Tango Porteño apresenta Glorias Argentinas, um espetáculo que emociona
Já sabemos que Buenos Aires é sinônimo de Tango. Mas se decidir por um bom show não é uma tarefa fácil. Existem muitas opções e a escolha pode depender de vários fatores. As propostas são muitas, e além dos diferentes preços, podemos encontrar espetáculos simples que recriam e sintetizam o espirito tangueiro em espaços reduzidos ou bem produções muito mais sofisticadas, em locais especialmente ambientados e para paladares mais exigentes.
O Tango Porteño funciona num antigo cinema (o cine Metro), totalmente reformado para a realização de shows de alto padrão e com uma capacidade para 1 mil pessoas. Já resulta bem acessível por causa da sua localização: de frente à Avenida 9 de Julio e a poucos metros do Obelisco.
De quintas a domingos, desde as 22.15h, é apresentado Glorias Argentinas, um espetáculo com a participação especial da cantante e atriz Nacha Guevara, apelidada de Rainha da Calle Corrientes e Juan Carlos Copes (com mais de 60 anos dançando tango). Nas segundas, terças e quartas-feiras o lugar de Nacha Guevara é ocupado por Amelita Baltar.
Você pode escolher entre o Show com Jantar (Cena Show), ou simplesmente assistir o espetáculo. As portas abrem as 20.15 e o jantar começa a partir das 20.30h. Quem preferir chegar só para presenciar o espetáculo deverá esperar até às 22h para poder entrar.
O salão principal oferece ao visitante um ambiente muito bem decorado e elegante. Durante a ceia o atendimento é cordial, com garçons bem dispostos e atenciosos oferecendo bebidas aos comensais o tempo todo. É oferecido um jantar de três passos (entrada, prato principal e sobremesa) que deve ser escolhido pelo convidado. Veja as opções do cardápio de Tango Porteño.
Só uma dica para aqueles que pedirem o tradicional Bife de Chorizo (contra filé, em português): na hora de solicitar o prato ao garçom, informar o ponto de cozimento desejado. Geralmente, vem mal passado.
E a função vai começar…
Ás 22.15 as luzes se apagam completamente e um filme com imagens em preto e branco do lendário Aníbal Troilo, inunda a tela. Glorias Argentinas começa com um grupo de compadritos (a típica figura do malandro do tango argentino) dançando entre eles como acontecia antigamente: no início, o tango só era dançado entre homens.
Mas essa cena não dura muito, não. Após uma rápida mudança de cenografia, aparece Nacha Guevara interpretando a Tita Merello, uma das figuras femininas mais emblemáticas que o tango de Buenos Aires já teve. Ela sozinha sobressai dentre os seis compadritos e utilizando um jeito bem arrabalero (suburbano) e diálogos engraçados, ganha logo a aprovação da audiência.
Com a casa lotada e demonstrando se sentir mais do que à vontade no papel de mulher dominadora, Nacha Guevara brilha com a sua interpretação da milonga Se Dice de Mi, de Francisco Canaro.
Em seguida chega a vez de Juan Carlos Copes, apelidado do dançarino do século. Com muitos anos de experiência entrega sem rodeios uma aula de classe e bom gosto.
O telão cai… mas sobe de novo e com uma ambientação diferente, Nacha Guevara volta ao palco. Desta vez, vestida de terno e chapéu, e acompanhada por uma pouco usual orquestra feminina, desafiando o tradicional machismo do tango argentino. A sua atuação brilha da mão de Che Bandoneón, popular tango com música de Aníbal Troilo e letra de Homero Manzi, e Chorra, do imortal Enrique Santos Discépolo.Com a chegada da famosíssima La Cumparsita é a vez do veterano Juan Carlos Copes deleitar novamente a plateia com seus sóbrios e experientes passos.
Formada por um piano, cinco violinos, um contrabaixo, um violoncelo e quatro bandônions, a Orquestra Típica Di Salvo é outro dos destaques do Tango Porteño. Com imagens de fundo do grande mestre Astor Piazzolla, cada integrante tem a oportunidade de mostrar toda a sua habilidade instrumental. Enquanto isso, um dos casais de bailarinos rouba a atenção do auditório com uma vertiginosa e audaz atuação.
E finalmente chega a cereja do bolo: Nacha Guevara faz a sua entrada triunfante e definitiva. Impressiona ao público com a sua interpretação de Evita, quando a função está quase acabando. No llores por mí, Argentina, é sem dúvida o momento de maior emoção da noite. Ela canta desde a sacada, personificando a Eva Perón, enquanto os dançarinos, representando o povo reunido na Plaza de Mayo, escutam com total atenção e obediência as suas sentidas palavras.
São quase duas horas de atuação, com 32 artistas em cena, numa ótima produção dirigida por Dolores De Amo. E para não esquecer, na hora da saída, você pode comprar o DVD de Glorias Argentinas, CD’s e outras lembranças da apresentação.
A peça Glorias Argentinas é apresentada diariamente em Tango Porteño.
Cerrito 570, Ciudad Autónoma de Buenos Aires.
Todos os dias desde as 22.15h
Jantar a partir das 20.30h