Conhecendo os trens de Buenos Aires

Conhecendo os trens de Buenos Aires

O trem é outro dos meios de transporte de Buenos Aires mais utilizados, comunicando diversos pontos entre a cidade e a província. Calcula-se que diariamente mais de um milhão de pessoas utilizam os diferentes serviços.

Antigamente a rede ferroviária pertencia ao Estado, até que nos anos 90 foi dividida e entregue a vários concessionários privados, com resultados desiguais.

Os pontos de partida principais são as estações Retiro e Constitución.  Outras estações importantes são Once, Federico Lacroze e Buenos Aires, todas elas dentro da Capital Federal.

Estação de Retiro, trens de Buenos Aires

O sistema de trens de Buenos Aires está formado pelas seguintes linhas, com seus ramais e estações de partida.

  • Linha Belgrano Norte (estação Retiro, no centro da cidade de Buenos Aires).
  • Linha Belgrano Sur (estação Buenos Aires, no bairro de Parque Patricios).
  • Linha General Mitre (Retiro. Ramais Tigre e Bartolomé Mitre)
  • Linha General Roca (Constitución, no final da Avenida 9 de Julio na direção sul).
  • Linha General San Martín (Retiro)
  • Linha General Sarmiento (estação Once)
  • Linha General Urquiza (estação Federico Lacroze, no bairro de Chacarita).
  • Linha Tren de la Costa (Olivos)

Tren de la Costa, trens de Buenos Aires

Por exemplo, para dar um passeio pelo Tigre pode ser utilizada a linha Bartolomé Mitre (ramal Tigre), que sai de Retiro. Ou bem escolher o ramal Mitre, da mesma linha, até a estação Bartolomé Mitre (no bairro de Olivos) e depois fazer o transbordo no Tren de la Costa (na estação Maipú) e descer na estação Delta, que é o ponto final do trajeto. Aproveite o interessante passeio turístico que o Tren de la Costa oferece.

Com o ramal Tigre também é possível conhecer bonitos e residenciais bairros de Buenos Aires como Belgrano, Vicente López, Olivos e San Isidro, na chamada Zona Norte.  O percurso do trem também acaba no município de Tigre. Conheça os segredos de San Isidro, o bairro mais aconchegante.

A situação atual dos trens de Buenos Aires

Mesmo sendo um meio de transporte que, em teoria, deveria ser dos mais indicados para percorrer Buenos Aires, sua utilização nem sempre é a mais recomendada. Falta de investimento, diferenças políticas e gremiais, e principalmente falta de manutenção (o que infelizmente tem provocado alguns acidentes graves nos últimos tempos) acabam desalentando o seu uso.

Trem Bartolomé Mitre, trens de Buenos Aires

Demoras, superlotação, insegurança e cancelamento de serviços são algumas das dificuldades que os usuários devem sofrer com frequência, principalmente nas linhas que percorrem os subúrbios.

Trem Bartolomé Mitre, trens de Buenos Aires

Contudo, uma enérgica política de renovação está sendo aplicada finalmente por parte do Governo. Desse jeito, novas unidades esperam pacientemente nos trilhos da estação Retiro, com o intuito de renovar as formações ferroviárias e melhorar o serviço, recuperando assim o brilho que caracterizou os trens de Buenos Aires durante muitos anos.

21 comentários sobre “Conhecendo os trens de Buenos Aires

  1. Alcino

    Boa tarde! Sou brasileiro e irei de avião até Buenos Aires e pegarei o trem para Mar Del Plata! Qual melhor meio de deslocamento entre o aeroporto e a estação de trem?

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Lina, tudo bem? Não, infelizmente não existem linhas de trem comunicando Buenos Aires e Bariloche. Só ônibus e avião, cujos serviços funcionarão novamente depois da quarentena por causa do Covid-19. Abraço!

