Visitando a requintada Recoleta 

A primeira dona das terras que formam hoje o bairro da Recoleta foi uma menina de sete anos, que as recebeu como herança de sua madrinha. Deve seu nome ao Convento dos Recoletos que estava localizado nessa região.

Com o dinheiro doado por um comerciante espanhol, a Igreja del Pilar foi construída em 1732. Diferentes membros da alta sociedade da época foram os sucessivos donos dos terrenos aonde ia se erigir posteriormente o elegante bairro.

Era o lugar de encontro da elite para realizar as festas da Virgem del Pilar, a padroeira do bairro. O cemitério foi construído em 1822 e onde atualmente se encontra o Centro Cultural Recoleta funcionava um hospital.

Booking.com

Conheça detalhadamente a história da cidade de Buenos Aires

Através do tempo, com a construção de luxuosas mansões e casarões a Recoleta foi definindo seu estilo se convertendo em sinônimo de requinte.

Localização e ruas principais

Hoje em dia é um dos pontos mais visitados pelos turistas em Buenos Aires. Encontra-se entre os bairros de Retiro e Palermo podendo ser localizada entre as ruas Juncal até Praça Vicente López, Avenida Las Heras até Pueyrredón e Pueyrredón até Avenida Libertador.

Paseo del Pilar, Recoleta

Os lugares mais destacados da Recoleta são a já mencionada Igreja del Pilar, o cemitério, e a Praça del Pilar onde nos finais de semana os artesões montam barracas vendendo todo tipo de lembranças.  Recorrendo o elegante Paseo del Pilar acaba-se encontrando o celebre Hard Rock Café e o Buenos Aires Design Center.

Você sabe qual é o bairro mais visitado pelos brasileiros em Buenos Aires? Confira.

Durante o passeio vale a penar parar e degustar um cafezinho em La Biela, o café mais famoso da Recoleta. O bairro possui também varias praças que entregam um colorido natural ao visitante: elas são a Praça Vicente López, Praça França e a Praça San Martín de Tours.

As principais ruas e avenidas são a Avenida Alvear, Avenida Quintana, Avenida Callao e Posadas.  Para fazer compras é bom saber que as mais importantes grifes possuem lojas no bairro, onde podem ser achados produtos de alta qualidade e também alto preço. Outras opções incluem o Shopping Pátio Bullrich (com entrada sobre a Avenida Libertador), a Galeria Promenade, ao lado do Alvear Palace Hotel e o Recoleta Village que também tem vários cinemas.

Café La Biela, Recoleta

Outros destaques

Dois famosos hotéis podem ser achados em Recoleta: eles são o tradicional Alvear Palace Hotel, na avenida do mesmo nome e o Hotel Four Seasons, localizado na divisa com o bairro de Retiro. Grandes estrelas da musica internacional já se hospedaram nele (Madonna, os Rolling Stones, U2, e muitos outros).

Antigamente era comum ver as elegantes senhoras de idade reunidas nas requintadas confeitarias tomando o chá da tarde, mas os tempos foram mudando e os costumes também.

Cemitério da Recoleta

Por ultimo, vale a pena fazer menção ao emblemático tumulo de Evita Perón. Nascida em 1919, foi a segunda esposa do presidente Juan Domingo Perón ao casar com ele em 1945. Faleceu em 1952, aos 33 anos, vitima de leucemia. Desde 1975 seus restos descansam no cemitério da Recoleta.

Postado por Marc Ouellet, 24/02/2011

Utilizado com a permissão do autor