Temaikén, um lugar para curtir em família

Temaikén, um lugar para curtir em família

É bom saber que a capital da Argentina, além dos emblemáticos e tradicionais pontos turísticos, tem outros lugares que merecem ser visitados, permitindo ao turista fugir um pouco do já conhecido agito da cidade portenha. Um atraente passeio em Buenos Aires pode ser visitar Temaikén.

Trata-se de um bio-parque que ocupa uma área de 34 hectares (equivalente a 48 estádios de futebol) e está localizado na cidade de Escobar, a 50 km do centro de Buenos Aires. Foi inaugurado em 2002 com o objetivo de combinar num só lugar aquelas atividades normalmente encontradas no Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário e no Museu de Ciências Naturais.

Temaikén transmite a importância de cuidar e respeitar os animais e os recursos naturais que o planeta possui. E não deixa de ser um bom programa para desfrutar, ao ar livre e com toda família, da natureza em todas as suas manifestações.

Inicialmente, o visitante já pode levar uma boa impressão: os animais estão em espaços amplos (não em gaiolas) e parecem bem cuidados. A limpeza do lugar também deve ser mencionada, e o parque tem a infraestrutura necessária para poder passar um dia agradável.

Características principais

O parque Temaikén (que significa terra de vida no dialeto indígena tehuelche) está dividido em quatro áreas bem definidas: África, Ásia, o Aquário (com a presença de imponentes tubarões, junto com outas espécies) e o chamado Autóctone, que apresenta numerosos exemplos da flora e fauna regionais da Mesopotâmia e Patagônia da Argentina.

Um dos principais destaques do Temaikén é o aquário, com três ambientes diferenciados. A mais impressionante é a seção chamada Oceano (inaugurada em 2012), com um milhão de litros de água e nove variedades de tubarões. Completam a cena espécies exóticas da Amazônia, Caribe e Oceania e a presença de mergulhadores profissionais.

(Foto: DanielHP)

Tubarões no aquário de Temaikén (Foto: DanielHP)

Já no Cinema 360 é possível curtir uma cativante experiência audiovisual, com imagens em 360 graus cheias de efeitos especiais e alta tecnologia. Os três centros interativos que podem ser encontrados no bioparque são também um bom motivo para se envolver com a preservação da natureza.

As crianças não deixam de ter o seu protagonismo: na chamada chacra (granja, em português) elas podem participar da alimentação e o cuidado dos diferentes animais que nela se encontram (aves, bezerros, ovelhas, cabras, etc.).

A chacra também conta com uma pequena horta, onde vários tipos de hortaliças e legumes são cultivados. Por último, existem também três áreas bem definidas para os baixinhos: a Praça das Sensações, o Pavilhão Educacional e os clássicos Carrosséis.

(Foto: longhorndave)

O Lugar das Aves, Temaikén (Foto: longhorndave)

Outro ponto interessante do Temaikén é o Lugar das Aves, uma coleção de mais de 200 espécies dos cinco continentes (perto de 2.500 aves no total), repartidas em cinco aviários mas conservando as características próprias de cada região.

O parque temático consegue reunir mais de 20 tipos de mamíferos: cangurus, capivaras, tigres, zebras, antílopes e até o guepardo (ou chita), o animal mais rápido da terra.  Mas também podemos encontrar uma grande variedade de peixes e répteis, sem falar das numerosas e diversas árvores que dão um agradável colorido ao lugar.

(Foto: doriana del sarto)

Temaikén (Foto: doriana del sarto)

Horários do Bio-parque Temaikén 

  • De terça a domingo, das 10h às 19h (horário de verão).
  • De terça a domingo, das 10h às 18h (horário de inverno).
  • Fechado às segundas feiras, exceto durante as férias de julho.

(Foto: SergioDJT)

Temaikén (Foto: SergioDJT)

Localização e como chegar

O bioparque Temaikén está localizado na Ruta 25, Km. 1, na localidade de Escobar (menos de 1 km da Ruta Nacional 9). Desde a Capital Federal, são aproximadamente 45 minutos de viagem (de carro).

Para chegar, pode ser utilizado o ônibus Costera Metropolitana (da empresa Chevallier). O ponto de saída é desde a Plaza Itália (frente ao Zoológico de Palermo). Outra opção é pegar o ônibus da linha 60 ramal Escobar.

