As belezas naturais da Patagônia Argentina

As belezas naturais da Patagônia Argentina

Muitas vezes é a capital de um país a que recebe a maior atenção dos turistas, relegando para um segundo plano outras cidades que podem ser tão ou até mais atraentes. Logicamente uma localização conveniente e de fácil acesso tem muito a ver na hora de planejar uma viagem, mas hoje em dia viajar para lugares menos acessíveis, não é uma missão impossível.

Buenos Aires é sem dúvida o destino argentino mais procurado e visitado por viajantes do mundo todo. Uma cidade grande, com influência europeia por causa da forte imigração espanhola e italiana, muitos eventos culturais e uma animada vida noturna, são apenas algumas das suas características.

Embora o nosso blog esteja dedicado a mostrar as atrações de Buenos Aires, é bom saber que a Argentina não se limita somente à figura de sua cidade capital: há outros lugares muito interessantes e só é questão de enfrentar um voo de duas ou três horas para poder descobrir novos horizontes.

Com certeza, a região que abriga algumas das mais belas paisagens naturais do país vizinho é a Patagônia. Ela nasce no sul da província de La Pampa e se estende até o final do território argentino, na distante Tierra del Fuego. A Patagônia Argentina possui uma geografia variada e seu clima frio e seco permite que seja visitada em qualquer época do ano. E a neve e o frio são dois elementos que podem resultar bem sedutores para muitos turistas brasileiros.

Quatro lugares imperdíveis na Patagônia Argentina

Bariloche

A cidade de San Carlos de Bariloche, na província de Rio Negro, sempre foi o lugar escolhido por todos os alunos do segundo grau (principalmente das escolas de Buenos Aires) para realizar a sua viagem de formatura.

O Centro Cívico tem uma intensa atividade comercial, com muitas lojas onde você pode apreciar e comprar os produtos típicos da região. Os tentadores chocolates (uma delícia) e os casacos de lã feitos à mão, por exemplo, são sua marca registrada.

Bariloche, Patagônia Argentina

Durante a temporada de neve, o Cerro Catedral, no Parque Nacional Nahuel Huapi, é o lugar top para esquiar e fazer outras atividades de inverno. O Cerro Otto, também no mesmo parque, é outro ponto turístico escolhido por milhares de fãs dos esportes invernais. Tem 1.400 metros de altura e desde o topo (depois de ter chego utilizando o teleférico) você ainda pode desfrutar de uma incomparável vista panorâmica de toda a região e curtir uma bebida quente (bem necessária nessas horas) na original cafeteria giratória do Cerro Otto.

Aerolíneas Argentinas cobre diariamente o trajeto de 1.600 km entre Buenos Aires e Bariloche. Os voos diretos partem geralmente do Aeroporto Jorge Newbery (embora alguns possam sair também do Aeroporto de Ezeiza) e têm uma duração de duas horas e meia.

Villa La Angostura

A sempre bonita Villa La Angostura encontra-se a uma distância de 75 km de Bariloche, na província de Neuquén, beirando o Lago Nahuel Huapi. Uma boa dica é alugar um carro já no mesmo aeroporto de Bariloche, pois a estrada está em boas condições, bem sinalizada e é muito agradável para dirigir (especialmente na baixa temporada).

Villa La Angostura, Patagônia Argentina, Lago Correntoso

Em torno da baía de Puerto Manzano está concentrada a maioria das pousadas e hotéis. O resort de esqui Cerro Bayo é uma das principais atrações turísticas da vila. Mas não perca a oportunidade de fazer a viagem em catamarã (ou através da trilha que permite ir de bicicleta ou a pé) até o famoso Bosque de los Arrayanes. É um parque natural com árvores bem antigas e no meio está localizada a famosa cabana de madeira, que segundo dizem os moradores, foi a inspiração para o filme Bambi (no ano 1942!).

Partindo desde Villa La Angostura, você também pode fazer a viagem ao longo do Camino de los 7 Lagos, o que revela uns cenários verdadeiramente incríveis. Pelo mesmo caminho é possível chegar a San Martin de los Andes, ou ainda atravessar a Cordilheira dos Andes e chegar ao Chile. E não perca a oportunidade de parar junto ao Lago Correntoso, que, na verdade é bem calmo, e parece um autêntico espelho d’água.

El Calafate

Na margem do Lago Argentino, encontramos El Calafate, uma das principais cidades da província de Santa Cruz. Mas o principal destaque é sem dúvida nenhuma o imponente Glaciar Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares (junto com o Monte Fitz Roy e o Glaciar Upsala).

A famosíssima geleira tem uma altura de quase 60 metros. Mesmo sendo de menor tamanho que o Glaciar Upsala, o Glaciar Perito Moreno é a atração mais visitada do Parque. Os desabamentos naturais que a geleira produz aproximadamente a cada cinco anos, formam um espetáculo único e imperdível.

El Calafate, Patagônia Argentina, Glaciar Perito Moreno

As atividades que podem ser realizadas são bem diversas: pesca, passeios de 4×4, esqui, snowboard, patinação, caiaque e muito mais. Oferece também uma variada proposta em questões de hospedagem e gastronomia.

Apesar de ter menos de 6.000 habitantes, tem seu próprio aeroporto (localizado a uns 25 km da cidade) e recebe voos diários de Buenos Aires e outras grandes partes do país. Com uma temperatura média inferior aos 8 °, visitar El Calafate é uma excelente escolha se você não quer sofrer com o intenso calor do verão portenho.

Ushuaia

É a capital da província de Tierra del Fuego, sendo conhecida também como a Cidade do Fim do Mundo. Na língua indígena local, Ushuaia significa baía profunda. Embora tenha uma área de pouco mais de 20 km2, é um dos destinos mais atraentes da Patagônia Argentina.

Ushuaia tem se convertido no destino de numerosos cruzeiros e desde seu porto saem excursões em barco pelas costas vizinhas, incluindo o Canal de Beagle e a gélida Antártida.

Ushuaia, Patagônia Argentina

Mas se você prefere ficar em terra firme, não se preocupe: existem várias atividades a serem realizadas. Por exemplo, percorrer o Parque Nacional Tierra del Fuego, dar um passeio no Tren del Fin del Mundo ou conhecer melhor a cidade a bordo do antigo, porém simpático ônibus azul de dois andares. E não deixe de visitar o Cerro Castor, o melhor lugar para esquiar.

Outro ponto destacado de Ushuaia é a sua culinária, onde é possível degustar as iguarias locais, como a pescada negra, a centolla e o popular cordeiro patagônico (um prato clássico da Patagônia Argentina).

Desde os aeroportos de Ezeiza e Aeroparque você pode viajar com Aerolíneas Argentinas todos os dias para Ushuaia. Um voo direto leva três horas e meia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

404: Not Found