O Aeroparque Jorge Newbery
Para aqueles que querem fazer voos regionais ou para Argentina a partir de países como o Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai, um dos aeroportos mais movimentados é o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires. Mesmo não sendo muito grande em tamanho, o aeroporto portenho é responsável pela maioria dos serviços comerciais no país inteiro, além de contar com serviços de táxi aéreo e de ser o ponto de partida e chegada de muitos jatos privados.
Breve história do Aeroparque
O engenheiro argentino Jorge Newbery foi um dos primeiros aviadores da América latina (paixão que recebeu nada menos que do brasileiro Santos Dumont) fazendo seus primeiros voos em 1907.
Mesmo conhecido como Jorge Newbery, o nome original desse aeroporto regional foi “Aeroparque 17 de Octubre” (17 de outubro, em português), já que naquele dia, mas no ano 1909 desaparece o balão aerostático onde viajava seu irmão Eduardo.
(Foto: Mauricio Macri)
O Aeroparque Jorge Newbery foi inaugurado no ano 1947 e foi sempre utilizado principalmente como aeroporto de voos domésticos. Porém, graças a novos esforços a partir do ano de 2010 foram aparecendo lentamente serviços aos países vizinhos (principalmente Uruguai, Brasil, Paraguai e Chile).
Entre as mudanças mais visíveis, se acrescentou mais um andar no prédio onde funcionam os novos terminais e um estacionamento.
Características principais
O Aeroparque Jorge Newbery é um moderno aeroporto que oferece ao viajante todos os serviços necessários tais como casas de câmbio, banco, caixas eletrônicos, correio, telefones públicos, aluguel de carros, Wi-Fi e serviços especiais na área VIP. Possui também várias cafeterias e, já na sala de embarque, um completo Free Shop, com produtos importados livres de impostos.
Do mesmo jeito que no Aeroporto de Ezeiza, o mais recomendado na hora da chegada é contratar os serviços de um remise e evitar pegar os táxis que esperam na calçada. Quem quiser trocar dinheiro, recomendamos conferir com extremo cuidado as cotações oferecidas entre as casas de câmbio e o banco. As diferenças podem ser grandes.
Uma das principais vantagens é a sua localização: distante só 7 km do Obelisco, no centro portenho, isso possibilita chegar aos principais pontos turísticos de Buenos Aires com relativa rapidez (é bom lembrar-se do intenso trânsito da capital argentina). No entanto, aproximadamente 40 km separam o aeroparque do Aeroporto Internacional de Ezeiza.
Diariamente o terminal movimenta acima de 300 voos, entre destinos nacionais e internacionais. Além das empresas nacionais Aerolíneas Argentinas, Austral, Sol Líneas Aéreas e LAN Argentina (empresa chilena com concessão argentina), a uruguaia Buquebús e as linhas aéreas brasileiras TAM e Gol operam parte de seus serviços regularmente desde este aeroporto. Só no ano 2013, mais de nove milhões de passageiros passaram pelo Aeroparque Jorge Newbery.
Para mais informações acesse http://www.aa2000.com.ar/
Boa tarde Patrício Espigares, existe empresa de táxi oficial que opera no aeroporto Aeroparque, daqueles que paga-se a viagem no guichê local ?
Boa tarde João, tudo bem? Tem sim, e você pode contratar o remise ainda do lado das esteiras: Tienda León ou Transfer Express. São mais caras que os táxis que estão fora do Aeroparque, na calçada, mas são muito mais seguras. Abraço!
BOM DIA PATRICIO
VC PODERIA ME PASSAR UMA INFORMAÇÃO
VOU AGORA EM FEVEREIRO A SANTIAGO
TENHO UMA ESCALA DE 1:40 NO AEROPARQUE
VC ACHA QUE É SUFICIENTE ESSE TEMPO PARA FAZER
IMIGRAÇÃO DOS VOOS
GRATO
Olá Ezequiel, tudo bom? O tempo é meio apertado, mas dá para fazer os trâmites migratórios sempre que não houver nenhum atraso considerável. Abraço!
Ola, tenho uma passagem pela Aerolineas de Curitiba para Santiago (Chile) com conexão no aeroparque, gostaria de saber se nesse caso as malas vão direto ou tenho que retirar, e se no Aeroparque terei que fazer imigração de novo por estar mudando para outro pais, já que farei imigração em Curitiba.
Oi Álvaro, tudo bem? Normalmente nos voos internacionais com ou sem conexão se faz o trâmite migratório no país de saída e no de entrada; no caso, o Brasil e o Chile. Já em relação à bagagem você deveria consultar com a empresa, se são despachadas diretamente ao país de destino ou não. Abraço!
No aeroporto Jorge Newbery existe o Banco Nacional argentino para trocar real em peso argentino? Obrigado Valdeni Andrade
Olá Valdeni, tudo bem? Sim, no Aeroparque existe uma agência do Banco Nación. Quando você chega em Buenos Aires, depois de passar por migrações vai achar a agência depois das esteiras de número 1 a 4. Na saída, você irá encontrar o Banco no Setor A, ao lado dos guichês dos remises. Abraço!
Existe algum fast sleep dentro ou hotel próximo ao AEP?
Olá Mariane, tudo bom? Temos um artigo recém saído do forno falando sobre esse assunto: http://brasileirosporbuenosaires.com.br/hoteis-perto-do-aeroparque-jorge-newbery-5-opcoes/
Abraço!
Boa tarde, Patricio! Gostaria de saber se no Aeroparque Jorge Newberry há um “guarda-volumes”, onde eu possa deixar uma mala enquanto vou a Mar del Plata, onde ficarei por 4 noites! Muchas gracias, Mario Almeida, Vitória, Estado do Espírito Santo, Brasil.
Olá Mario, tudo bem? Sim, o Aeroparque Jorge Newbery possui um serviço de guarda-volumes que pode ser contratado no balcão de informações. Um abraço!