Quer conhecer em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Descubra a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

Contudo, existem várias empresas de transporte oferecendo traslado ida e volta ao Bioparque Temaikén desde o centro portenho: no final das contas, é um passeio que muitas vezes está incluído nos numerosos pacotes turísticos em Buenos Aires.

Para finalizar, Temaikén também possui um serviço exclusivo de locomoção e guia turístico. Para agendamentos é só entrar em contato pelo e-mail turismo@temaiken.org.ar

15 comentários sobre “Temaikén, um lugar para curtir em família

  1. Maryane Nepomuceno Pivotti

    Olá! Fomos ao Bioparque Temaiken dia 17-04-2015 e lá é simplesmente lindo!! Foi um dos melhores passeios que fizemos!
    Gostaria de enfatizar algo que nos deixou meio perdidos, deixamos não compramos as entradas online justamente por medo de não conseguir ir e nos blogs em geral explicam de uma forma diferente sobre COMO CHEGAR:

    -Pegamos o metrô D linha verde até a Plaza Itália (bem fácil);
    -Do outro lado da rua ficam os ônibus e tem um guichê para comprar entrada mas só abre as 10:00h da manhã!
    -Para andar de onibus tem que ter cartão sube, compramos em uma banquinha de revista por 35 pesos argentinos e carregamos com alguns pesos;
    -Há duas opções de onibus para o Temaikén:
    *Linha 60: Só entra no parque 3ªs, sábados e domingos nos demais dias te deixa no terminal de Escobar e você tem que pegar um ônibus lá até o parque. Custa 20 pesos (40 pesos ida e volta). Tem ônibus o tempo todo até as seis da tarde. Para voltar é o mesmo trajeto: pegar um ônibus até o terminal de escobar e lá pegar a linha 60.
    *Costera Metropolitana: Mesma coisa do acima: Só entra no parque 3ªs, sábados e domingos nos demais dias te deixa no terminal de Escobar e você tem que pegar um ônibus lá até o parque. Custa 30 pesos (60 pesos ida e volta), mas não tem todos os horários tem que verificar bem antes de comprar ida e volta.

    A diferença é que o Costera é mais rápido. Fomos de Costera e voltamos de linha 60 mas MORRI de alergia na volta, tinha um cheiro muito mas muito forte de perfume de ambiente dentro do ônibus!
    – Pagamos 210 na entrada do Parque.

    Acho que é isso, espero que as informações ajudem em alguma coisa e lembro: O parque é mil vezes lindooooooo!! As fotos ficam maravilhosas lá! =D

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Olá Maryane, obrigado pelas completas dicas que com certeza vão ajudar outras pessoas desejosas de visitar o belo parque Temaikén. Ficamos contentes sabendo que deu tudo certo no seu passeio e agradecemos o fato de ter compartilhado a sua experiência aqui no blog. Um abraço!

  2. Alessandro Costa

    Olá, tudo bem? Gostei muito de suas dicas, inclusive estou tentando fazer a compra dos ingressos pelo site, contudo, pede um número de identificação argentino, o DNI, como não tenho, como posso proceder para comprar os ingressos ? Poderia me ajudar? Vc acha que compensaria mais ir por contra própria ou fechar os pacotes que são oferecidos aos turistas geralmente? Desde já, agradeço sua atenção!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Olá Alessandro… obrigado pelo comentário! No cadastro para comprar os ingressos para Temaikén você pode colocar o seu RG e após completar todos os dados vai receber um e-mail com um link de confirmação. Depois de clicar nesse link poderá continuar com a compra.
      Se quiser, você também pode consultar os valores dos nossos parceiros da Funny Times Travel.
      Contudo, ainda é possível comprar os ingressos no local. Só que é o mais recomendável é comprar um pacote com antecedência, já que todos eles incluem o traslado e Temaikén encontra-se um pouco distante do centro de Buenos Aires (50 km). Um abraço!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Oi Patricia, tenta utilizando o link do site oficial de Temaikén, no final do artigo, ou com os banners da BsAs4u na barra lateral direita ou na homepage. Um abraço!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde, Elci. Ficamos felizes sabendo que você e a sua família gostaram do passeio. Obrigado por compartilhar a sua experiência conosco e outros leitores. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

404: Not Found