Dot Baires Shopping, o mais novo centro comercial portenho

Durante os anos 70 a Zona Norte de Buenos Aires teve como máxima referência comercial a região do Puente Saavedra, no começo da Avenida Maipú. Galerias, lojas de roupas, bares, restaurantes e cinemas eram diariamente visitados por milhares de vizinhos de diferentes classes sociais e variado poder de compra.

Eram outros tempos: os centros comerciais ainda não tinham nascido. Mas com o surgimento do Unicenter Shopping, em 1988, o comércio nessa área foi diminuindo lentamente para cair no esquecimento e abandono.

Passou um longo tempo, até que em 2009 surgiu o Dot Baires Shopping e os moradores dos bairros de Vicente López e Saavedra finalmente tiveram o seu próprio e merecido shopping center. O prédio encontra-se ao lado da Avenida General Paz, aquela que separa a Capital Federal da Província de Buenos Aires.

Booking.com

O que você vai encontrar

Sem ser um lugar muito ambicioso, e com um tamanho menor do que o já mencionado Unicenter, o Dot Baires Shopping consegue reunir em pouco mais de 150 lojas, as principais marcas nacionais e internacionais, resultando em um completo e atraente passeio de compras que acaba dando conta do recado. E é bastante luminoso, graças às enormes janelas da entrada.

Dot Baires Shopping, Buenos Aires (Foto: Patricio Espigares)

O térreo é ocupado pelo magazine chileno Falabella (que também pode ser encontrado na rua Florida), a casa de vinhos Winery, a internacional Nike, a famosa Starbucks (a maior cadeia de cafeterias do mundo) e o supermercado Wal-Mart.

Através dos seus três elevadores ou escadas rolantes, você pode acessar os andares superiores. No primeiro andar há vários locais de moda casual, como o Key Biscaine, além das bem conhecidas firmas como Lacoste (um dos nomes mais procurados pelo público brasileiro), Daniel Hechter, Christian Lacroix, Wrangler e a espanhola Zara. Ricky Sarkany, a marca de sapatos predileta das mulheres top de Buenos Aires, também não podia estar ausente.

O segundo andar é mais fashion: quando você sobe logo se encontra com Etiqueta Negra, Gola e Paula Cahen D’Anvers. Mas se a intenção é desfrutar de um momento doce, nada melhor do que ir até o Freddo (para muitos, o melhor sorvete da cidade) ou cair na tentação dos alfajores e outras guloseimas oferecidas pela Havanna.

No terceiro e último andar funcionam a praça de alimentação, com predominância de locais de fast-food e lanchonetes (mas com poucos restaurantes), e o Neverland: uma área de jogos e brinquedos dedicada exclusivamente para as crianças. O quesito entretenimento é completado com os cinemas Hoyts: são 10 salas (sete delas com tecnologia 3D) com uma capacidade total para quase 2.000 espetadores.

Dot Baires Shopping, Buenos Aires (Foto: Patricio Espigares)

Nos seus três subsolos, o estacionamento do shopping tem vagas para mais de 1.800 veículos.

Em geral, os preços exibidos não são muito baixos; contudo, o Dot Baires Shopping está sempre movimentado e consegue substituir o já quase extinto Puente Saavedra com uma moderna proposta e um público mais heterogêneo.

Localização e horários de atendimento

Vedia 3626, frente à Avenida General Paz.

Bairro de Saavedra, cidade de Buenos Aires.

Lojas comerciais: todos os dias das 10h às 22h.

Praça de alimentação: de segunda a quinta das 10h às 22h.

Sexta, sábados e domingos até às 02h.

Ônibus: 15, 21, 28, 60, 117 e 130.