Toda a beleza das Cataratas do Iguaçu

O mais destacado ponto turístico na fronteira entre a Argentina e o Brasil são as famosíssimas Cataratas do Iguaçu, que estão localizadas no Parque Nacional de Iguaçu (declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986), formando um dos principais realces da cidade paranaense, com as suas 275 quedas.

As Cataratas do Iguaçu estão consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Recomenda-se para quem está interessado em conhecer o parque ir entre dezembro e janeiro, pois o volume de águas é maior com relação aos demais meses do ano.  Iguaçu significa “águas grandes” na língua guarani e a espetacular geografia das Cataratas não deixa nenhuma dúvida sobre isso.

Você não pode deixar de conhecer este lugar incrível que irá surpreendê-lo. Mas, aproveite para conhecer todo o parque, que conta com diversas aves e diferentes espécies de plantas para ter um contato ainda mais próximo com a natureza.

Booking.com

Começando a aventura

O passeio começa no Centro de Visitantes (ou Centro de Interpretação), logo depois da entrada principal. Nele os turistas recebem rapidamente valiosas informações que vão ser de muita utilidade para interpretar e aproveitar ao máximo tudo aquilo que o Parque tem para oferecer.

A poucos metros encontramos o Caminho Verde, que tem um comprimento de menos de 1 km e acaba na Estação Central do trenzinho ecológico. Atravessando o caminho já podemos admirar a natureza do local e dá para perceber de imediato que estamos num espaço simplesmente único!

O Trem Ecológico da Selva inicia os seu percurso na Estação Central e permite dar um passeio pelo meio da selva. Anda bem devagarinho e as saídas são geralmente a cada 20 ou 30 minutos, transportando pouco mais de 200 passageiros.

Trem ecológico Cataratas do Iguaçu (Foto: Jorge Gobbi)

Bem perto da segunda estação do trem da selva (a Estação Cataratas) está localizado o Circuito superior e desde as suas passarelas é possível curtir uma impressionante vista panorâmica de várias cachoeiras. Você pode optar ainda por percorrer o Circuito inferior e ir de barco até a Ilha San Martín, ou bem continuar até o mirante onde se aprecia a imponente Garganta do Diabo, até finalizar a visita na Praça Duas Irmãs.

Cataratas do Iguaçu (Foto: Phillie Casablanca)

Após uma viagem de quase meia hora, o trem acaba o trajeto na já mencionada Garganta do Diabo. Ela é a mais atraente de todas as quedas e se converte no verdadeiro cartão postal das Cataratas do Iguaçu.

Depois de descer do trenzinho, será necessário circular por uma longa passarela de aproximadamente mil metros até chegar ao mirante que fica logo enfrente da Garganta. A espetacular queda tem uma altura de mais de 70 metros, e está situada logo na divisa entre a Argentina e o Brasil.

Cataratas do Iguaçu

Outro ponto imperdível é o Caminho Macuco (Sendero Macuco), onde você vai encontrar uma enorme variedade de animais, principalmente os inquietos macacos que com certeza não deixam ninguém tranquilo!

Diversos turistas adoram o Macuco Safari, muito parecido com a aventura náutica. É um mix de atividades que aproximam o visitante ainda mais das Cataratas. O passeio conta com uma trilha de Jipe para entrar na mata, uma leve caminhada que passa por cachoeiras, e finalmente o passeio de bote para chegar perto das quedas das Cataratas do Iguaçu. Se você quiser, ainda pode participar do rafting. Mas não se esqueça de levar roupas extras, porque você vai se molhar. Essa é precisamente a graça do passeio!

Quem adora uma boa aventura e tem encima essa adrenalina toda, não pode deixar de curtir a aventura náutica, que é realizada no lado argentino das Cataratas. E, para finalizar o passeio, muitas manobras radicais que chegam super próximas às duas quedas.

O turismo nas Cataratas do Iguaçu é incrível! Outro dos lugares turísticos mais procurados é o Parque das Aves. Para você ter uma ideia, são mais de 500 espécies de aves. O mais recomendável é juntar a visita ao Parque das Aves com o roteiro ao Parque Nacional do Iguaçu, pois são apenas 500 metros de distância. É ótimo para ter um contato bem direto com os diversos animais da região: um programa ideal para as crianças!

O que conhecer além das Cataratas

Com uma barragem de oito quilômetros a Usina de Itaipu é outro dos lugares turísticos de Foz do Iguaçu mais visitados. A mesma é conhecida por ser a maior usina em todo o mundo que está em operação. Produz quase o 20% da energia consumida no Brasil e provê também ao Paraguai. Se você busca por momentos marcantes, então visite a usina à noite: a barragem é completamente iluminada formando um espetáculo único.

Confira aqui os preços dos melhores passeios nas Cataratas do Iguaçu e faça a sua reserva já!

Por último, e para completar o passeio, ainda dá para estender mais um pouco a viagem e fazer algumas compras em Cidade del Leste no Paraguai. Nas centenas de lojas você poderá encontrar uma ampla variedade de eletrônica, informática, eletrodomésticos e muitos outros produtos. Muitas ofertas, qualidades diversas… a dica é prestar bastante atenção, fazer bem as contas e comprar com calma porque tem de tudo.