Parrilla Peña, o verdadeiro sabor da carne

Parrilla Peña, o verdadeiro sabor da carne

Normalmente, quem visita Buenos Aires não abre mão de curtir três coisas: carne, vinho e tango. É claro que a cidade tem muitos outros atrativos, mas certos padrões falam mais alto. Assim, a escolha de uma boa churrascaria pode levar tempo porque o número de locais gastronômicos carnívoros é altíssimo. Como combinar então qualidade, preços justos e bom atendimento num lugar só? A resposta pode ser uma: visitando a Parrilla Peña.

Está localizada fora do circuito turístico tradicional, mas sem ter que ir muito longe. De fato, tinha vários turistas estrangeiros. Se você já visitou o Teatro Colón, saiba que nas redondezas vai achar uma churrascaria que realmente vale a pena. Abre para o almoço e jantar, de segunda a sábado. O problema é que não aceitam reservas, então tem que chegar cedo. Caso contrário será necessário fazer fila e esperar. Eu entrei às 12.10 e havia uma mesa só. Quando sai, uma hora e meia depois, estava quase lotado.

São dois salões, um no térreo e outro no primeiro andar, com garçons experientes e mostrando anos de ofício. Isso normalmente é sinal de boa comida e correto atendimento, porém sem estridências. E assim foi…

Cardápio

O cardápio da Parrilla Peña conta com todos os cortes de carne que os portenhos gostam. Linguiças, morcelas, bife de chorizo, filé mignon, costela, fraldinha, etc. Não falta nada. Além de duas opções de porco (matambre e bondiola) e frango assado. Uns poucos pratos de massa para quem prefere se manter afastado de tanta carne, saladas e uma interessante variedade de vinhos. Não muito mais do que isso, o que é bom porque fazer o pedido resulta mais fácil!

Parrilla Peña, salão

Os preços são razoáveis, o que indica que a churrascaria pode ser frequentada por turistas ou moradores locais, sem diferenças. Sem perder tempo, e fugindo do padrão tradicional, deixamos de lado o popular bife de chorizo. Sim, focamos a nossa atenção em outra carne bem tentadora: a entranha. Como assim?

Os segredos da entranha

Nunca ouviu falar da entranha? Trata-se de um corte nobre, embora não muito conhecido pelos turistas. A entranha nada mais é do que a carne que se encontra ao redor do diafragma do boi. Sendo um músculo pouco utilizado, sua consistência é bem mole. Na verdade, existem dois tipos de entranha: a fina (bem molinha) e a grossa (mais dura). Com certeza, você já adivinhou qual das duas devemos colocar na grelha!

Parrilla Peña, entraña

É fininha e, independentemente da preferência, deve ser servida ao ponto. Se deixar mais tempo na grelha, estraga: acaba secando e perde todo o seu charme. O segredo de um bom churrasqueiro é assar a entranha junto com a membrana: fica mais saborosa e crocante. E no Brasil? Não é muito conhecida, infelizmente, mas alguns açougueiros experientes conseguem identificá-la como “fraldinha do diafragma”.

O almoço está pronto!

Logo em seguida, junto com a bebida, chegou uma empanada frita de carne como brinde. De bom tamanho, bem-feita, com muito recheio e suco. Ideal para esperar pacientemente a desejada entranha que, para sermos sinceros, não demorou quase nada.Em menos de quinze minutos chegou o suculento prato: mesmo sendo meia porção eram três fatias de entranha bem generosas. Mais do que suficiente para um comensal.  Qual foi o acompanhamento? Batatas fritas à Provençal… com bastante alho e salsinha!

Parrilla Peña, batatas fritas

Além disso, dois tipos de molho para acompanhar a carne: chimichurri e salsa criolla (molho à Campanha). Os dois bem temperados, embora sem cair no exagero.

Parrilla Peña, temperos

Mesmo após tanta comida, resultou impossível pedir a conta na Parrilla Peña sem antes experimentar uma sobremesa. Evitando novamente fazer o pedido habitual, ignoramos o clássico pudim com doce de leite.

A escolha foi outra: Romeu e Julieta versão argentina, uma das sobremesas mais famosas no país vizinho! Dois tipos de doce disponível… Dulce de Batata (marrom glacê) ou Dulce de Membrillo, parecido com a goiabada. O queijo pode ser o Mar del Plata, duro e com um toque sutilmente apimentado ou Cremoso, mais perto do sofisticado Brie: mole e com um sabor penetrante. O meu foi simplesmente Batata e Mar del Plata. Excelente e abundante!

Parrilla Peña, sobremesa

Parrilla Peña, vale a pena?

Na hora da conta, nada de desmaiar. Dá para comer abundantemente sem ter que sacrificar a economia do resto das férias, pagando um valor justo. A notinha inclui o chamado serviço de mesa e você deixa gorjeta, se quiser. No meu caso, eu fiz. O atendimento foi ótimo, um elemento que nem sempre encontramos em Buenos Aires. Vale a dica? Sim. Se estiver procurando uma boa churrascaria na capital portenha e comer carne de verdade, então pense na Parrilla Peña!

Pensa viajar a Buenos Aires e quer curtir um verdadeiro show de tango, com jantar, bebidas livres e traslado ida e volta incluídos? Então não perca mais tempo… a sua solução acabou de chegar!!!

Qual o endereço? Rodríguez Peña 682, quase esquina Viamonte. Abre de segunda a sábado em dois horários: das 12.00h às 16.00h e a partir das 20.00h até a meia-noite. Domingos fechado.

Um comentário sobre “Parrilla Peña, o verdadeiro sabor da carne

Deixe uma resposta