Ampliação da Linha E do metrô de Buenos Aires
Embora não seja umas das mais utilizadas pelo público brasileiro, a Linha E do metrô portenho promete ser, a partir de agora, de maior utilidade. Algumas semanas atrás foram inauguradas as três novas estações que fazem parte da demorada ampliação da linha E.
O novo trajeto comunica dois pontos da cidade de alta relevância: a Plaza de Mayo e a Estação Retiro. Até agora, a única chance de percorrer ambos os pontos era utilizando o Metrobus. Uma opção que, em horários de pico, podia ser consideravelmente demorada.
A extensão, de dois quilômetros, inclui três novas estações: Correio Central, Catalinas e Retiro. Assim, o percurso completo da Linha E vai desde Retiro até a estação Plaza de los Virreyes, no bairro de Flores.
Até o mês passado o trajeto acabava na estação Bolívar, localizada numa das laterais da Plaza de Mayo. Após uma demora de mais de uma década, a obra foi terminada e vai facilitar a vida de muitos portenhos. Quantos? Perto de 100 mil por dia e a previsão é de somar ainda outros 60 mil.
Então vamos conhecer com maiores detalhes as novas estações e ver que o que podemos achar nas redondezas…
Correio Central
A primeira estação da reformada linha E chama-se Correio Central. Encontra-se no cruzamento da Avenida Leandro N. Além com a Avenida Corrientes, no bairro de San Nicolás. Em cima dela está o Centro Cultural Kirchner, onde antigamente funcionava o edifício dos Correios.
Aproveitando a construção da nova rampa (recentemente inaugurada), agora é possível chegar a Puerto Madero com muita mais facilidade. Sim, aquelas obras que tanto atrapalhavam a nossa vida finalmente acabaram. O bairro mais novo da cidade ganhou um novo destaque… um acesso muito mais prático e a poucos passos da estação Correio Central.
Outra vantagem da nova estação é a sua proximidade com o microcentro portenho. Basta atravessar Leandro N. Além que já estamos dentro do burburinho característico do centro de Buenos Aires. Por último, a estação permite fazer a combinação com a linha B (vermelha) do metrô.
Catalinas
Catalinas é o nome da seguinte nova estação da linha E. Está situada na esquina das avenidas Leandro N. Além e Córdoba, no bairro de Retiro. Bem próxima do Terminal de Buquebus, permite a conexão com as 30 linhas de ônibus do Metrobus. Possui, do mesmo jeito que as outras duas novas estações, um visual bem moderno e atraente.
O charmoso Hotel Sheraton e os prédios comerciais do mesmo nome, estão pertinho da estação Catalinas. A frequência atual dos serviços da linha E é de aproximadamente 5 minutos durante os dias úteis. Contudo, o objetivo é melhorar a eficiência, garantindo uma demora de três minutos e meio até o final do ano. Devemos confessar que linha E nunca foi das mais velozes, então essa mudança com certeza será muito bem-vinda!
Como utilizar o metrô de Buenos Aires [Guia Definitivo]
Retiro
A última estação. Onde? Na Avenida Libertador, entre as ruas Juncal e Esmeralda. Justamente ao lado da estação de trem Retiro da linha Bartolomé Mitre e perto da Rodoviária de ônibus. Uma localização bastante conveniente, possibilitando a combinação com a linha C (azul), além dos trens das linhas Mitre, Belgrano e San Martín.
Ao descer da estação Retiro podemos visualizar, de um lado, a Torre Monumental e do outro a Plaza San Martín. Sim, onde acaba a mítica calle Florida. Mais uma vez a poucos metros do centro de Buenos Aires!
A ampliação da linha E do metrô portenho pode ser percorrida em escassos cinco minutos. Sem dúvidas uma opção bem mais em conta para poder viajar economizando tempo!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.