Conheça as 10 avenidas de Buenos Aires mais importantes

Conheça as 10 avenidas de Buenos Aires mais importantes

De viagem pela capital do Tango? Se for a sua primeira vez, com certeza o asfalto portenho pode lhe trazer certa confusão. Cidade grande, várias opções de transporte público e um monte de avenidas e ruas desconhecidas. O que fazer? No seguinte artigo vamos lhe apresentar as avenidas de Buenos Aires mais importantes. Sim, essas que inevitavelmente você irá atravessar uma e outra vez…

1 – Avenida 9 de Julio

Sem dúvidas, uma das avenidas de Buenos Aires mais famosas e emblemáticas. Quem já não tirou alguma vez uma foto com o célebre Obelisco de fundo? A 9 de Julio é verdadeiramente um dos cartões postais da cidade.

Para muitos trata-se da avenida mais larga do mundo. Atravessá-la de uma vez só não é nada simples… somente se for correndo! No final das contas a sua largura alcança os 140 metros. Vai desde a Plaza Constitución até a Avenida Libertador, percorrendo uma distância de aproximadamente 3 km. O metrô da linha C circula no mesmo sentido que a 9 de Julio, junto com o Metrobus.

Saiba onde se hospedar na Avenida 9 de Julio.

Avenidas de Buenos Aires, 9 de Julio

2 – Avenida Corrientes

Não podemos deixar de mencionar a recentemente reformada Avenida Corrientes, a rua que nunca dorme. Depois da 9 de Julio é a avenida portenha mais transitada, seja por veículos ou pedestres. Sinônimo da noite de Buenos Aires desde o primeiro minuto de vida, não perde seu brilho nem mesmo com o passar do tempo.

Avenidas de Buenos Aires, Corrientes

O fato de ter virado, embora parcialmente, uma avenida só para pedestres acrescentou mais ainda a sua relevância. A velha e querida “calle Corrientes” já foi imortalizada em muitos tangos, e ganhou uma enorme e merecida fama pelos cafés, restaurantes, teatros e cinemas que enfeitavam as suas calçadas. Um encanto que pode ser apreciado ainda hoje. Para percorrer a totalidade da Avenida Corrientes podemos usar o metrô da linha B, que começa na estação Além.

Como utilizar o Metrô de Buenos Aires [Guia Definitivo]

3 – Avenida Rivadavia

A 9 de Julio é a avenida mais larga do mundo? Muito bem, então a Avenida Rivadavia pode ser considerada a mais extensa! Desde seu início do lado direito da Casa Rosada até o fim, na cidade de Moreno, a Avenida Rivadavia percorre nada menos que… 37 quilômetros!

Avenidas de Buenos Aires, Rivadavia

Contudo, a parte mais visitada pelos turistas vai desde a já mencionada Casa Rosada até o bairro de Flores. Sim, o bairro onde nasceu e viveu até depois da sua adolescência o Papa Francisco. É uma avenida bastante agitada, com muitos comércios e locais gastronômicos. A melhor maneira de chegar na Avenida Rivadavia desde o centro é com o metro da linha A.

4 – Avenida de Mayo

De pouca extensão, mas com muita história e com um significado estratégico: unir a Plaza de Mayo com o Congresso. Isso vem da época da primeira fundação de Buenos Aires (1536), quando a cidade apenas era um assentamento. Começa no Cabildo, do lado da Catedral Metropolitana e acaba na Praça dos Dois Congressos. Justamente aí onde se estabelece o Km 0 que serve como referência para todas as distâncias dentro da cidade de Buenos Aires.

Avenidas de Buenos Aires, Avenida de Mayo

São apenas 10 quadras, mas isso não tira nem um pouco a importância da Avenida de Mayo. Dois pontos turísticos bem famosos podem ser encontrados no caminho: o Café Tortoni e o Palácio Barolo. O metrô da linha A, que sai da Plaza de Mayo, percorre a totalidade da Avenida de Mayo e depois continua pela Avenida Rivadavia.

5 – Avenida Santa Fé

Outra das avenidas de Buenos Aires mais tradicionais. Soube ser durante décadas o cenário principal das boutiques e griffes mais procuradas pelas mulheres portenhas. Suas refinadas confeitarias e cafés eram o ponto de reunião obrigatório da classe média alta de Buenos Aires. A Avenida Santa Fé é a mais importante do chamado Barrio Norte, ponto nobre da capital argentina.

