Características e costumes de Buenos Aires

O Atendimento em Buenos Aires

Na cidade de Buenos Aires, o atendimento ao publico é um pouco diferente daquele que as pessoas estão acostumadas no Brasil. O porteño pode ter um ar menos dedicado podendo parecer até indiferente as necessidades do turista. Isso não é exatamente falta de educação ou consideração, mas faz parte das características e costumes de Buenos Aires, que pode chamar a atenção de quem visita a cidade.

Os Meios de Transporte

Os ônibus que circulam pela cidade são sempre abordados pelo passageiro pela porta dianteira e o descenso é sempre efetuado pelas portas traseiras (muitos ônibus têm três portas, uma na frente, uma no meio e outra na parte de trás).

A passagem é paga de duas maneiras: em dinheiro (só moedas de pesos argentinos são aceitas) e através do uso do chamado cartão SUBE , que também pode ser solicitado pelos turistas estrangeiros, apresentando o passaporte ou documento de identificação pessoal reconhecido pela República Argentina. O custo de emissão é de 20 pesos argentinos.

Booking.com

Conheça os principais meios de transporte da cidade de Buenos Aires.

Já as passagens de metrô ou de trem sim podem ser pagas com a utilização de notas, além de moedas e o cartão SUBE.

Cartão SUBE, características e costumes de Buenos Aires
O cartão SUBE é utilizado na maioria dos meios de transporte de Buenos Aires

Horários comerciais

Entre as características e costumes de Buenos Aires, o que pode chamar atenção do turista brasileiro são os horários dos comércios e escritórios da cidade: eles começam as suas atividades um pouco mais tarde que no Brasil, das nove horas da manhã em diante. Só os órgãos oficiais abrem as suas portas a partir das oito. Os funcionários geralmente almoçam entre as 13 e as 14 horas, mais tarde do acostumado nas cidades brasileiras. Pode chamar a atenção ver que os restaurantes ainda estão vazios ao meio dia. No entanto, a finalização do expediente de trabalho acontece em redor das 19 horas ou mais tarde. Os consultórios médicos ou dentais também atendem normalmente até esse horário.

Quem visita Buenos Aires pela primeira vez poderá perceber que normalmente o porteño tem costume de jantar tarde: dificilmente vai jantar fora antes das 21 horas. Do mesmo jeito, as reuniões em casa com amigos ou familiares nunca começam antes desse horário e continuam até a madrugada.

Atenção! Evite problemas que possam estragar as suas férias. Confira as nossas 10 Dicas de Segurança em Buenos Aires.

Para os porteños o café da manhã não tem a mesma importância que no Brasil. Geralmente é consumido às pressas e com exceção daquele servido nos hotéis, não possui a fartura e variedade do café da manhã brasileiro. Um café da manhã tipicamente porteño inclui uma xícara grande de café com leite e croissants.

Comida porteña

Sem dúvida é um dos pontos onde o turista brasileiro em Buenos Aires pode encontrar as maiores diferenças. No artigo Bares e Restaurantes de Buenos Aires o assunto é tratado com exclusividade.

(Foto: goodiesfirst)

Batatas fritas, características e costumes de Buenos Aires (Foto: goodiesfirst)
As batatas fritas são o acompanhamento que nunca falta nos pratos porteños

Além da ausência do arroz e o feijão, existem pratos similares entre os dois países, mas feitos com outros temperos que podem chamar a atenção do comensal. O acompanhamento acostumado para a maioria dos pratos de carne é a batata (frita, assada, cozida, etc.) e quem quiser outros acompanhamentos (massas ou saladas, por exemplo) deve solicita-los separadamente e vem em porções individuais.

Padarias

As padarias e confeitarias de Buenos Aires podem resultar realmente uma tentação para quem gosta de doces. Quem passa pela porta de uma padaria não tem como não se sentir atraído pelas tortas, massas e sanduíches apresentados nas vitrines e pelo incomparável cheiro do pão fresco. O pão francês apresenta uma ampla variedade de tipos e tamanhos, sendo que a maioria das padarias possui elaboração própria.

As “facturas(massinhas), as “medialunas” (croissants) e os churros (de menor tamanho que aqueles feitos no Brasil, mas de qualidade semelhante) são vendidos por dúzia.  São a companhia ideal do café da tarde ou do tradicional “mate” (chimarrão), infusão muito popular na Argentina do mesmo jeito que no sul brasileiro.

Quiosques

O número de quiosques ou lojas de conveniência instalados em Buenos Aires é bem elevado e em quase todas as quadras é possível encontrar um principalmente no Micro Centro.

Quiosques, características e costumes de Buenos Aires
Existem numerosos quiosques no centro de Buenos Aires

Oferecendo um verdadeiro arsenal de mercadorias diversas (guloseimas, cigarros, bebidas não alcoólicas, sanduíches, créditos de celular, etc.), muitos deles permanecem abertos às 24 horas do dia.

 

Em resumo, conhecer as principais características e costumes de Buenos Aires pode ajudar o turista a entender melhor a idiossincrasia da cidade.