardim.
O Bohemia Buenos Aires Hotel pode ser encontrado em Perú 845, entre a Avenida Independência e Estados Unidos. Muito bem localizado: apenas duas quadras da popular rua Defensa, a principal de San Telmo.
Visite San Telmo… um pedacinho da cultura portenha. Pertinho do centro e com muitas atrações, pode ser o local de hospedagem na sua próxima viagem para Buenos Aires!