Tranvia Histórico, uma boa dica para os finais de semana

Tranvia Histórico, uma boa dica para os finais de semana

Cansou dos passeios tradicionais e deseja descobrir alguma opção diferente? Ou simplesmente quer uma boa dica para aproveitar o seu final de semana em Buenos Aires? Então está na hora de conhecer o Tranvia Histórico, um pitoresco bondinho que circula semanalmente a poucos minutos do centro. Estamos falando de um passeio diferenciado, entretido, curto (tem uma duração de aproximadamente 20 minutos) e de quebra… gratuito!

O simpático bondinho percorre as ruas do bairro portenho de Caballito todos os sábados, domingos e feriados. Seu ponto de partida é no cruzamento das ruas Emílio Mitre e José Bonifácio.

Contudo, se prepare e vá até o ponto localizado na rua José Bonifácio 1.101 cedinho e com paciência. Por quê? Fique sabendo que as filas são longas e a capacidade do tranvia histórico é bastante limitada (aproximadamente 30 passageiros). Durante as últimas férias de inverno não foi inusual ter que esperar uma hora, ou até mais, para poder embarcar. Porém, a demanda costuma diminuir um pouco o resto do ano.

Um pouquinho de história

O Tranvia Histórico é um fiel exemplo dos bondinhos que circulavam antigamente por Buenos Aires. Antes da aparição do ônibus, o tranvia era o transporte público mais utilizado pela população portenha. Funcionaram entre 1863 e 1962, e os primeiros modelos eram puxados por cavalos. Logo foram substituídos por vagões elétricos e até alguns anos atrás ainda era possível achar os antigos trilhos pelas ruas da cidade.

Tranvia Histórico 2

A ideia nasceu de um grupo sem fins de lucro denominado Associação dos Amigos do Tranvia, em 1976. Atualmente a frota inclui 9 vagões, de cores diferentes, todos eles bem conservados e mantendo boa parte do equipamento original. Na verdade, o visual é praticamente o mesmo que aquele de antigamente: o charme continua intato!

Os bondinhos saem do ponto inicial a cada 25 minutos e o rolê é feito pela rua Emílio Mitre, a Avenida Rivadavia, a rua Hortiguera e por último pela Avenida Directorio.

Tranvia Histórico 1

Assim que a viagem finalizar você pode, sem obrigação, deixar uma pequena contribuição ou ainda comprar algumas das lembrancinhas oferecidas no interior do bondinho. Esse dinheiro arrecadado serve para a manutenção e conservação das unidades do Tranvia Histórico.

Quer conhecer em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Descubra a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

Horários e como chegar

Entre os meses de abril e novembro os horários de funcionamento do Tranvia Histórico são os seguintes:

  • Sábados e feriados: das 16 às 19.30 horas.
  • Domingos: das 10 até as 13 horas e das 16 às 19.30 horas.

Já durante os meses de verão (dezembro, janeiro, fevereiro e março) os horários mudam um pouquinho:

  • Sábados e feriados: das 17 às 20.30 horas.
  • Domingos: das 10 até as 13 horas e das 17 às 20.30 horas.

O serviço é 100% de graça e não se fazem reservas, o ingresso ao bondinho é por ordem de chegada. Sim, quem está na frente… sobe primeiro! Desse jeito, é recomendável chegar cedo porque sempre tem gente esperando.

Tranvia Histórico

A maneira mais eficaz de chegar é com o metrô da linha E, que sai desde Catedral (Plaza de Mayo), e descer na estação Emílio Mitre. Depois disso é preciso andar três quadras. Se for de táxi ou Uber a distância desde o Obelisco é de 7 km.

Deixe uma resposta