O que fazer em Buenos Aires no final do ano
Buenos Aires é uma das cidades da região que mais turismo recebe durante o ano todo. Contudo, um ponto de interrogação pode aparecer na hora de programar as férias entre os últimos dias de dezembro e o começo de janeiro. No final das contas, a capital não é famosa por ter grandes celebrações, decorações esmeradas nem outras estridências durante o final do ano como acontece nas grandes cidades do Brasil.
Durante o Natal e Réveillon tudo é bem mais light. Não resulta tão comum achar aquela descontração bem habitual nas diferentes regiões do território brasileiro nessas épocas. Provavelmente, por que para a maioria dos argentinos a Navidad e o Año Nuevo (Natal e Réveillon) são celebrações familiares. Mas para o turista brasileiro não deixa de ser uma maneira diferente de comemorar as tradicionais festividades.
Uma imagem muito chamativa é ver o micro centro portenho (sempre agitado de segunda à sexta) totalmente deserto após o meio-dia nos dias 24 ou 31 de dezembro. Aproveite então para registrar esse momento tão particular por que não é uma visão muito frequente! As ruas cheias de papéis… e vazias! De fato, muitos portenhos aproveitam esses dias de folga para viajar e ficar fora da cidade.
Um detalhe que já está instalado nessas datas (e que merece ser observado) é a falta de mobilidade, principalmente a partir da meia noite ou até antes desse horário. O transporte público fica praticamente parado, só funcionam os ônibus com uma frequência mais do que espaceada e os táxis e remises desaparecem quase que por completo.
Se você deseja saber o que fazer em Buenos Aires no final do ano, aqui vão as nossas dicas…
Shows de Tango de Natal e Réveillon exclusivos
Uma das opções mais relevantes e procuradas pelos turistas são os Shows de Tango. As mais importantes Casas de Tango de Buenos Aires já têm programados espetáculos exclusivos para celebrar Natal e Ano Novo de uma maneira inesquecível.
O que esperar? Uma recepção com variados aperitivos, jantar de gala, um show tangueiro diferenciado, mesa de doces (um costume bem típico da Argentina), open bar com muito champanhe e outras bebidas e música com DJ após a meia noite são algumas das atrações extras preparadas especialmente para os visitantes. Que tal misturar a nostalgia do tango argentino com o burburinho do espírito natalino? Soa tentador!
Para Réveillon, o Madero Tango promete um espetáculo especial e fogos de artificio após a virada para receber o 2015 num dos pontos turísticos mais elegantes de Buenos Aires: Puerto Madero. Quando começa? A partir das 20h. E quando acaba? Só quando o último cliente sair. O Señor Tango, sobre a condução do seu dono Fernando Soler, também ameaça (no bom sentido) com uma festa de arrasar.
Conclusão: uma ótima oportunidade para celebrar dançando a tradicional música dos hermanos. E pensando no problema do transporte anteriormente mencionado, cada estabelecimento oferece traslados a cada 30 minutos depois da meia noite.
Restaurantes, danceterias e cruzeiros
Mas não só de tango vive o turista. Os mais destacados e distinguidos restaurantes e hotéis portenhos também entram na lista, com cardápios e menus especiais para o 24 e 31 de dezembro. Só que diferente dos Shows de Tango, que podem ser agendados com maior antecedência e de um jeito mais dinâmico, os restaurantes só começam a preparar os cardápios e aceitar as reservas mais perto da data. Um fator que pode complicar um pouco as coisas na hora de programar o evento, principalmente se o turista ainda não se encontra em Buenos Aires.
Agora, o que fazer se naquelas horas aparecem umas fortes e lógicas saudades das tradições brasileiras? Aonde ir? O Maluco Beleza (Sarmiento 1728, perto do Congreso Nacional) é uma ótima alternativa para entrar em contato direto com o acostumado agito brasileiro. O Maluco sempre tem preparado shows especiais, além da típica gastronomia do Brasil, para fazer você sentir em casa: é só ficar de olho na programação deles!
Para os amantes da balada, as áreas de Palermo Soho, Palermo Hollywood e Costanera Norte (perto do Aeroparque Jorge Newbery) também são uma opção que vale a pena considerar.
E que tal começar o 2015 fazendo um cruzeiro? Isso, além de ser um festejo diferente e original, também é sinônimo de diversão e descanso constante. Existem várias possibilidades, destinos e durações e não deixa de ser uma experiência única que merece ser aproveitada.
Seja qual for a sua escolha, e mesmo sem igualar as celebrações brasileiras, Buenos Aires ainda tem uma interessante proposta para você receber o ano novo curtindo o melhor que a cidade oferece.
Estou preocupada sem saber o que fazer no dia 24 na parte da tarde inteira, já que tudo fecha e não tem taxi na cidade. o que faço??
Gostaria de saber as casas de tango que estarão abertas nesse Natal de 2016! Obrigada
Oi Bruna, tudo bom? Para o Natal as casas de tango que até agora confirmaram os seus espetáculos são Madero Tango, El Viejo Almacén, Piazzolla Tango, La Ventana e Rojo Tango. Casso tenha interesse em receber uma informação mais detalhada pode utilizar o formulário através do link http://digitalpj.com.br/funny-times-travel/ e fazer a sua consulta sem compromisso nenhum.
Um abraço!