Novas regras de bagagem

Após algumas idas e voltas finalmente as novas regras de bagagem foram aprovadas e já estão funcionando. Na verdade, a recente política foi aprovada pela ANAC em 14 de março de 2017. A partir dai, as empresas aéreas foram se adaptando e as mudanças acabaram sendo implementadas nos últimos dois meses.

A época dourada das compras em Buenos Aires já passou e ninguém sabe quando vai voltar. Os preços atuais não incentivam muito aos turistas brasileiros, sempre desejosos de fazer compras no exterior. Mas se você pensa viajar em inverno e precisa levar uma mala cheia de agasalhos, então preste atenção. Conhecer em detalhe as novas regras de bagagem pode fazer toda a diferença!

As três companhias brasileiras que regularmente disponibilizam voos a Buenos Aires apresentam semelhanças e diferenças. Veja com calma o que cada uma delas oferece e exige antes de comprar a sua passagem.

Booking.com

Latam

A primeira companhia brasileira em introduzir as novas regras de bagagem foi a Latam desde o dia 18 de maio. Na categoria Economy, a empresa (atualmente uma fusão brasileira – chilena) permite levar uma mala de até 23 kg. As coisas melhoram se você escolher a classe Economy Premium: até três peças de 23 kg cada.

Saiba o que você no pode levar dentro da bagagem

Novas regras de bagagem, Latam (Foto: Oliver Holzbauer)

Uma boa notícia é que aumentou o limite de peso na bagagem de mão. Agora é permitido transportar dentro da cabine um máximo de 10 kg no lugar dos 5 kg de antigamente. Porém, o tamanho da mala continua o mesmo: não deve ultrapassar os 115 centímetros lineais. Ou mais fácil ainda… 55 cm (altura), 35 cm (largura) e 25 cm (espessura).

Azul

A Azul é a mais nova companhia aérea do Brasil em oferecer voos a Buenos Aires. As novas medidas entraram em prática em 1º de junho. Para viagens dentro da América do Sul na Tarifa Mais Azul é permitida uma peça de 23 quilos por passageiro. No caso da bagagem de mão, o peso é o mesmo que na empresa Latam: 10 kg como máximo. O novo sistema não afeta às compras de passagens para voos da Azul feitas antes de 01/06/2017.

Novas regras de bagagem, Azul

Gol

Foi a última em colocar em funcionamento as novas regras de bagagem, no dia 20 de junho de 2017. A empresa disponibiliza quatro tarifas diferentes para voos internacionais.

  • Premium: duas malas de até 23 kg cada por pessoa.
  • Flexível: inclui a franquia de uma mala de até 23 kg por pessoa.
  • Programada: inclui a franquia de uma mala de até 23 kg por pessoa.
  • Light: para passageiros que não precisam despachar malas (apenas bagagem de mão).

Novas regras de bagagem, Gol

Do mesmo jeito que Latam e Azul, são permitidos até 10 kg na bagagem de mão. Descubra o que você pode levar na bagagem.

Excesso de bagagem: quanto e como pagar

Agora que sabemos o que cada companhia exige vamos mostrar o que acontece se a gente tiver excesso de bagagem. Por diferentes motivos, nem sempre é possível respeitar os limites de peso estabelecidos e nesse caso deveremos pagar o excedente. Às vezes podemos levar sorte e se acharmos um atendente piedoso quem sabe até fugimos de pagar. Caso contrário, a única saída é enfiar a mão no bolso por causa daqueles danados quilinhos a mais!

Agora que sabemos o que cada companhia exige vamos mostrar o que acontece se a gente tiver excesso de bagagem. Por diferentes motivos, nem sempre é possível respeitar os limites de peso estabelecidos e nesse caso deveremos pagar o excedente. Às vezes podemos levar sorte e se acharmos um atendente piedoso quem sabe até fugimos de pagar. Caso contrário, a única saída é enfiar a mão no bolso por causa daqueles danados quilinhos a mais!

Consulte por passeios, traslados, shows de tango e outras atividades turísticas em Buenos Aires com os melhores preços do mercado!

Na hora de ter que pagar pelo excesso de peso, existem diferenças segundo o método de pagamento e a empresa. Não é a mesma coisa pagar online do que pagar no aeroporto. Isso mesmo: fazendo tudo pela internet sai mais barato do que pagar no balcão da empresa o dia da viagem.

Novas regras de bagagem 1

A Azul cobra USD 40,00 (ou o seu equivalente em reais) por cada bagagem extra. Isso se for contratado via internet ou pelo telefone.  No aeroporto, o valor da taxa sobe para USD 60,00 (50% a mais) por unidade. No caso da Latam, o preço a pagar é significativamente mais alto: USD 90,00 por cada mala extra.

Por último, quanto custa o excesso de peso na Gol? Segundo as novas regras de bagagem, a companhia tem valores mais camaradas que as concorrentes. Pelos canais digitais (site oficial, smartphone ou totem de autoatendimento) seriam USD 10,00 pela primeira bagagem na Tarifa Light.

Traslados desde os aeroportos de Buenos Aires: o que você deve saber

A segunda mala já pagaria USD 30,00 e da terceira mala em diante, USD 45,00. Todas elas com um peso máximo de 23 kg. Mas se você preferir pagar no aeroporto… atenção! O valor é exatamente o dobro em cada opção: USD 20,00, USD 60,00 e USD 90,00 respectivamente. Agora, se for apenas uns poucos quilos a mais o valor a pagar é de USD 4,00 a cada quilo. Como para pensar muito bem!

Conclusão

Após a revolta inicial que as novas medidas provocaram, o susto já passou. Considerando que a maioria das pessoas que viajam a Buenos Aires levam pelo menos uma mala, pouca coisa mudou. A constante flutuação do dólar também ajuda a disfarçar os aumentos que as empresas aplicaram nas passagens depois da mudança. Fica apenas mais claro quanto deveríamos pagar por uma mala extra e as diferentes formas de pagamento. Só que na hora de comprar a passagem tudo conta. Avaliar as condições de cada uma das companhias é outro detalhe relevante que não deve ser esquecido.