Zoológico de Luján, contato direto com os animais
Se você ama a natureza e, especialmente os animais, poderá descobrir o espaço ideal conhecendo o Zoológico de Luján. Este lugar é visitado por milhares de turistas que procuram fazer um passeio em Buenos Aires diferente, já que tem uma proposta muito especial, que é a possibilidade de entrar nas jaulas de alguns animais e ter um contato direto com eles. Sendo que muitas das espécies são consideradas perigosas, isso tem causado muita polêmica em várias partes do planeta.
Origens e conceito do zoo
Este zoológico está em funcionamento desde 1994 e originalmente abrigava animais como veados, macacos, lhamas, leões e jumentos. Com o passar dos anos, a infraestrutura foi melhorando e outros animais de tratamento mais complexo foram adicionados, como pumas e tigres de Bengala, que são espécies ameaçadas de extinção.
(Foto: federico cristina)
A palavra-chave do Zoológico de Luján é “Juntos no mesmo lugar”. Isto é porque o objetivo é conseguir em primeiro lugar uma total adaptação entre as espécies que ali vivem e seu meio ambiente, bem como uma profunda relação e interação com o pessoal encarregado do cuidado dos animais.
(Foto: blmurch)
O conceito utilizado pelo zoológico é diferente do que a maioria. Se esses animais são criados em um ambiente natural favorável para o seu próprio desenvolvimento, bem como o trato que eles recebem dos seus cuidadores e visitantes, geram então uma relação de amor e empatia com eles.
É por isso que as pessoas que visitam o parque podem entrar nas jaulas de muitos animais que são considerados “perigosos”, uma vez que eles estão confortáveis em seu ambiente e são tratados com respeito.
Outro diferencial seria que este é mais do que um simples espaço de lazer: o Zoológico de Luján procura conservar espécies ameaçadas de extinção, além de realizar estudos científicos em benefício dos próprios animais.
Outras atividades
Juntamente com a experiência de manter contato direto com a fauna, o visitante poderá aproveitar de um passeio ao ar livre percorrendo uma área de 15 hectares cercada por uma abundante vegetação. Outra das atrações que devem ser encontradas no Zoológico de Luján é o Museu de Transportes, onde é possível achar locomotivas, veículos militares e maquinaria rural, como por exemplo, tratores antigos. Muitos deles estão em funcionamento, e outros são relíquias únicas no mundo.
Como chegar
- O parque está localizado no Aceso Oeste, Km 58, na cidade de Luján.
- Está distante aproximadamente 65 km do micro centro de Buenos Aires.
- Uma maneira de chegar é utilizando o trem da Linha Sarmiento (desde a Plaza Once), e descer na estação Moreno. Depois, é preciso tomar o ônibus da Linha 57 (Ramal Gaona).
- Outra opção seria pegar o ônibus da mesma Linha 57 (desta vez, o Ramal Luján) desde a Plaza Itália (onde fica o Zoológico de Palermo).
Conheça também o Zoológico de Palermo
- Desde o micro centro portenho existem vários serviços de tour que podem ser adquiridos com antecedência nas agências de turismo. É bom lembrar que o passeio pode levar o dia todo, então vale a pena começar a saída bem cedo.
- Horários: Segunda a domingo, das 9 às 19:30h.
Boa tarde, gostaria de saber o valor de entrar no Zoologico. Obrigada
Olá Jaqueline, tudo bem? Se comprar os ingressos no Zoo, eles têm um valor de 300 pesos para não residentes em Buenos Aires (uns 90 reais pelo câmbio oficial de hoje).
Já neste link, você pode conferir o valor do passeio mais o traslado ida e volta desde o centro de Buenos Aires
http://www.bsas4u.com/pt/pelas-redondezas-de-buenos-aires/passeios-ao-zoo-buenos-aires/dia-no-zoo-lujan.html?___store=pt&acc=aab3238922bcc25a6f606eb525ffdc56
Abraço!