Visitando o Planetário Galileo Galilei
Buenos Aires pode ser caracterizada por ter uma paisagem arquitetônica bem eclética, seja pelos diferentes estilos que podem ser encontrados nos bairros como também pela mistura das épocas.
Mas não é só a admirável convivência harmoniosa de diferentes tipos de edifícios o que chama a atenção: encontramos alguns estilos que formam parte da vanguarda arquitetônica, mesmo tendo mais de quatro décadas de antiguidade.
Este é o caso do Planetário Galileo Galilei, localizado no bairro de Palermo, no Parque Três de Febrero, perto do lago. O projeto arquitetônico do edifício foi inspirado pelo planeta Saturno e se você for lá à noite, poderá observar uma paisagem surreal e única, totalmente iluminada em volta do edifício refletindo no lago. É uma das mais belas paisagens da capital.
História do Planetário
Em 1958, dois homens começaram a pensar que Buenos Aires merecia e devia ter um planetário: eram o Secretário de Cultura Aldo Cocca e o vereador socialista José Luís Pena. O objetivo era ter um espaço que aproximara as pessoas dos conhecimentos básicos sobre cosmografia.
Decidiram chamar o Planetário com o nome de “Galileo Galilei”, em homenagem ao grande trabalho do astrônomo italiano que marcou um antes e um depois na história universal da astronomia. As obras do futuro planetário começaram no ano 1962 sendo inaugurado em 13 de junho de 1967.
(Foto: Rodrigo Quezada B.)
A atraente estrutura do Planetário Galileo Galilei está formada por cinco andares e uma cúpula esférica de quase 20 metros de diâmetro.
Reformas recentes
No ano 2011 o Planetário atravessou uma importante renovação tecnológica, com a aquisição de um moderno sistema de vídeo imersivo chamado Full Dome, que permite apreciar com maior definição e qualidade a paisagem refletida do Universo.
Também foram adicionados quase 300 assentos 4D que possibilita ao visitante ter uma interação mais ativa com aquilo que está assistindo, e ainda por cima, mudou o som Dolby 5.1, o que também torna esta experiência em algo simplesmente único.
Atividades
O Planetário Galileo Galilei tem atividades para todas as idades: você pode presenciar as palestras astronômicas com suporte audiovisual, conhecer o Museu ou assistir os diferentes espetáculos que são oferecidos diariamente (exceto segundas feiras). Tem em cartaz também obras especialmente realizadas para pessoas com deficiências auditivas e visuais.
(Foto: mariano.cataldi)
As crianças podem presenciar uma obra audiovisual de uma hora de duração chamada Uma de piratas, que está disponível aos sábados e domingos em dois horários: às 15 horas e às 16 horas. Sem dúvida, uma interessante opção para quem procura um passeio em Buenos Aires fora do circuito habitual.
O Planetário está localizado na Avenida Sarmiento e Belisario Roldán
Palermo, Cidade de Buenos Aires
Aberto de terças à domingos.
Já voltou a funcionar?
Oi Waleska, tudo bom? Sim, após vários meses fechado, o Planetário Galileo Galilei já está funcionando novamente e pode ser visitado de terça a sexta das 09.30 às 17.00h e sábados e domingos entre das 11.00 às 19.00h. Segundas-feiras fica fechado. Abraço!
Pingback: O que fazer na belíssima região dos Bosques de Palermo
Serio que não está aberto?? 😢
Olá Kamila, tudo bom? O Planetário Galileo Galilei está fechado por reformas edilícias e tecnológicas até o terceiro trimestre de 2017. Infelizmente só vai ser possível visitá-lo quase no final do ano. Um abraço!
Qual o valor da entrada?
Olá Camila, tudo bem?
Infelizmente o Planetário de Palermo está fechado por reformas e ainda não tem uma data prevista de apertura. Abraço!