Avenida Corrientes de cara nova

Avenida Corrientes de cara nova

A mítica e emblemática Avenida Corrientes, um dos ícones de Buenos Aires, está de cara nova. Após vários meses de obras virou, em tempo parcial, um amplo calçadão. Como assim? Pois é, faz alguns dias que foram inauguradas as reformas realizadas recentemente na tradicional avenida portenha.

Famosa pela intensa atividade noturna, a Avenida Corrientes é, sem discussão, um dos pontos turísticos da cidade. O popular Obelisco, outro sinônimo de Buenos Aires, está encravado precisamente no cruzamento de Corrientes e mais um símbolo portenho: a Avenida 9 de Julio.

Historicamente, a Avenida Corrientes sempre se caracterizou por ter um trânsito terrível, seja qual for o horário. Porém, isso está mudando a partir de agora. Entre as Avenidas Callao e 9 de Julio, a popular Corrientes se converte todas as tardes numa rua quase exclusiva para pedestres.

A novidade permite transitar livremente por uma das pistas da avenida, interditada parcialmente ao trânsito veicular. Enquanto isso, ônibus, carros e táxis podem circular pela outra pista entre às 19h e as 2h da manhã. Ambas as pistas estão divididas por um canteiro. Uma proposta bastante original, com certeza…

Um pouquinho de história

É considerada uma avenida desde 1936, já que até aí, mesmo com o nome de “Corrientes”, era apenas uma rua. Berço da boêmia de Buenos Aires, na Avenida Corrientes sempre foi possível achar de tudo: teatros, cinemas, bares, restaurantes e pizzarias. Não é por nada que ganhou o apelido de “a rua que nunca dorme”!

Avenida Corrientes, pizzaria Guerrin

A Avenida Corrientes começa em Puerto Madero e acaba no bairro de Chacarita, com uma extensão de quase nove quilômetros. Nesse percurso atravessa os bairros de San Nicolás, Balvanera, Almagro, Villa Crespo e Chacarita.

Pensa viajar a Buenos Aires e quer curtir um verdadeiro show de tango, com jantar, bebidas livres e traslado ida e volta incluídos? Então não perca mais tempo… a sua solução acabou de chegar!!!

Nas melhores épocas soube acolher, junto com a rua Lavalle, boa parte dos cinemas de Buenos Aires. Foi também fiel testemunha da evolução do tango argentino e não era incomum achar renomadas figuras como Carlos Gardel em algum dos seus inúmeros cafés.

Embora com o passar do tempo muitos teatros e cinemas fecharam as suas portas, o brilho da Avenida Corrientes nunca desapareceu. Um brilho que promete aumentar com as novas mudanças planejadas pelo Governo da Cidade…

A Avenida Corrientes em 2019

A primeira parte já está habilitada. O calçadão funciona desde a esquina de Corrientes e Callao até a Avenida 9 de Julio. Mas não é o dia todo, não: vai desde as 19h até as 2h da manhã. Às sete da tarde, pontualmente, os guardas de trânsito fecham a circulação de carros numa das pistas. Todos os dias, de segunda a segunda.

Avenida Corrientes, tarde

Descendo pela Avenida Corrientes em sentido Obelisco, a pista da esquerda fica de uso exclusivo para os pedestres. Em julho ficaria pronta a segunda parte do projeto, desde Florida até Leandro N. Alem.

O que podemos encontrar nesse trecho quase exclusivo para pedestres? Vários teatros, bares e livrarias. Mas o que realmente marca presença nesse setor da Avenida Corrientes são as pizzarias. Banchero, Guerrin, La Americana, Kentucky e Los Inmortales são alguns dos nomes mais destacados. Se bobear, Buenos Aires tem mais pizzarias que na própria Itália!

Avenida Corrientes, teatro Astral

Todas as noites, o fluxo de pessoas caminhando pelo calçadão é grande e, pelo menos até agora, parece uma área relativamente segura. Turistas, grupos familiares e curiosos em iguais proporções, todos desejosos de conhecer e fotografar a nova cara da Avenida Corrientes.

Avenida Corrientes, noite

Lembrando que estamos em Buenos Aires, não na Suíça, e que por isso algumas medidas de segurança devem ser observadas. Contudo, dá para ver numerosos agentes de trânsito e polícia ao longo das 7 quadras que separam Callao da 9 de Julio. Só falta esperar mais um tempinho para ver a totalidade do projeto, mas até agora a iniciativa resulta interessante. Em resumo, mais uma atração para colocar na lista de quem vai visitar Buenos Aires!

Deixe uma resposta