Como funciona o Metrobus em Buenos Aires

Como funciona o Metrobus em Buenos Aires

É uma linha de ônibus? De metrô? Ou talvez seja um novo meio de transporte? Não, não exatamente. Mas se o objetivo é utilizar os ônibus de Buenos Aires, então conhecer o Metrobus é de vital importância. Você já visitou a capital argentina 10 anos atrás, ou ainda mais? Então deve lembrar o complicado que resultava pegar um ônibus nas ruas portenhas.

Imaginemos um trânsito bem congestionado e ainda com uma miríade de ônibus andando em ziguezague a maior parte do tempo. Utilizar o transporte público não era uma tarefa nada simples.

Sem ser a solução frente ao cada dia maior tráfego veicular (um problema que atinge as maiores cidades do mundo), o Metrobus pelo menos simplificou bastante a vida das pessoas que diariamente utilizam o transporte público. Especificamente para os usuários de ônibus.

O Metrobus é um sistema de pistas utilizadas exclusivamente pelos ônibus, onde não é permitida a circulação de outros veículos. Nele, os ônibus têm os seus pontos determinados nos corredores. Cada corredor conta com várias linhas de buses, existindo paradas específicas para cada uma. Olhando rapidamente até guarda algumas semelhanças com o eficiente tubo de Curitiba. Mas como será que o Metrobus portenho realmente funciona?

Os diferentes corredores da rede do Metrobus

Em total, a rede do Metrobus em Buenos Aires conta com oito corredores, em diferentes regiões da cidade. Somando todos eles, o serviço cobre uma distância total de 50 km, incluindo 150 estações e 110 linhas de ônibus.

Metrobus Belgrano

O primeiro em ser inaugurado foi o Metrobus da Avenida Juan B. Justo, que nasce em Palermo. Começou suas inovadoras atividades em maio de 2011, desafiando a incredulidade da maioria dos portenhos. Mas acabou dando certo, diminuindo consideravelmente o tempo habitual das viagens.

Metrobus 9 de Julio 1

Dois anos depois foi inaugurado o Metrobus da Avenida 9 de Julio, com certeza o mais conhecido pelos turistas brasileiros. Começa na 9 de Julio esquina Arroyo (Recoleta) e termina na Avenida San Juan (San Telmo), percorrendo 3 km.

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Contudo, o mais utilizado é o chamado Metrobus del Bajo, movimentando aproximadamente 300 mil passageiros por dia. Circula pelas avenidas Leandro N. Alem e Paseo Colón, desde a Avenida Independência (San Telmo) até Retiro. É o mais curto de todos, com apenas 2,9 quilômetros de extensão. Entretanto, facilita consideravelmente o transporte entre o centro de Buenos Aires e a Zona Sul.

Metrobus 9 de Julio 2

Outras características do Metrobus portenho

Além de agilizar o fluxo do trânsito e a locomoção das pessoas, o Metrobus portenho oferece outras vantagens. Uma delas é facilitar a conexão com outros meios de transporte público, como o trem e o metrô. Basta dar uma conferida nas plaquinhas colocadas nas estações para organizar rapidamente a sua viagem.

Saiba como utilizar o metrô de Buenos Aires [Guia Completo]

Ainda, muitos pontos do Metrobus portenho possuem conexão gratuita à internet (Wi-Fi). O que nunca deve faltar no seu bolso é o valioso cartão SUBE. Sem ele não dá para viajar, já que as passagens não podem ser pagas em dinheiro: unicamente com o cartão. Onde conseguir o prezado plástico? Em muitos quiosques de Buenos Aires, onde pode ser feita a recarga. Sim, nos quiosques você pode comprar o cartão SUBE e inserir créditos e pagar em dinheiro!

2 comentários sobre “Como funciona o Metrobus em Buenos Aires

  1. Ivan

    Bom dia ! Parabéns pela excelência de seus posts!
    Percebe-se que o transporte público é muito eficiente. O Sr já postou sobre vantagens e desvantagens de ir de automóvel para Buenos Aires, todavia, restou uma dúvida para mim, sobre os bagageiros de teto.
    Na Argentina, a regra da altura do bagageiro de teto é a mesma do Brasil, altura máxima de 50 cm a partir do teto ? Obrigado !

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Ivan, tudo bem? Olhando na Lei de Trânsito Argentina N°24.449 não achei menção sobre a altura máxima dos bagageiros de teto. Apenas no Artigo 48/q e 48/y a lei fala sobre a “proibição de transportar qualquer tipo de carga ou elemento que possa perturbar a visibilidade, afete as condições aerodinâmicas do veículo, oculte luzes ou indicadores ou sobressaia além dos limites permitidos” (48/q) e ainda “circular com defesas, engates ou elementos que ultrapassem os limites dos para-choques ou as laterais da lataria do carro” (48/y). Um abraço!

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