Tren de La Costa e seus começos

O Tren de la Costa foi inaugurado em 1995 com a intenção de criar um novo passeio turístico, ocupando as abandonadas trilhas da antiga linha Delta, que havia sido suspensa nos anos 60. Percorre um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros, sobre um total de onze estações; oito delas já formavam parte originalmente e três novas estações foram construídas.

O simpático trem atravessa os bairros residenciais de Olivos, La Lucila, Martínez, Acassuso, San Isidro (inicialmente uma das estações mais atraentes, com um passeio comercial) e San Fernando até chegar ao Tigre. Todos eles localizados na chamada Zona Norte de Buenos Aires, uma área nem sempre explorada pelos turistas.

Curta um bonito passeio ao ar livre!!! Visite o Tigre e conheça seus destaques.

Booking.com
Tren de la Costa, Buenos Aires
O Tren de la Costa permite conhecer a chamada Zona Norte de Buenos Aires

A viagem no Tren de la Costa tem uma duração de aproximadamente 30 minutos e oferece uma completa vista dos bairros já mencionados e também do Rio de la Plata. As passagens têm dois preços diferentes (um ponto talvez discutível, mas enfim…): vinte pesos argentinos para os turistas e dez pesos para os residentes.

De segunda a sexta o primeiro trem começa as 6.50 (saindo da estação Delta) e o último serviço é às 21.00 horas.  Sábados, domingos e feriados inicia suas atividades um pouco mais tarde, as 8.00  finalizando às 22.00 horas.

Como chegar

Estação Maipú, Tren de la Costa

Desde Retiro é só pegar o trem da linha Mitre até a estação Bartolomé Mitre (leva em média uns 45 minutos); a partir daí se atravessa a ponte sobre a Avenida Maipú. Já quem quiser viajar de ônibus desde o centro, pode fazê-lo utilizando as linhas 59, 60 e 152.

O Tren de la Costa começa seu trajeto na estação Maipú, no bairro de Olivos, a duas quadras da Quinta Presidencial (a residência do presidente em exercício), até chegar ao seu destino final que é a estação Delta, no município de Tigre.

Originalmente, na ponte que comunica a estação de trem Mitre com o Tren de la Costa, funcionava um centro comercial. Hoje em dia são encontradas diversas lojas de móveis antigos.

Comprou um pacote turístico e pensa ficar em Buenos Aires só por alguns dias? Não sabe que lugares visitar? Veja como conhecer Buenos Aires em três dias.

Tempos difíceis e uma nova etapa

Inicialmente teve certo sucesso, em concordância com a então estável situação econômica do país. Contudo, no começo do ano 2000 o brilho do serviço foi se apagando até cair quase no esquecimento e abandono. Falta de investimento, preços altos e uma realidade econômica pouco favorável foram seus principais inimigos.

Tren de la Costa, passeio turístico em Buenos Aires

Atualmente foi impulsionado com a intervenção do Ministério de Transporte, com a intenção de recuperar a atenção dos visitantes e converter novamente o Tren de la Costa em mais uma atração turística. Mesmo pertencendo ao Governo, o serviço não recebe qualquer tipo de subsídio oficial, o que justifica talvez o elevado preço na passagem em comparação com o trem convencional.

Deixando de lado as dificuldades que possa enfrentar, o Tren de la Costa continua sendo um atraente e original passeio para o turista brasileiro que visita Buenos Aires pela primeira vez.