Buenos Aires com crianças: 6 dicas de passeios

Fazer uma viagem em família é sem dúvida uma das melhores coisas que podem ser realizadas. Nada melhor do que umas férias junto com os seres queridos e desfrutar ao máximo tudo aquilo que o destino escolhido tem para oferecer. Mas se você for viajar com crianças o roteiro deve ser planejado com maior cuidado e pensando em todos os detalhes.

Acontece que os baixinhos exigem e merecem especial atenção e muitas vezes uma das maiores dificuldades que aparecem é achar atividades que possam ser realmente do gosto deles. Ou seja, uma tarefa que pode não ser tão simples assim.

Se você já está pensando em viajar a Buenos Aires com crianças confira neste artigo seis dicas de passeios diferentes pela cidade e vá preparando as malas!

Booking.com

Parque de la Costa:

Buenos Aires não tem aqueles parques de diversões que podem ser encontrados no Brasil. De fato, se você já visitou alguma vez o Beto Carrero em Santa Catarina ou o Alpen Park de Canela, RS, não espere achar a mesma coisa no Parque de la Costa. Aqui tudo é mais simples e menos ambicioso.

Contudo, o passeio vale a pena principalmente se você estiver viajando com os seus filhos. A viagem começa com o Tren de la Costa e ao chegar à estação Delta (no Tigre) também é possível dar uma volta e conhecer as belezas do Tigre.

Buenos Aires com crianças, Parque de la Costa

O Parque de la Costa tem atrações para todas as idades e também para aqueles que gostam de opções mais radicais e muita adrenalina. Horários: sábados, domingos e feriados das 11h às 19.00. O parque fecha às 19.30h.

Zoológico de Palermo:

Uma das vantagens do Zoológico de Palermo é a sua proximidade com o centro de Buenos Aires. Basta pegar o metrô da linha D e descer em poucos minutos na estação Plaza Itália: você e a sua família estarão frente às portas do tradicional Zoo portenho.

Buenos Aires com crianças, Zoológico de Palermo

São mais de 60 espécies animais diferentes, além de um aquário, uma pequena floresta natural e até um espaço com lobos-marinhos. Uma dica importante é que os menores de 12 anos não pagam ingresso (mas é preciso levar algum documento como prova. A burocracia portenha tem essas coisas…).

Aberto todos os dias entre as 10 e às 18h.

Temaikén:

Os parques temáticos são sempre uma boa ideia na hora de sair com os pequenos. Mais ainda se eles têm a possibilidade de interagir com os animais e a natureza. O bioparque Temaikén possui um setor destinado especificamente para o público infantil, onde as crianças dentre três e doze anos podem participar de diversas atividades. Por um dia, eles têm a chance de se converter em pequenos fazendeiros e alimentar aos animais, aprender a cultivar e ainda presenciar a ordenha das vacas.  O Temaikén funciona de terça a domingo das 10h às 18h.

Tierra Santa:

Outro passeio que pode ser feito sem ter que viajar muito. O primeiro parque temático religioso do mundo está localizado perto do Aeroparque Jorge Newbery (apenas 10 km do Obelisco) e permite conhecer em primeira mão o nascimento da era cristã e das principais religiões. O parque conta com vários shows infantis, onde se destaca a Casa das Marionetes (Casa de los Títeres) e o bonito carrossel A Arca Giratória.

Buenos Aires com crianças, Tierra Santa (Foto: blmurch)

Horários ao público: sextas, das 9h até às 21h. Sábados, domingos e feriados: das 12h às 21h. No verão, o horário é diferente: das 16h até meia noite.

Museo de los Niños:

Um programa que está sempre na nossa lista como plano B durante os dias de chuva são os shoppings. Caminhar, olhar vitrines, fazer alguma compra ou simplesmente sentar e tomar um café pode ser satisfatório e suficiente para a maioria dos adultos.

Só que os centros comerciais nem sempre podem ser do total agrado dos menores, isso com certeza!

Nesse sentido o Shopping del Abasto tem uma completa área dedicada às crianças, o que acaba sendo uma solução muito bem-vinda pela maioria dos pais. O chamado Museo de los Niños (Museu das Crianças) oferece uma proposta bem interativa para crianças de até 12 anos e é um dos preferidos de toda a criançada que já visitou o lugar.

O Shopping Paseo Alcorta é outro passeio de compras portenho que conta com uma completa área dedicada às crianças, com muitos brinquedos e jogos em local aberto e também fechado.

Buenos Aires com crianças, shopping Paseo Alcorta

Os bosques de Palermo

Se o tempo estiver agradável, dar um passeio pelos enormes bosques de Palermo pode ser um bom programa. Ao redor do Planetário (mais um passeio interessante que pode ser feito com crianças), é possível realizar um monte de atividades como andar de bicicleta, pedalinho, caiaques, patins e outros esportes. Se o objetivo é queimar energias, os Bosques de Palermo são o local indicado!

E o que fazer à noite? Sabemos que uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Buenos Aires sempre são os shows de tango. Mas e os meninos, será que eles podem entrar? Podem, sim. A presença de menores é permitida nas casas de tango da cidade, mas logicamente é necessário fazer uma boa escolha. O recomendável é se decidir pelos espetáculos mais tranquilos, menos ousados e que sejam realizados em locais espaçosos.

Por último, não se esqueça de dar uma conferida nos documentos necessários para poder viajar à Argentina com menores de idade.6