O popular cafezinho de Buenos Aires
Considerando que o portenho carece do hábito de tomar o café da manhã em casa, o fato de entrar num bar antes do trabalho ou até mesmo durante a jornada laboral, vira uma necessidade.
Pode ser pedido sozinho ou junto com alguma medialuna (croissant), mas de qualquer jeito o popular cafezinho de Buenos Aires sempre chega acompanhado pelo menos de um copinho de água e algum docinho ou bolacha.
Também é motivo ou desculpa para marcar um encontro com amigos: a gente se encontra hoje à tarde naquele barzinho para tomar um café? Ou bem para o sutil início de uma conquista ou paquera: posso te convidar para tomarmos um cafezinho e conversar?
6 tipos de café mais solicitados
Quem visita Buenos Aires pela primeira vez, vai encontrar várias opções antes de pedir um café. As mais solicitadas são:
- Café ou cafecito: café pequeno ou simples.
- Cortado: o tradicional pingado brasileiro.
- Café doble: expresso médio ou duplo.
- Café con leche: café com leite, pode vir com ou sem medialunas.
- Lágrima: mais leite e menos café, bem leve e geralmente servido em jarrinho.
- Café com crema: café com creme chantilly, para os paladares mais sofisticados.
(Foto: flavouz)
Enquanto degusta-se o café escolhido é possível ler tranquilamente um dos jornais ou revistas que a maioria dos bares oferece gratuitamente aos clientes enquanto permanecem no local.
Segredos e características do cafezinho de Buenos Aires
- Diferente do café brasileiro (que como seu nome indica é produzido no Brasil), na Argentina o maior volume de café consumido vem da Colômbia, o que acaba resultando numa marcante característica no sabor.
- O tipo de grão, moedura e torrefação são outros dos elementos fundamentais que determinam esse gosto tão singular do cafezinho de Buenos Aires.
- Normalmente é bem forte, o que pode chamar a atenção do turista brasileiro. Mas como quase tudo tem solução, isso se resolve pedindo ao garçom um café liviano (café leve).
- Nas máquinas expresso de bares, confeitarias e restaurantes, antes de colocar o café já prensado e encher a xícara, é de lei abrir a válvula e deixar sair um pouco de vapor (desse jeito o cafezinho não sairá queimado).
Adorando as dicas!…….viajo p/ Buenos Aires em Novembro/2016
Muito obrigado, Vera… tudo de bom!