3 Parques de Buenos Aires imperdíveis

3 Parques de Buenos Aires imperdíveis

Se há uma coisa que não falta na capital argentina são os espaços verdes. Cada bairro tem um cantinho, mesmo que seja pequeno, onde aparece uma praça ou parquinho. Os parques de Buenos Aires são um cartão postal da cidade… vamos dar uma olhada e conhecer quais podemos visitar?

Parque 3 de Febrero

Possivelmente um dos parques de Buenos Aires mais conhecidos e frequentados pelos turistas brasileiros. Qual o motivo? Porque no Parque 3 de Febrero podemos encontrar o Rosedal, o Jardim Japonês e ainda o Planetário Galileo Galilei. Um enorme espaço de 40 hectares que serve de cenário para diferentes atividades e que todo aquele morando nas redondezas costuma frequentar. Foi projetado pelo paisagista francês Carlos Thays, o mesmo do Jardim Botânico de Palermo.

Todos os dias, seja qual for o horário, você vai ver um monte de gente correndo, fazendo ginástica ou andando de bicicleta. Uma improvisada pelada entre amigos depois do trabalho ou um simples piquenique em família também são moeda corrente. Conhecido também como Os Bosques de Palermo, possui quatro lagos artificiais onde é possível andar de pedalinho ou remar. O Lago do Rosedal é sem dúvida o mais famoso e fotografado, embora o maior de todos seja o Lago de Regatas.

De fácil acesso, encontra-se no bairro de Palermo, um dos favoritos do público brasileiro. O endereço é Avenida Infanta Isabel 410, entre as avenidas Libertador e Sarmiento. Como chegar? Utilizando o metro da linha D (estação Plaza Itália) ou com as linhas de ônibus 130, 152 ou 160.

Parques de Buenos Aires, Rosedal de Palermo

Parque Lezama

Outro parque difícil de evitar graças a sua proximidade com San Telmo, um bairro turístico como poucos. A história conta que foi no mesmo Parque Lezama onde se realizou a primeira fundação de Buenos Aires, em 1536. O responsável foi o espanhol Dom Pedro de Mendoza. Anos depois, em 1580, iria acontecer a segunda e definitiva fundação da cidade.

É preciso tomar a Vacina contra a Febre Amarela para ir a Buenos Aires?

Diferente do Parque 3 de Febrero, que é totalmente plano, o Lezama foi erguido num grande barranco. Esse barranco acabava precisamente no Rio de la Plata. Eis os desníveis na sua ampla área de quase 80 mil m². Sim, acertou nas contas: o equivalente a mais de 10 campos de futebol. Mais uma curiosidade? Também foi planejado pelo Carlos Thays… pelo jeito, esse cidadão francês fez muita coisa boa nos parques de Buenos Aires! Desde uma das laterais (sobre a Avenida Brasil) você pode visualizar a pequena, porém atraente, Igreja Ortodoxa Russa.

Parques de Buenos Aires, Parque Lezama

Durante os finais de semana inúmeras barraquinhas são montadas oferecendo produtos artesanais, lembrancinhas e roupa. Não custa nada estender mais um pouco o seu passeio por San Telmo e visitar o histórico parque. A caminhada vale a pena! Se não estiver pelas redondezas basta pegar um ônibus para chegar até o Parque Lezama. As linhas 10, 33, 41, 93 e 152 deixam você nas portas do parque. O mesmo encontra-se encravado entre a rua Defensa e as avenidas Brasil, Paseo Colón e Martín García.

Barrancas de Belgrano

A praça Barrancas de Belgrano é um dos espaços verdes mais tradicionais e bonitos de Buenos Aires. Antigamente, o bairro de Belgrano caracterizava-se pela presença de imponentes casarões onde moravam ilustres membros da sociedade portenha. Os tempos foram mudando e aquelas mansões foram substituídas por prédios de todo tipo, cor e tamanho.

Quer visitar em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Conheça a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

Porém, as queridas Barrancas de Belgrano continuaram fielmente no seu lugar. Desse jeito o bairro garantiu de vez o seu próprio parque. Mais uma obra cortesia do nosso amigão Carlos Thays no final do século 19… pode acreditar. Está delimitado pela Avenida Juramento e as ruas Echeverría, La Pampa e Sucre, bem no coração de Belgrano. Um dos destaques da praça é o gazebo onde às noites o pessoal se encontra para dançar tango. A Milonga da Glorieta cada dia tem mais seguidores e combina moradores locais com turistas desejosos de dançar tango.

Parques de Buenos Aires, Barrancas de Belgrano (Foto: K.B.L Luccia)

A estação de trem Belgrano C, da linha Mitre (esse que sai de Retiro) dá logo de cara com as Barrancas de Belgrano. Um vizinho ilustre é o pitoresco Bairro Chinês: apenas é necessário atravessar os trilhos para ingressar na China Town argentina. As várias linhas de ônibus que passam por aí perto são: 29, 36, 60 e 130. A estação Juramento (metrô da linha D) fica um pouco mais longe. São seis os quarteirões que separam as Barrancas de Belgrano da Avenida Cabildo.

Aproveite as suas férias e descubra a singular beleza dos parques de Buenos Aires, a cidade que tem de tudo. São lugares de fácil acesso, entrada gratuita e que permitem curtir um bonito dia ao ar livre em família!

Deixe uma resposta