    2. Alda

      Bom dia estou pesquisando também já fui 2 x em Bariloche e o agora quero ir de trem , tem sim se chama trem patagonico porém não é direto faz baldiacao pesquisa pq ele sai 1 vez por semana um abraço

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Luis, tudo bom? Para utilizar os serviços dentro de Buenos Aires (linhas Mitre, Roca, Belgrano, etc.) não é exigido o documento de identidade. Você precisa sim ter o cartão SUBE para poder viajar, mais nada. Agora, se você viajar de trem entre cidades de maior distância (entre Buenos Aires e outros estados ou províncias, por exemplo) aí sim vai ser necessária a apresentação da sua carteira de identidade. Abraço!

  2. Bismarck Oliveira Rodrigues

    Li que não é seguro ir de trem entre La PLata e Buenos Aires, quais os riscos?

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Bismarck, tudo bem? Historicamente os trens da linha Roca foram os mais atingidos pela falta de segurança dentro e fora deles. O cenário mudou consideravelmente nos últimos anos e melhorou bastante nesse quesito. Contudo, como acontece na maioria das grandes cidades da região, o mais recomendável é utilizar esses serviços durante o dia sempre que seja possível. Abraço!

  3. Joelma

    Ola, vou para BS pelo aeroporto de El Palomar, acha perigoso pegar o trem san Martín até o Retiro as 22:00? Estarei sozinha e só com uma .mochila.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Joelma, tudo bem? Infelizmente o último trem a Retiro passa pela estação El Palomar às 21.02 (de segunda a sábado) e às 21.03 (domingos e feriados). Depois desse horário o trem acaba o seu percurso na estação Villa del Parque. Abraço!

  4. Christine Kelly Alencar Cka

    Gostaria de ir de Buenos Aires a Córdoba de trem. Se é seguro e Onde pegar o trem

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Christine, tudo bem? O trem a Córdoba sai da Estação Retiro, é um médio de transporte bastante seguro e tem dois serviços por semana (segunda e sexta partindo desde Buenos Aires). A duração da viagem é de 19 horas e é a opção mais econômica para viajar entre as duas cidades. Abraço!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Ana Paula, tudo bem? A fábrica da Cervejaria Quilmes fica na Avenida 12 de Outubro, no bairro de Quilmes, e para chegar lá você pode pegar o trem da linha Roca na estação Constitución e descer na estação Quilmes. Depois, até a fábrica é preciso caminhar umas seis quadras. Abraço!

  5. Patrícia Anido

    Boa noite Patricio, queria uma informação. Pegar o trem na estação El Jaguel para Constituición, vc acha que é tranquilo e seguro para duas mulheres com mochilas e bolsas? Esta foi uma das rotas sugeridas para sair do aeroporto de Ezeiza. Um ônibus até El Jaguel e depois o trem até Constituición e depois Subte. Por favor, nos dê uma luz. Desde já agradecemos.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Bom dia Patrícia, tudo bem? Sinceramente é uma opção econômica, porém demorada e pouco segura, mais ainda carregando bagagem. Entendo que vocês vão desde Ezeiza até o centro da cidade, certo? Então acho mais seguro e prático pegar o bus de Tienda León que sai do aeroporto de Ezeiza e deixa vocês em Puerto Madero. Daí, até o seu lugar de hospedagem, podem pegar o transporte público, se for o caso, ou ainda táxi ou remise. Abraço!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Oi Bruna, tudo bom? Infelizmente não há serviços de trem entre Buenos Aires e as cidades brasileiras. A linha ferroviária portenha apenas une a capital argentina com as cidades de Mar del Plata, Chivilcoy, Junín e Bahía Blanca (dentro da província de Buenos Aires) e as cidades de Rosário, Córdoba e Tucumán. Abraço!

  6. Victor Arruda

    Ola meu amigo, fiquei com uma duvida em seu posto, se eu quiser ir ate a estação delta no Tigre, posso pegar o trem de la costa ou ir direto de retiro pelo ramal tigre ate o Delta ?

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Bom dia Victor, tudo bem? A estação Delta é a última da linha do Tren de la Costa e fica em frente ao Casino Trilennium e bem próxima da entrada do Porto de Frutos do Tigre. A estação Tigre, no entanto, é a última da linha Mitre, ramal Tigre e está um pouco mais afastada da estação Delta. A distância que separa ambas as estações é de aproximadamente 1 quilômetro. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

404: Not Found