Tren de La Costa e seus começos
O Tren de la Costa foi inaugurado em 1995 com a intenção de criar um novo passeio turístico, ocupando as abandonadas trilhas da antiga linha Delta, que havia sido suspensa nos anos 60. Percorre um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros, sobre um total de onze estações; oito delas já formavam parte originalmente e três novas estações foram construídas.
O simpático trem atravessa os bairros residenciais de Olivos, La Lucila, Martínez, Acassuso, San Isidro (inicialmente uma das estações mais atraentes, com um passeio comercial) e San Fernando até chegar ao Tigre. Todos eles localizados na chamada Zona Norte de Buenos Aires, uma área nem sempre explorada pelos turistas.
Curta um bonito passeio ao ar livre!!! Visite o Tigre e conheça seus destaques.
A viagem no Tren de la Costa tem uma duração de aproximadamente 30 minutos e oferece uma completa vista dos bairros já mencionados e também do Rio de la Plata. As passagens têm dois preços diferentes (um ponto talvez discutível, mas enfim…): vinte pesos argentinos para os turistas e dez pesos para os residentes.
De segunda a sexta o primeiro trem começa as 6.50 (saindo da estação Delta) e o último serviço é às 21.00 horas. Sábados, domingos e feriados inicia suas atividades um pouco mais tarde, as 8.00 finalizando às 22.00 horas.
Como chegar
Desde Retiro é só pegar o trem da linha Mitre até a estação Bartolomé Mitre (leva em média uns 45 minutos); a partir daí se atravessa a ponte sobre a Avenida Maipú. Já quem quiser viajar de ônibus desde o centro, pode fazê-lo utilizando as linhas 59, 60 e 152.
O Tren de la Costa começa seu trajeto na estação Maipú, no bairro de Olivos, a duas quadras da Quinta Presidencial (a residência do presidente em exercício), até chegar ao seu destino final que é a estação Delta, no município de Tigre.
Originalmente, na ponte que comunica a estação de trem Mitre com o Tren de la Costa, funcionava um centro comercial. Hoje em dia são encontradas diversas lojas de móveis antigos.
Tempos difíceis e uma nova etapa
Inicialmente teve certo sucesso, em concordância com a então estável situação econômica do país. Contudo, no começo do ano 2000 o brilho do serviço foi se apagando até cair quase no esquecimento e abandono. Falta de investimento, preços altos e uma realidade econômica pouco favorável foram seus principais inimigos.
Atualmente foi impulsionado com a intervenção do Ministério de Transporte, com a intenção de recuperar a atenção dos visitantes e converter novamente o Tren de la Costa em mais uma atração turística. Mesmo pertencendo ao Governo, o serviço não recebe qualquer tipo de subsídio oficial, o que justifica talvez o elevado preço na passagem em comparação com o trem convencional.
Deixando de lado as dificuldades que possa enfrentar, o Tren de la Costa continua sendo um atraente e original passeio para o turista brasileiro que visita Buenos Aires pela primeira vez.
Estando hospedado no centro de Buenos Aires , qual a maneira mais facil e rapida para chegar no Hipodromo de San Izidro? Quanto custaria um taxi?
Boa tarde José, tudo bem? Tem várias maneiras de chegar até o Hipódromo de San Isidro desde o centro. A mais em conta seria pegar o trem da linha Mitre, na estação Retiro, e descer em Acassuso. Dai até o Hipódromo são umas poucas quadras. Outra opção, mais demorada, pode ser pegar o ônibus da linha 60, só que aí vai depender da sua localização no centro: ele passa perto do bairro de Congresso e depis continua pelo Barrio Norte.
Um táxi pode custar, como mínimo, uns 400 pesos só que tudo depende do trânsito. Os remises têm um valor semelhante, só que pode sair mais barato já que eles cobram por quilômetro, sem importar se o trânsito estiver demorado ou não. Dependendo do horário e a demanda, o Uber continua sendo a opção mais em conta se você não quiser utilizar o transporte público. Abraço!
Estive em Buenos Aires em novembro de 1996. O trem era novo, bonito, moderno e bem cuidado. Eu fiquei na ocasião no Clube Alemão, perto da estação Marina Nuova. Triste ver no que se tornou o trem e o local que fiquei, completo abandono e degradação.
Ola. Estando no microcentro, para ir até a saída do Tren de La Costa, é mais rápido / melhor ir de trem de retiro, que o texto diz que leva 45 minutos, ou por algum dos ônibus citados ?
Bom dia, Flávio! Atualmente os novos trens da linha Mitre estão fazendo o trajeto Retiro – Bartolomé Mitre (onde você deverá descer para depois pegar o Tren de la Costa) em aproximadamente 35 ou 40 minutos. A mesma viagem, só que de ônibus, é mais demorada (principalmente durante dias úteis e horários de pico). Além do mais, os trens são mais confortáveis e até com ar condicionado. Melhor deixar o ônibus como segunda opção! Um abraço!
Fiz este passeio ( trem da Costa ) uma vez, há muito tempo…….10 anos talvez…..e recomendo…..diferente e o mercado de frutos como dito acima é uma atração à parte…..vale o mix de frutas secas vendido em pequenos saquinhos que valem como suporte alimentar…….
Olá Luciano. Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. É sempre bem vinda!Um abraço.
Patrício os horário de intervalo são regulares, ou seja, de quanto em quanto tempo passaria o trem? Gostaria de descer em San Isidro e depois continuar até Tigre. No retorno os horários são os mesmos? Para retornar de Tigre por via marítima e para navegação no Delta recomendas alguma companhia?
Bom dia, George! O Tren de la Costa oferece serviços regulares a cada 30 minutos, sejam na ida ou na volta. Confira aqui os horários: http://www.sofse.gob.ar/servicios/pdf/horarios-tren-costa.pdf
Os nossos parceiros da empresa BsAs4u oferecem vários passeios pelo Tigre e as redondezas. Saiba mais clicando aqui http://bit.ly/1zmPc3M
Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco. Um abraço!
Sabem como chegamos à estação partindo do Recoleta?
Olá Angelita! Dependendo da sua localização, o ônibus da linha 59 que passa pela Av. Las Heras, ou o 152 na Av. Santa Fe. Qualquer um dos dois vai até o Tren de La Costa (Av. Maipú, em Olivos).
Não tenho certeza que seja possível subir e descer várias vezes, provavelmente sim (como acontece como o Buenos Aires Bus que circula pela cidade). As paradas mais interessantes são Maipú (perto da Quinta Presidencial), San Isidro e a estação Delta, no Tigre: aí você vai encontrar várias atrações como o Parque de la Costa, o Cassino e o Mercado de Frutos. Um abraço!
Patrício, ouvi dizer que ao pegar o Tren de la Costa, vc pode descer e subir várias vezes, Procede? e quais paradas seriam interessantes?
Esse passeio farei com certeza dessa vez..aiai..uma semana vai ser pouco novamente..rsrsrsrs
Pois é, Graciane. O Tren de la Costa é um passeio interessante e vale a pena fazê-lo. E concordamos com você: uma semana em Buenos Aires às vezes pode resultar pouco! Melhor organizar o roteiro com antecedência para poder aproveitar bem e visitar os principais pontos turísticos da cidade. Um abraço.