Avenidas de Buenos Aires, Santa Fe

Embora tenha perdido um pouco desse charme, ainda vale a pena dar uma passadinha pelo Shopping Alto Palermo ou a Livraria El Ateneo, dois destaques sem discussão nenhuma da artéria. Além de várias linhas de ônibus, o metrô da linha D (outro que sai da Plaza de Mayo) também pode ser utilizado para chegar na Avenida Santa Fe.

6 – Avenida Leandro N. Além / Paseo Colón / Almirante Brown

Eis o caminho principal que comunica a Cidade de Buenos Aires com a Zona Sul. Sendo bastante transitada, se espera que a recente extensão da Linha E do metrô ajude no movimento de passageiros desde a Plaza de Mayo até Retiro. Mesmo com a eficiência do Metrobus, os congestionamentos de trânsito na Avenida Leandro N. Além são bem frequentes. Algum ponto de visitação relevante? Sim, o Centro Cultural Kirchner é um deles.

Avenidas de Buenos Aires, Paseo Colón

Depois da Plaza de Mayo, muda seu nome para Paseo Colón, contornando de um lado a parte inferior de San Telmo. E do outro lado? Nada menos que Puerto Madero. Por fim, ao chegar no Parque Lezama, troca de nome mais uma vez: Almirante Brown. O último trecho da avenida finaliza no bairro de La Boca.

Quer conhecer em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Descubra a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

7 – Avenida Alvear

Elegante, sofisticada e cheia de construções chiques, a Avenida Alvear é um dos principais destaques da Recoleta. É a mais curtinha da nossa lista: apenas oito quadras, mas o seu glamour fala mais alto. Começa na calçada do famosíssimo café La Biela e acaba na Avenida 9 de Julio.

Avenidas de Buenos Aires, Alvear

Chamam a atenção esses edifícios senhoriais, onde moravam (e ainda moram) algumas das famílias mais tradicionais de Buenos Aires. Para completar, dois pesos pesados em questões de hospedagem: o Alvear Palace Hotel e o Palácio Duhau Park Hyatt. A Galeria Promenade, que faz parte do Alvear Palace, é outro lugar imperdível no finíssimo ambiente da Recoleta.

8 – Avenida Libertador

Outra das avenidas de Buenos Aires de maior amplitude. Começa em Retiro, mas na verdade resulta ser a continuação de Leandro N. Além. Dentro da Cidade de Buenos Aires passa pelos bairros da Recoleta, Palermo (a bela região das embaixadas), Belgrano e Núñez. Depois, continua na zona Norte por Vicente López, Olivos, Acassuso, San Isidro até San Fernando, um pouco antes do Tigre.

Avenidas de Buenos Aires, Libertador

Já na Zona Sul, a avenida permite apreciar a tranquilidade da região, o requinte das residências, e quase não tem transporte público. O trem da linha Bartolomé Mitre (ramal Tigre) circula próximo da Avenida Libertador e também o Tren de la Costa.

9 – Avenida Figueroa Alcorta

A avenida Figueroa Alcorta nasce na altura do Parque Thays, em Retiro, onde a Avenida Libertador faz uma leve curva. Passa pela ultra fotografada Floralis Genérica, pelo museu Malba e o Shopping Paseo Alcorta. Posteriormente, beira os Bosques de Palermo, passando pertinho do Jardim Japonês, o Planetário Galileo Galilei e o Rosedal de Palermo. É provavelmente uma das avenidas mais bonitas de Buenos Aires, por causa da bela paisagem.

Avenidas de Buenos Aires, Figueroa Alcorta

Finaliza seu percurso no bairro de Núñez, mais precisamente frente ao famoso estádio do time de futebol River Plate. Uma equipe que, junto com o Boca Juniors, muitos torcedores brasileiros devem conhecer muito bem!

10 – Avenida Córdoba

Impossível encerrar a nossa lista sem mencionar outra queridinha dos portenhos e também dos turistas: a Avenida Córdoba. Combina o burburinho característico do micro centro de Buenos Aires com o clima de bairro que se respira nas redondezas de Chacarita, onde a Avenida Córdoba acaba. Na metade da sua extensão passa pelo Bairro Norte, Palermo e Villa Crespo, outro bairro bem conhecido entre o público brasileiro.

Avenidas de Buenos Aires, Córdoba

Alguns lugares relevantes que possamos encontrar na Avenida Córdoba? Com certeza, tem vários: o Terminal de Buquebus, em Puerto Madero, as Galerias Pacífico (esquina Florida) e o prédio de Águas Argentinas (esquina com Riobamba).

Deixe uma resposta